Mazzah Tchê, Parabéns primeiramente pela aprovação.
Tchê o que posso te dizer do Rio Grande do Sul é um dos melhores lugares com qualidade de vida (Custo de Vida X Benefícios), além do que a UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil (Só olhar as qualificações do MEC). Temos polos de informática como tecnopuc e unitec. Não preciso falar sobre onde trabalhar, pois o RS foi um dos lugares que mais cresceram na necessidade de mão de obra na área de informática.
Outra dica que área deseja aprofundar os teus estudos, se for na área de IA e robótica dá uma olhada no site deste professor da UFRGS Edson. Sobre se acostumar com o pessoal daqui, posso te dizer que na universidade que estudo tem bastante colegas do nordeste e inclusive professores, como esse que te passei o link.
Mas pense bem antes de fazer alguma escolha. Se optares pelo RS seja bem-vindo.
Muito obrigado pela ajuda de vocês.
Em SP eu iria morar num bairro bem calmo (segundo um amigo da minha cidade natal que atualmente mora no mesmo lugar onde vou morar), que fica do lado da cidade universitária. Diz ele que em 5 minutos a pé chega na USP… e da varanda dele ele vê a USP pertinho. Se eu for pro RS, ainda vou ter que procurar moradia… vai ser bem mais trabalhoso para mim… mas valeria a pena se o mestrado realmente for muito melhor que o da USP.
Muito obrigado pela ajuda de vocês.
Em SP eu iria morar num bairro bem calmo (segundo um amigo da minha cidade natal que atualmente mora no mesmo lugar onde vou morar), que fica do lado da cidade universitária. Diz ele que em 5 minutos a pé chega na USP… e da varanda dele ele vê a USP pertinho. Se eu for pro RS, ainda vou ter que procurar moradia… vai ser bem mais trabalhoso para mim… mas valeria a pena se o mestrado realmente for muito melhor que o da USP.
Quanta indecisãoooooooooo [/quote]
O vc quer dizer ‘muito melhor’?
Acho que ambas tem reconhecimento, então o diferencial vai ser a tua aplicação no curso… além desses fatores de cidade, moradia, custo de vida, segurança… que o pessoal levantou.
Que tal fazer um cara ou coroa e decidir na moedinha?
Minha opinião é que se você não tiver carro, esses bairros do lado da USP não são bons para morar, principalmente se for pros lados do portão 3 e não do portão 1. Tem pouca opção de estabelecimentos comerciais*, longe do metrô, poucos ônibus vão para um lugar mais central… Além disso há controvérsias sobre o quão “calmos” eles são, pois há vários relatos de assalto a estudantes na região.
Eu faço mestrado na USP, mas optei por morar em Pinheiros. É bem mais caro, mas a qualidade de vida para mim compensa.
comparativamente a outras regiões de São Paulo, para quem está acostumado com cidade menor, tem tudo o que você precisa
Acredito que o custo de vida em poa seja mais baixo que são paulo, isto é um ponto a considerar.
O fato da UFRGS ser longe da cidade é mito é uns 30 km do centro colado na zona leste na cidade.
[quote=Mauricio de Mello]Acredito que o custo de vida em poa seja mais baixo que são paulo, isto é um ponto a considerar.
O fato da UFRGS ser longe da cidade é mito é uns 30 km do centro colado na zona leste na cidade.
Abs[/quote]
Não chega a 30km.
Moro no centro e trabalho no tecnopuc e dá 9km só.
Até a UFRGS não deve ser mais 4km.
[quote=Bani]Minha opinião é que se você não tiver carro, esses bairros do lado da USP não são bons para morar, principalmente se for pros lados do portão 3 e não do portão 1. Tem pouca opção de estabelecimentos comerciais*, longe do metrô, poucos ônibus vão para um lugar mais central… Além disso há controvérsias sobre o quão “calmos” eles são, pois há vários relatos de assalto a estudantes na região.
Eu faço mestrado na USP, mas optei por morar em Pinheiros. É bem mais caro, mas a qualidade de vida para mim compensa.
comparativamente a outras regiões de São Paulo, para quem está acostumado com cidade menor, tem tudo o que você precisa
[/quote]
Oi Bani!
Vou morar perto do portão 3 mesmo… na verdade vou entrar por ele heheh. Não tenho carro.
