Mundo louco. Algumas coisas não fazem mais sentido: Patentes

Wot?

[quote=lmpossivel]segundo a ideologia marxista o lucro é uma apropriação indevida que precisa ser combatido enquanto outros pensadores veem lucro como uma recompensa pelo risco e incerteza de um novo empreendimento, por exemplo.

Pessoalmente não vejo nada de errado em o inventor lucrar com sua invenção, e a idéia que um grupo de pessoas responsável por dizer quanto o inventor pode ganhar com sua invenção me parece desprezível.[/quote]

Eu tbm não.

Só que agir pensando mais em lucro que em produto é razão instrumental.
Por isso que hoje e sempre vou falar sobre um limite em acumulo financeiro.
Porque somente assim é possível dar um limite de impacto para burradas de alguns.
Essa seria a diferença sobre tudo o que já existe. Limitar e com uma grande margem de conforto.
O limite que proponho, ainda é bem alto. Talvez não pra vc, né? Por isso seu espanto?

relaxa cara, não quero nada seu ou de qualquer outra pessoa que seja. nunca faria o mesmo que fizeram com os Czares na Rússia ou como Pol Pot. Meu objetivo é só mostrar que tem algo errado, as contradições na forma como estamos vivendo e que precisamos fazer alguma coisa.

Vc não vai conseguir me parar. Só me matando. Quem me conhece bem sabe que posso encontrar mercados onde vc e o resto dos seus companheiros não tem poder de influencia nenhuma. =D
Enquanto tiverem com essa visão instrumental de todas as coisas, minha torre segue firme… Aproveita as migalhas que caem das sacadas.

Vou continuar aguardando seu portfólio ou qualquer coisa parecida.

Hoje você inventa algo novo e tem que pagar por 50 patentes de coisinhas que usou na sua invenção.

As grandes empresas querem garantir o reinado eterno, então eles investem absurdamente alto em patentes.

O mundo de hoje já não da lugar para pequenos empresários, não existe mais nada simples ou mediano que possa ser inventado, tudo já existe. Apenas processos ou sistemas extremamente complexos tem algum futuro.

Quando entrei no mundo da tecnologia haviam muitas idéias:

-inventar algum site legal que tenha propaganda e ganhar dinheiro com isso.
-inventar algum comercio na internet e ganhar dinheiro com isso.
-inventar um jogo simples que dê dinheiro.
-inventar alguma coisa que ninguém tenha inventado.

Hoje, eu não consigo pensar em nenhum sistema que não tenha sido inventado ainda.

A unica invenção que acho realmente impressionante é o carro elétrico…e nem é da área de TI… de resto a tecnologia se mantém a mesma de 10 a 20 anos, apenas melhorando coisas existentes mas basicamente, nenhuma invenção a nível de sistemas.

A única evolução que temos é essa: pare de fazer cadastro em Clipper e faça em Delphi, pare com Delphi e faça em C# e é isso.

Muda só a ferramenta.

[quote=douglaskd]Hoje você inventa algo novo e tem que pagar por 50 patentes de coisinhas que usou na sua invenção.

As grandes empresas querem garantir o reinado eterno, então eles investem absurdamente alto em patentes.

O mundo de hoje já não da lugar para pequenos empresários, não existe mais nada simples ou mediano que possa ser inventado, tudo já existe. Apenas processos ou sistemas extremamente complexos tem algum futuro.

Quando entrei no mundo da tecnologia haviam muitas idéias:

-inventar algum site legal que tenha propaganda e ganhar dinheiro com isso.
-inventar algum comercio na internet e ganhar dinheiro com isso.
-inventar um jogo simples que dê dinheiro.
-inventar alguma coisa que ninguém tenha inventado.

Hoje, eu não consigo pensar em nenhum sistema que não tenha sido inventado ainda.

A unica invenção que acho realmente impressionante é o carro elétrico…e nem é da área de TI… de resto a tecnologia se mantém a mesma de 10 a 20 anos, apenas melhorando coisas existentes mas basicamente, nenhuma invenção a nível de sistemas.

A única evolução que temos é essa: pare de fazer cadastro em Clipper e faça em Delphi, pare com Delphi e faça em C# e é isso.

