[quote=leandronsp][quote=oyama]Somente para sua informação (não é resposta para sua pergunta): o governo do estado de SP já tem um sistema mais ou menos que faz isto http://www.bec.sp.gov.br/publico/aspx/Home.aspx.
Não é um sistema de “cotações”, mas atende mais ou menos o que você quer (ele cobre a parte de pregão e convite). [/quote]
Obrigado amigo. Nós já utilizamos (alias, temos por Lei que utiiza-lo…rs) BEC para Pregões, Convites e compras sem licitações de até 8.000,00 reais. E podemos comprar na BEc só com valores acima de 600 reais.
Acontece que a BEC exige que tenhamos um valor X reservado para cadastrar a cotação (que chamamos de oferta de compra). Mas para chegarmos a esse valor X, temos que fazer uma pesquisa (orçamentos) no mercado e levantar uma “média” de preços.
É aí nessa fase de “orçamentos” que ligamos para as empresas, mandamos email, e esperamos juntar 3 orçamentos ao processo, para poder dar continuidade e fazer a compra pela BEC.
E oq acontece com as compras de valores menores de 600? Não podemos usar a BEC. Temos que comprar direto com o fornecedor. Mas tem que existir no processo 3 orçamentos. Não podemos fugir desses monstruosos “três orçamentos”. E essa fase de levantamento de orçamentos á a mais árdua.
…
[/quote]
Leandro:
Já leu Kafka ? Me parece que temos ai um problema de irracionalidade administrativa.
Aparentemente, já existe um sistema que faz isso, dentro da mesma esfera da administração pública,
para promover agilidade e transparência nas compras, mas a política de uso não permite que isto seja
aproveitado plenamente.
Esse novo sistema, quase duplicado do anterior, seria desenvolvido e mantido com o dinheiro
de nossos impostos. Não seria o caso de sensibilizar os gestores para obter os benefícios que a
ferramenta que já existe pode dar ?
Jorge