Mercado de Trabalho é uma bomba

Acho engraçado essa galerinha… faz curso de 6 meses, não faz nenhum projeto e já quer ser contratado no mole…

Mercado tá cheio de gente??? ENGANO

Ta cheio de vagas… pra profissional especializado! só em SP faltam 23000

Saber Java te faz programador? Nãpo. ainda falta muito. Falta noção de bd, projeto de algoritmos, sistemas operacionais, aplicações web, estrutura de dados… portugues, matematica… isso pra ficar no básico!

Tem jeito não camarada… Tem quecontinuar estudando e se esforçar mais…

Aqui no Brasil até pra ser vagabundo de sucesso o cara tem que ralar

Cara, tem otimos cursos on-line na Iniciativa JEDI, o conteudo é muito bom, e tem varios exercicios.

realmente existem poucas vagas de está gio por ae.

no meu caso , dei sorte em conseguir um estágio de nível técnico como programador pq a maioria pega suporte =/

antigamente era mais facil… pois estagiarios eram na verdade escraviarios… não se pagava 13 nem ferias, o salario uma miseria e tinha que trampar no minimo 8 hrs por dia (grande parte das vezes eram umas 12hrs o normal…) e se recebia muito pouco por isto… a hra extra então recebia uma miseria por ela… quem sempre saia ganhando eram as empresas… porem agora a coisa ta um pouco diferente pela nova lei que saiu sobre estagio, agora estagiario tem direito a 13, ferias e sua carga horaria é de no maximo 6hrs de trampo… com esta li estagiario virou gente porem as empresas não tem mais muito interesse em estagiarios devido a tal lei… e as que tem querem que o cara tenha experencia… minha dica é arranje certificações e faça projetos open source e coloque estes projetos e certificações no curriculo… assim é uma forma de virar um estagiario senior como querem… ja que poucas empresas daram a oportunidade para vc ganhar experencia… onde ja se viu? todas empresas querem estagiario que tenha experencia porem como o cara vai ter experencia se nenhuma o contrata para este pegar experencia?

Bom dia!

Cara, outra coisa… vc faz faculdade? Um ponta pé inicial EXCELENTE é fazer uma graduação boa.
TUDO que eu consegui construir de conhecimento e curriculo foi através de ganchos da Universidade como iniciação ciêntifica (muito valorizado em algumas empresas). Através da experiência com ferramentas e pesquisa consegui estágio em uma multinacional (sul de minas gerais) e hoje estou com uma boa proposta de emprego dessa empresa.

Enfim cara, quando fui fazer entrevista, mostrei tudo que eu tinha feito, inclusive projetos pessoais como aplicações comerciais (controle de estoque, financeiro, etc…). O que importa é que vc mostre aos caras que vc tem condições de fazer oq eles te pedirem…

Absolutamente tudo que eu aprendi foi através da troca de conhecimento entre a equipe de desenvolvimento web dessa empresa que eu fiz estágio, porém, tenho vários colegás que tem um
conhecimento melhor que o meu somente participando de projetos na universidade, então corra atrás! Isso é o que realmente importa!

E saiba vender seu peixe, pois ninguem vai adivinhar quais são seus conhecimentos…

Espero que eu tenha ajudado em alguma coisa hehe

Abraços e sucesso!

[quote=ccaneta]Para quem nao tem nada para oferecer ao mercado profissionalmente, fica dificil exigir muita coisa!

E tudo a lei da oferta e demanda! Aula de Administraçao de Empresas ou Economia… :evil: [/quote]
“As pessoas são conhecedoras de Tecnologia isso eu percebi, uma coisa que elas não conhece é ciências um maior aprofundamento em suas áreas através de outras matérias, Matematica, Administração, Economia ou que mercado elas poderiam melhor se especializarem, mas a maioria prefere se especialiar em if else, goto, e assim por diante”

é isso ae…concordo tb que as empresas nao querem pagar desenvovledores e acabam pegando estagiarios para isso…isso é o porque eles pedirem experiencia…mas nao desanima nao…faz esse projeto ai…e cita no teu CV…boa sorte

[quote=Marcio Duran][quote=ccaneta]Para quem nao tem nada para oferecer ao mercado profissionalmente, fica dificil exigir muita coisa!

E tudo a lei da oferta e demanda! Aula de Administraçao de Empresas ou Economia… :evil: [/quote]
“As pessoas são conhecedoras de Tecnologia isso eu percebi, uma coisa que elas não conhece é ciências um maior aprofundamento em suas áreas através de outras matérias, Matematica, Administração, Economia ou que mercado elas poderiam melhor se especializarem, mas a maioria prefere se especialiar em if else, goto, e assim por diante”[/quote]

Meu problema é o contrário e justamente aquilo que você considera (se é que entendi o que vc quiz dizer) o mais fácil, a programação.