Um amigo meu que mora perto do portão 3 diz que é tranquilo… que acha seguro e tal… e a qualidade de vida é bem melhor do que na cidade da gente. Diz ele que tem tudo oq ele precisa lá de estabelecimentos comerciais (bancos, farmácias, mercadinho, etc).
[quote=fabiofalci][quote=Mauricio de Mello]Acredito que o custo de vida em poa seja mais baixo que são paulo, isto é um ponto a considerar.
Abs[/quote]
Não chega a 30km.
Moro no centro e trabalho no tecnopuc e dá 9km só.
Até a UFRGS não deve ser mais 4km.[/quote]
Com relação a estabelecimentos comerciais não conheço mto para falar.
Mas com relação a transporte é um pouco ruim mesmo. Se tivesse uma estação de metrô ali perto ou mais ônibus indo na direção da USP, seria bem melhor.
Morando a 9 Km da universidade e sem carro já da para treinar para corridas de rua rs.
[quote=felipemartinsss]Com relação a estabelecimentos comerciais não conheço mto para falar.
Mas com relação a transporte é um pouco ruim mesmo. Se tivesse uma estação de metrô ali perto ou mais ônibus indo na direção da USP, seria bem melhor.
Morando a 9 Km da universidade e sem carro já da para treinar para corridas de rua rs.[/quote]
Acho que vamos ter que resolver esse problema com o Kassab :lol: :lol: :lol: :lol:
Bom… pelo menos eu vou poder ir andando pra faculdade… espero que sem problemas maiores.
[quote=bicarbonato]
Oi Bani!
Vou morar perto do portão 3 mesmo… na verdade vou entrar por ele heheh. Não tenho carro.
Um amigo meu que mora perto do portão 3 diz que é tranquilo… que acha seguro e tal… e a qualidade de vida é bem melhor do que na cidade da gente. Diz ele que tem tudo oq ele precisa lá de estabelecimentos comerciais (bancos, farmácias, mercadinho, etc).[/quote]
Sim, até tem tudo que você precisa, mas tipo um de cada e pequeno, não é aquela coisa de “uau, estou em São Paulo, aqui tem de tudo”
Parece que o portão mais crítico em termos de segurança é o portão de pedestres da Vila Indiana, que é ali perto. O portão 3 em si deve ser mais seguro por ter mais movimento.
Ah, considere também que a distância do portão 3 até o IME é mais de 2Km e que o circular só passa quando você não está esperando por ele… hehe
[quote=bicarbonato][quote=felipemartinsss]Com relação a estabelecimentos comerciais não conheço mto para falar.
Morando a 9 Km da universidade e sem carro já da para treinar para corridas de rua rs.[/quote]
Acho que vamos ter que resolver esse problema com o Kassab :lol: :lol: :lol: :lol:
Bom… pelo menos eu vou poder ir andando pra faculdade… espero que sem problemas maiores.[/quote]
Vai de bike!
Nao mto boa nova, ok?
E compre uma corrente de MOTO! Custa 25 conto e nao cortam como as correntes de bike.
Aqui na unicamp a coisa mais comum é roubo de bike no campus.
Acabei optando pela USP mesmo… agora quero saber quando é que eles vão divulgar o calendário… tá muito enrolado.
Gostei da idéia da bike… só não sei oq fazer com ela quando eu sair de SP (quando acabar o mestrado) :lol: … talvez eu espere o circular mesmo! Vamos ver…
Alguém aí q estuda no IME sabe me dizer quando eles vão divulgar o calendário??? E aproveitando, sabem dizer se a primeira matrícula no mestrado (já q estou entrando agora) é presencial ou poder ser feita em algum sistema?
Acho que a primeira matrícula tem que ser presencial ou por procuração.
[edit]
O calendário da pós no site está desatualizado, mas considerando a diferença entre data de matrícula dos alunos regulares e dos ingressantes e considerando que a dos alunos regulares vai até 7 de fevereiro, acredito que a sua seja em meados de fevereiro, mas ligando lá eles podem te informar melhor.
[quote]Acabei optando pela USP mesmo… agora quero saber quando é que eles vão divulgar o calendário… tá muito enrolado.
Gostei da idéia da bike… só não sei oq fazer com ela quando eu sair de SP (quando acabar o mestrado) … talvez eu espere o circular mesmo! Vamos ver… [/quote]
Está no mestrado numa faculdade de renome nacional e se preocupando com o que fará com a bike depois? Compra uma, depois é só festa…