Muda só a ferramenta.[/quote]

Ideias novas surgem o tempo todo, se nós ainda não tivemos nenhuma que preste não significa que não exista mais nada a ser feito. Lembre-se que a demanda do ser humano por melhorias na sua forma de vida são infinitas.

Mas quanto as patentes eu concordo com você, é um festival de aberrações. As empresas gigantes estão sempre buscando uma forma “desonesta” (mas legal) de manter seu poder. Elas não estão dispostas a atuar num ambiente de livre concorrência, por isso corre para os governos para pedir proteção, através de subsídios, patentes, regulamentações.

Então YvGa.

Nos dias de hoje a chance de alguém ter uma ideia original é a mesma de ganhar na mega-sena ou ser atingido por um raio.

Por isso o Google contrata milhares de profissionais que só servem pra ter idéias.

Aquela sensação de inventar algo e ganhar dinheiro simplesmente “is dead now”.

Mais fácil jogar na mega. rsrsrs

[quote=douglaskd]

Entendo vc, também pensava que as coisas estavam assim, mas estamos tendo essa impressão porque estamos longe dos laboratórios. Estou com um lab agora para mecânica e eletrolítica para o projeto de uma empresa. Nada de diferente, uma cnc. Manter um é caríssimo. As coisas tão mudando, mas elas estão ocorrendo dentro dos laboratórios. Os chips estão menores e mais rápidos, tecnologias na indústria de materiais estão trazendo compostos com propriedades revolucionarias…
Nosso país está vivendo um apagão tecnológico porque tem muito preguiçoso mais preocupado com lucros e terceirizando trabalho de todo lugar do que pensando em autonomia.

existem vários interesses atrapalhando o desenvolvimento no momento.
Eu acho que nenhum conhecimento é desprezível desde que siga o método um bom científico.

Não é uma questão de limitar o acúmulo financeiro, mas limitar a livre concorrência. Limitando a livre concorrência você garante o acúmulo financeiro. Veja o google por exemplo, o poder financeiro que o google tem hoje se deve basicamente a qualidade do produto que eles desenvolveram. É justo que eles possam lucrar com esse produto, indefinidamente, enquanto não fizerem conluio com o governo pra que esse lucro se perpetue indefinidamente. Enquanto ninguém conseguir criar uma ferramenta de busca tão boa quanto o google, eles detém o mercado das ferramentas de busca e podem lucrar com ele da forma que quiser. Esse poder não foi dado por nenhum burocrata, nem uma entidade governamental, nenhuma lei esdrúxula de proteção. Foi conquistado pelo google baseado na qualidade do serviço que oferece.

A partir do momento em que eles passam a usar a sua informação, sem sua autorização, pra repassar a quem quer que seja, incluindo governos, a coisa começa a mudar de figura. Eles estão deixando de lucrar com o serviço que te oferecem e que é de qualidade, visto que tem o domínio do mercado e passam a lucrar com coisas “roubadas”. Então existem diferentes formas de acúmulo financeiro, que não podem ser jogadas num mesmo saco e depois dizer “Não é justo tanto acúmulo assim.”

Veja outro exemplo no Brasil, as cervejarias. Hoje o mercado brasileiro de cervejas é praticamente monopolizado pela Ambev, que vende cerveja de péssima qualidade por preços altos. Mas isso só é possível porque há o governo garantindo esse monopólio. A quantidade de impostos que incidem sobre a cerveja é praticamente proibitivo para qualquer fabricante pequeno entrar no mercado. E mesmo assim recentemente surgiu uma explosão de fabricantes artesanais ocupando uma fatia do mercado. O que o governo faz? Dá uma desculpa de perda de receita em outras áreas e aumenta o imposto da cerveja (um supérfluo, ninguém vai reclamar). Quem perde com isso? Você vê a Ambev reclamando de aumento de impostos?

O acúmulo financeiro exagerado a que você se refere, normalmente só é possível através da interferência do governo. Regulamentação exagerada (e protecionista) nas telecomunicações, regulamentação exagerada (e protecionista) nos planos de saúde. E assim vai, protecionismo, protecionismo, protecionismo. Os bancos brasileiros tem tanta proteção que se você tiver 10 mil reais e emprestar pra alguém a juros (o quão baixo forem), você vai em cana.