Eu já sou formado em contabilidade e trabalho a 10 anos nessa área (quase a metade desse tempo na parte gerêncial que é o filé da coisa). Mas até agora não consegui desenvolver nenhum projeto mesmo tendo feito a faculdade de informática.

Uma coisa interessante que vi na coluna do Max no fantástico foi que o curso de tecnologo é para quem já domina e quer só tirar o canudo, eu no meu caso fui para aprender mas na época estava focando não o java mas outra ferramenta de programação (Cognos) mas mudou os planos (pra melhor) e tive que parar de trabalhar com ela, praticamente a faculdade serviu apenas de trampolim para pegar uma melhor emprego na área de contabilidade.

Preciso me esforçar mais e aprender logo o Java pois oq parece ser dificil para os programadores de hoje em dia são as regras de negócio e não a linguagem em si pois como vc disse (se eu entendi certo), um if else é mais simples doq aprender contabilidade e programar contabilidade.

Sds[]

cgomesnet

Sim… tem época da vida que realmente a gente tem que trabalhar de graça msm. Para eu conseguir um estágio, lembro que foi barra msm, e olha que na época já tinha experiência de anos no assunto. A maioria das empresas, não tem nem noção de como entrevistar, e muitas delas, em vez de ter um psicologo no rh, usam um gerente msm para fazê-las. O NETWORK hoje é responsável por 80% das contratações, infelizmente.

Cara, é dificil mesmo conseguir entrar na área, tive que ralar muito para conseguir meu primeiro emprego na área de TI, mas o mais importante é vc não desistir pois apesar de ter levado muitos nãos eu não pensei em nenhum momento em desistir, muito pelo contrário, parei e comecei a pensar pq não passava nas entrevistas e o que poderia fazer para melhorar não só técnicamente mas tb o comportamento, aprendi com meus erros e cheguei a conclusão de que um bom profissional tem que ter conhecimento, não mentir e saber bem sobre o que está falando, estar antenado com as novas tecnologias do mercado e saber se expressar. Só assim consegui o que queria, fiquei 2 anos e meio sem procurar emprego na área, apenas estudando e me preparando e quando voltei para o mercado de trabalho recebi 2 propostas de emprego e para trabalhar como programador jr. sem nem mesmo ter experiência anterior ou ter passado por algum estágio. No link abaixo tem mais informações sobre minha história que postei aqui no fórum:
http://www.guj.com.br/posts/list/101621.java
E isso ai, espero ter ajudado e lembre-se de não desistir nunca!

Networking profissional é essencial para saber quem é bom e ter contatos para preencher as vagas de um modo otimizado, o problema é o QI mal feito, muitas vezes QI só por causa de amizade ou “dívida”.

[quote=cgomesnet][quote=Marcio Duran][quote=ccaneta]Para quem nao tem nada para oferecer ao mercado profissionalmente, fica dificil exigir muita coisa!

“As pessoas são conhecedoras de Tecnologia isso eu percebi, uma coisa que elas não conhece é ciências um maior aprofundamento em suas áreas através de outras matérias, Matematica, Administração, Economia ou que mercado elas poderiam melhor se especializarem, mas a maioria prefere se especialiar em if else, goto, e assim por diante”[/quote]

Meu problema é o contrário e justamente aquilo que você considera (se é que entendi o que vc quiz dizer) o mais fácil, a programação.

Eu já sou formado em contabilidade e trabalho a 10 anos nessa área (quase a metade desse tempo na parte gerêncial que é o filé da coisa). Mas até agora não consegui desenvolver nenhum projeto mesmo tendo feito a faculdade de informática.

Uma coisa interessante que vi na coluna do Max no fantástico foi que o curso de tecnologo é para quem já domina e quer só tirar o canudo, eu no meu caso fui para aprender mas na época estava focando não o java mas outra ferramenta de programação (Cognos) mas mudou os planos (pra melhor) e tive que parar de trabalhar com ela, praticamente a faculdade serviu apenas de trampolim para pegar uma melhor emprego na área de contabilidade.

Preciso me esforçar mais e aprender logo o Java pois oq parece ser dificil para os programadores de hoje em dia são as regras de negócio e não a linguagem em si pois como vc disse (se eu entendi certo), um if else é mais simples doq aprender contabilidade e programar contabilidade.

