Legal essa idéia de estudar as “tendências” de um evento, talvez seja útil em certas situações.
Mas nesse caso em particular nem precisa muito, é fácil explicar o porquê.
De todos os milhões de combinações possíveis, apenas 55 tem essa propriedade de ter 6 números seguidos (1-2-3-4-5-6 até 55-56-57-58-59-00).
Portanto a probabilidade de não-sequência é enormemente, assustadoramente, fervorosamente (e todos os “entes” que você imaginar ) maior do que a probabilidade de dar sequência. Por isso nunca saiu e possivelmente nunca vai sair.
E o interessante é que isso leva a uma certa “ilusão de ótica”: As pessoas jamais jogam números seguidos, pois nunca vai sair, e ao invés disso escolhem uma combinação aleatória qualquer que supostamente teria mais chance.
Mas aí está o engano: Qualquer combinação tem a mesma chance, falando-se individualmente.
“Não-sequencia” é muito mais provável que “sequência”
Porém
“5-23-35-46-51-59” não é mais provável que “1-2-3-4-5-6”
O que só serve para mostrar como é difícil ganhar nesse negócio.
[quote=Mark_Ameba]
Incrivelmente… meu professor começou a passar sobre isso ontem.
E acredito que para haver um vicio é necessario alguma modificação no software da maquina ou no hardware onde busca as informações para a suposta “aleatoriedade” dos dados, por que se fosse fácil teriamos centenas de ganhadores em todos os tipos de jogos.[/quote]
Bem, aí podemos até a começar a discutir que os os geradores de números em software hoje na verdade são todos pseudoaleatórios. E como hardware também é uma lógica implementada fisicamente, pode se estender essa falsidade a eles também.
Bem, aí podemos até a começar a discutir que os os geradores de números em software hoje na verdade são todos pseudoaleatórios. E como hardware também é uma lógica implementada fisicamente, pode se estender essa falsidade a eles também.
Até achei uma citação famosa sobre o assunto:
Exato… tanto que as maquinas caça-niqueis foram proibidas por alterações no software/hardware que diminuia a “aleatoriedade” do jogo.
Isso que eu quis dizer mas mais explicado. ^^
Pior que o que o sergiotaborda falou é verdade ja existe isso, a frequencia.
Mas não entendo como isso encaixa em dados que supostamente devem ser sempre aleatorios.
A mega sena não é um arranjo simples, sendo que os números podem se repetir, mas lá no fundo existe um padrão realmente. É praticamente impossível de visualizar devido ao tamanho do espaço. Quem descobrir o padrão vai ganhar na mega sena, quantas vezes quiser.
Mas ae é que está. Como descobrir isso? E quanto tempo pode levar o procedimento?
Um perceptron pode percorrer o espaço atras das possibilidades, mas usando de exemplo um jogo de xadres, apos o segundo movimento, as possibilidades são tão grandes que um dual core levaria 120 anos para checá-las.
Quem for gênio pode criar um algoritmo para resolver em tempo hábil.
Mas a probabilidade de sair 6 números consecutivos, mesmo pela teoria geral da probabilidade, é muito menor que a de sair 6 números aleatórios quaisquer.
E é a mesma de sair a exata sequencia do seu bilhete. E aposto que isso você também nunca viu (ou estaria riquíssimo).
Bom, estatística pode ser aplicada em outros contextos, como no desenvolvimento dos jogos. Pegue por exemplo um jogo de RPG. Como definir que o dano de um monstro (que é aleatório) vá cair num determinado intervalo?
quote=juliocbq O espaço amostral de um jogo da megasena é enorme. Se formos comparar com a realidade é como procurar uma bola de futebol escondida em algum lugar do brasil.
[/quote]
Essa é uma ótima analogia para entender um pouco a dimensão da coisa.
Dei uma xeretada e descobri que o Brasil tem aprox. 45.000.000 de domicílios (fonte aqui http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/familias/tabela_brasil.shtm).
Dá pra fazer uma experiência, é só esconder a bola em uma casa qualquer (valendo o Brasil inteiro, com cidades e área rural!), e os apostadores tentariam encontrá-la em uma residência escolhida ao acaso.
Na verdade não é tão justo assim, pois esse jogo é um pouco MAIS FÁCIL de acertar do que a Mega-Sena.
E aí, alguém topa pagar R$2,00 para entrar nessa aposta? hehe
[quote=Mark_Ameba]Pior que o que o sergiotaborda falou é verdade ja existe isso, a frequencia.
Mas não entendo como isso encaixa em dados que supostamente devem ser sempre aleatorios.[/quote]
Olha, não fica pensando nisso muito não que vc vai ficar doido.
A probabilidade é meio mística mesmo, as coisas mudam dependendo do momento ou do ponto-de-vista. Esse foi um exemplo.
Esse é outro: Eu compro 10 bilhetes de uma rifa, o meu amigo compra 1 e ganha o prêmio. Antes de o sorteio acontecer eu tinha 10 vezes mais chances do que ele, mas agora isso não vale de nada, só precisava ter UM - o premiado, evidentemente!
[quote=Mark_Ameba]Pior que o que o sergiotaborda falou é verdade ja existe isso, a frequencia.
Mas não entendo como isso encaixa em dados que supostamente devem ser sempre aleatorios.[/quote]
Olha, não fica pensando nisso muito não que vc vai ficar doido.
A probabilidade é meio mística mesmo, as coisas mudam dependendo do momento ou do ponto-de-vista. Esse foi um exemplo.
Esse é outro: Eu compro 10 bilhetes de uma rifa, o meu amigo compra 1 e ganha o prêmio. Antes de o sorteio acontecer eu tinha 10 vezes mais chances do que ele, mas agora isso não vale de nada, só precisava ter UM - o premiado, evidentemente!
E por aí vai… :roll:[/quote]
Verdade… eu ja tava ficando obcecado em tentar descobrir como ganhar na mega-sena.
E prometo, se eu descobrir eu [b]não[/n] divido com voces. hehe^^
Mas se descobrirem por favor me falem que eu quero ganhar.
Também é o caso dos bolões, o povo aposta em varios jogos ao mesmo tempo, tendo maior possibilidade de ganhar, mas quem ganha é um unico bilhete que provavelmente nunca vai estar nos quais voce apostou.
Tem um cara que trabalha comigo que utiliza uma planilha em Excel pra fazer estes cálculos.
Adivinha? Ele ainda continua trabalhando lá. Isto que ele entrou na Empresa uns 15 anos atrás.
Esquece isto. Ou confie na sua sorte ou faça a sua sorte: trabalhe!