Se quiser lutar contra o acúmulo financeiro exagerado, tem que lutar contra o protecionismo, não contra o lucro. Tirando o google e Microsoft que dominaram o mercado com um produto que atende as expectativas do consumidor, você consegue se lembrar de alguma empresa que tem fatias enormes de mercado somente pela qualidade do seu produto?

As multinacionais dominam o Brasil, e é impossível competir.

Os Hiper Mercados que se dão ao luxo de ter um prejuízo aqui outro ali, quebram qualquer mercado.

Na verdade. se você abrir um negócio hoje que esta dando certo, e alguém ou alguma empresa com muito dinheiro quiser te destruir, destrói fácil e de maneira legal.

Por que raios o Brasil não faz Automóveis ? isso pra mim é um absurdo!.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=douglaskd]

Entendo vc, também pensava que as coisas estavam assim, mas estamos tendo essa impressão porque estamos longe dos laboratórios. Estou com um lab agora para mecânica e eletrolítica para o projeto de uma empresa. Nada de diferente, uma cnc. Manter um é caríssimo. As coisas tão mudando, mas elas estão ocorrendo dentro dos laboratórios. Os chips estão menores e mais rápidos, tecnologias na indústria de materiais estão trazendo compostos com propriedades revolucionarias…
Nosso país está vivendo um apagão tecnológico porque tem muito preguiçoso mais preocupado com lucros e terceirizando trabalho de todo lugar do que pensando em autonomia.

existem vários interesses atrapalhando o desenvolvimento no momento.
Eu acho que nenhum conhecimento é desprezível desde que siga o método um bom científico.

[/quote]

Sim, Os Grandes Laboratórios que sobrevivem com bilhares de dólares iram realmente criar tecnologia, viajar pelo espaço melhorar os chips, melhorar o armazenamento de energia etc.

Agora para os pequenos inventores… esquece… a chance de um cara desse ter uma ideia boa, como eu disse é a mesma de ganhar na mega-sena. rsrs

[quote=YvGa][quote=Luiz Augusto Prado]
Por isso que hoje e sempre vou falar sobre um limite em acumulo financeiro.
Porque somente assim é possível dar um limite de impacto para burradas de alguns.
Essa seria a diferença sobre tudo o que já existe. Limitar e com uma grande margem de conforto.
O limite que proponho, ainda é bem alto. Talvez não pra vc, né? Por isso seu espanto?
[/quote]

Não é uma questão de limitar o acúmulo financeiro, mas limitar a livre concorrência. Limitando a livre concorrência você garante o acúmulo financeiro. Veja o google por exemplo, o poder financeiro que o google tem hoje se deve basicamente a qualidade do produto que eles desenvolveram. É justo que eles possam lucrar com esse produto, indefinidamente, enquanto não fizerem conluio com o governo pra que esse lucro se perpetue indefinidamente. Enquanto ninguém conseguir criar uma ferramenta de busca tão boa quanto o google, eles detém o mercado das ferramentas de busca e podem lucrar com ele da forma que quiser. Esse poder não foi dado por nenhum burocrata, nem uma entidade governamental, nenhuma lei esdrúxula de proteção. Foi conquistado pelo google baseado na qualidade do serviço que oferece.

A partir do momento em que eles passam a usar a sua informação, sem sua autorização, pra repassar a quem quer que seja, incluindo governos, a coisa começa a mudar de figura. Eles estão deixando de lucrar com o serviço que te oferecem e que é de qualidade, visto que tem o domínio do mercado e passam a lucrar com coisas “roubadas”. Então existem diferentes formas de acúmulo financeiro, que não podem ser jogadas num mesmo saco e depois dizer “Não é justo tanto acúmulo assim.”

Veja outro exemplo no Brasil, as cervejarias. Hoje o mercado brasileiro de cervejas é praticamente monopolizado pela Ambev, que vende cerveja de péssima qualidade por preços altos. Mas isso só é possível porque há o governo garantindo esse monopólio. A quantidade de impostos que incidem sobre a cerveja é praticamente proibitivo para qualquer fabricante pequeno entrar no mercado. E mesmo assim recentemente surgiu uma explosão de fabricantes artesanais ocupando uma fatia do mercado. O que o governo faz? Dá uma desculpa de perda de receita em outras áreas e aumenta o imposto da cerveja (um supérfluo, ninguém vai reclamar). Quem perde com isso? Você vê a Ambev reclamando de aumento de impostos?