Sds[]

cgomesnet[/quote]

Estou na outra ponta. Sou técnico de informática e faço Ciências Contábeis. Mas a parte em que a Contabilidade se funde com a informática e na parte técnica da coisa: cálculo de impostos, retenções, Sintegra, GIA, notas fiscais… A parte gerencial, que pra mim é a que mais exige de um contador, praticamente não existe em um sistema informatizado…

Networking profissional é essencial para saber quem é bom e ter contatos para preencher as vagas de um modo otimizado, o problema é o QI mal feito, muitas vezes QI só por causa de amizade ou “dívida”.[/quote]

Sim…mas sinceramente, vindo isso aqui do Brasil, não acredito em NETWORK, para mim é tudo QI mesmo. Na maioria dos casos, se vc for muito bom não vão te contratar, por medo e insegurança.

[quote=thegoergen][quote=cgomesnet][quote=Marcio Duran][quote=ccaneta]Para quem nao tem nada para oferecer ao mercado profissionalmente, fica dificil exigir muita coisa!

Sds[]

cgomesnet[/quote]

Estou na outra ponta. Sou técnico de informática e faço Ciências Contábeis. Mas a parte em que a Contabilidade se funde com a informática e na parte técnica da coisa: cálculo de impostos, retenções, Sintegra, GIA, notas fiscais… A parte gerencial, que pra mim é a que mais exige de um contador, praticamente não existe em um sistema informatizado…

[/quote]

Concordo, por isso quero aprender pra fazer o gerencial, tenho umas idéias… :twisted:

[quote=juliocbq]
Sim…mas sinceramente, vindo isso aqui do Brasil, não acredito em NETWORK, para mim é tudo QI mesmo. Na maioria dos casos, se vc for muito bom não vão te contratar, por medo e insegurança.[/quote]

QI é só uma forma de garantir que vc nao vai contratar um zé roela e ter problemas futuramente. Claro que não garante nada, mas é uma indicação de uma pessoa já conhecida na empresa.

Eu ja consegui empregos com indicação e sem indicação, isso nao importa… Se vc tiver um bom curriculo e mandar bem em uma seleção eles te contratam. Se for uma indicação é mais fácil conseguir o emprego.

Network funciona sim, ex colegas de trabalho que estão em outras empresas, pessoal da área acadêmica, etc…

[quote=dohko][quote=juliocbq]
Sim…mas sinceramente, vindo isso aqui do Brasil, não acredito em NETWORK, para mim é tudo QI mesmo. Na maioria dos casos, se vc for muito bom não vão te contratar, por medo e insegurança.[/quote]

QI é só uma forma de garantir que vc nao vai contratar um zé roela e ter problemas futuramente. Claro que não garante nada, mas é uma indicação de uma pessoa já conhecida na empresa.

Eu ja consegui empregos com indicação e sem indicação, isso nao importa… Se vc tiver um bom curriculo e mandar bem em uma seleção eles te contratam. Se for uma indicação é mais fácil conseguir o emprego.

Network funciona sim, ex colegas de trabalho que estão em outras empresas, pessoal da área acadêmica, etc…[/quote]

Eu sei que funciona, também já fui contratado por QI…mas sei também que não garante nehuma qualidade. Eu quis dizer que no Brasil isso não funciona corretamente por causa da corrupção.

Eu nunca vi esse QI de vocês, mas o que eu vi por ai é o seguinte: você indica alguém e essa pessoa passa pelo processo de seleção normal.

A vantagem ? A vaga muitas vezes ainda não era anunciada. Ou isso poderia contar como um desempate no final da seleção, mas nunca vi esse de indicar alguém e a pessoa ir contratada direto.

Caras, a coisa é simples…

Se o cara entra por QI e é um incompetente então ele não vai durar… Entrar é “facil”, dificil é se manter…

[]'s

O mercado de trabalho para TI é ótimo, mas nada de ‘imediatismo’ ninguem baixa um tutorial na internet ou faz um curso de 6 meses e sai contratado com um salário razoavel. (a não ser em algumas empresas de origens perversas).

Está chovendo vaga para perfis bons da area, poxa nesse momento estamos com 21 vagas na minha consultoria e a gente não encontra ninguem que consiga preencher os requisitos já indiquei alguns amigos para ocupar algumas vagas e acabou não rolando porque eles acharam o salário baixo.

É o fato que é isso é normal acontece com engenharia e qualquer outra area, existe um tempo de maturação do profissional.

Deixe-me advinhar, a sua consultoria impunha fraude como método de contratação (i.e., PJ), exigia uma lista imensa de conhecimentos e oferecia um “salário na média do mercado”, que nada mais é que um eufemismo para peanuts?

Eu vejo chover vagas sim… para escravo e fraudador.