O acúmulo financeiro exagerado a que você se refere, normalmente só é possível através da interferência do governo. Regulamentação exagerada (e protecionista) nas telecomunicações, regulamentação exagerada (e protecionista) nos planos de saúde. E assim vai, protecionismo, protecionismo, protecionismo. Os bancos brasileiros tem tanta proteção que se você tiver 10 mil reais e emprestar pra alguém a juros (o quão baixo forem), você vai em cana.

Se quiser lutar contra o acúmulo financeiro exagerado, tem que lutar contra o protecionismo, não contra o lucro. Tirando o google e Microsoft que dominaram o mercado com um produto que atende as expectativas do consumidor, você consegue se lembrar de alguma empresa que tem fatias enormes de mercado somente pela qualidade do seu produto?[/quote]

Interessante. Nada contra google ou empresas de tecnologia nem mesmo as pessoas que trabalham lá. A limitação que sugiro é para pessoa física. Não jurídica. Eu não luto contra o lucro. eu luto contra a exploração. Eu tento apresentar algo novo contra isso. As vezes, posso parecer até babaca por isso, mas eu percebo nuances sutis de hostilidade que são facilmente cortadas com rigidez: http://hypescience.com/melhor-maneira-de-responder-um-chefe-hostil-e-com-hostilidade/
Sobre o Estado ser “cãozinho de guarda” dos banqueiros, eu concordo. por isso que eu critico alguns políticos sem o menor pudor ou medo. Por exemplo a questão que o Douglas tocou sobre a dificuldade que estamos vendo em ficar na crista da onda da tecnologia:
http://tivideotutoriais.blogspot.com.br/2014/11/inteligentoes-do-congresso-nao-conhecem.html

Quando todo mundo que for bom no que faz cruzar os braços ou trabalhar apenas entre si, sem medo… não adianta recurso contra. As pessoas não podem é se amedrontar diante de tudo isso.

No fundo, por mais distante que qualquer pessoa possa estar desta empresa, de alguma forma contribuiu pra empresa chegar lá. Atualmente tem sido investido muito recurso nesses campos. Investir nisso é investir num plano B, ou seja, na vida.

Vcs viram essa questão que coloquei:
vamos supor que uma empresa privada descobrisse uma forma extremamente rápida e barata de cruzar grandes distancias (exemplo: http://gizmodo.uol.com.br/nasa-comeca-a-trabalhar-...a-dobra-espacial-de-star-trek/) e decidisse ficar quieta e passasse a fazer comercio com o resto da galáxia, deixando o resto aqui sem nem mesmo saber disso. O que acharia se descobrissem que a maior empresa do mundo está fazendo isso com o mundo? Eu me sentiria espantado como um aborígene que nunca viu um homem da cidade e ficaria muito puto da vida por sermos tratados por outros humanos como animais de uma reserva.
Eu queria saber qual seria a reação de vcs. Como vcs se sentiria em relação aos donos dessa empresa?

[quote=douglaskd]Então YvGa.

Nos dias de hoje a chance de alguém ter uma ideia original é a mesma de ganhar na mega-sena ou ser atingido por um raio.

Por isso o Google contrata milhares de profissionais que só servem pra ter idéias.

Aquela sensação de inventar algo e ganhar dinheiro simplesmente “is dead now”.

Mais fácil jogar na mega. rsrsrs[/quote]

Concordo que a chance de alguém ter uma idéia original logo depois de uma carreira no ambiente corporativo criando relatórios e CRUD é muito pequena.

No entanto isso não quer dizer que as idéias novas tenham acabado.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=douglaskd]
Sim, Os Grandes Laboratórios que sobrevivem com bilhares de dólares iram realmente criar tecnologia, viajar pelo espaço melhorar os chips, melhorar o armazenamento de energia etc.
[/quote]

No fundo, por mais distante que qualquer pessoa possa estar desta empresa, de alguma forma contribuiu pra empresa chegar lá. Atualmente tem sido investido muito recurso nesses campos. Investir nisso é investir num plano B, ou seja, na vida.

vamos supor que uma empresa privada descobrisse uma forma extremamente rápida e barata de cruzar grandes distancias (exemplo: http://gizmodo.uol.com.br/nasa-comeca-a-trabalhar-...a-dobra-espacial-de-star-trek/) e decidisse ficar quieta e passasse a fazer comercio com o resto da galáxia, deixando o resto aqui sem nem mesmo saber disso. O que acharia se descobrissem que a maior empresa do mundo está fazendo isso com o mundo? Eu me sentiria espantado como um aborígene que nunca viu um homem da cidade e ficaria muito puto da vida por sermos tratados por outros humanos como animais de uma reserva.
Eu queria saber qual seria a reação de vcs. Como vcs se sentiria em relação aos donos dessa empresa?
[/quote]

comercio com outras galáxias? kkkkk

cada vez mais se superando pra tentar justificar sua sede de tomar o que é dos outros hein?

[quote=Luiz Augusto Prado]Vou continuar aguardando seu portfólio ou qualquer coisa parecida.
[/quote]

Sobre meu trabalho, ele esta disponível no mercado pra comprar. O que vc quer dizer com portfolio? Não lembro de ter enviado pedido de emprego a ninguém? ou é uma forma de dizer que vc quer uma versão gratuita? Nesse caso, o termo correta é versão trial/demo/amostra grátis.

Amiguinho, deixa eu te contar um pouco como uma parte da ciência funciona dando exemplos.
Provavelmente saiba o que seja supercondutividade.
É possível expandir campos e propriedades do microcosmo para o macrocosmo?
Isso tem sido feito com a supercondutividade.
A medida que os materiais vão sendo descobertos, a temperatura vem subindo para os supercondutores.

Vc tem certeza absoluta de que to falando loucura?
Então filhinho, corre atrás disso aqui:
Dimensional reduction at a quantum critical point
Suchitra E. Sebastian, Neil Harrison, Cristian D. Batista, Luis Balicas, Marcelo Jaime, Peter A. Sharma, Naoki Kawashima, Ian R. Fisher
Nature
01 Jun 2006
Vol.: 441, 617-620

O que uma nave com apenas uma uma película assim na superfície poderia fazer de diferente na deformação do espaço? Como disse, da mesma forma que podemos ir subindo as temperaturas dos compostos dos fios do supercondutor, podemos ir aumentando aos poucos a escala do composto cerâmico.

Como lhe disse, pra me parar… é só matando.

[quote=lmpossivel][quote=Luiz Augusto Prado][quote=douglaskd]
[/quote]

[/quote]

comercio com outras galáxias? kkkkk

cada vez mais se superando pra tentar justificar sua sede de tomar o que é dos outros hein?[/quote]

Pode insinuar o que quiser.
Eu vejo que tenho bons motivos para ignorar o impossível, em todos os significados.

E falando nisso, não é só eu quem ignora:
exemplo: http://gizmodo.uol.com.br/nasa-comeca-a-trabalhar-em-uma-versao-real-da-dobra-espacial-de-star-trek/
tenho fé que eles tbm ignoram o impossível pelo mesmo motivo que eu. Os cientistas geralmente são motivados pelo intenso desejo de levar a humanidade a maiores patamares.

Opa, estou esperando por isso há um tempo já. Manda aí o Link pra eu comprar. :wink:

Quer dizer, eu só não, talvez mais pessoas do GUJ se interessem, mas eu nunca ví o site da sua Mega-Empresa de Games… É mercado negro? Deep web???

Abraços []

Opa, estou esperando por isso há um tempo já. Manda aí o Link pra eu comprar. :wink:

Quer dizer, eu só não, talvez mais pessoas do GUJ se interessem, mas eu nunca ví o site da sua Mega-Empresa de Games… É mercado negro? Deep web???

Abraços [][/quote]

Kkkkk… Deep Web! KKKkkk…

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010165060602#.VM_uVzeOr6g

por que acha que estou “insinuando”?

Abraços [][/quote]

Ei nóia, você parece desesperado entrando em todo tópico pedindo pra ver meu jogo. tentou pedir ajuda aqui?

[quote=Luiz Augusto Prado]Os cientistas geralmente são motivados pelo intenso desejo de levar a humanidade a maiores patamares.

[/quote]

Duas perguntas:

Considerando que você tem tanto medo do progresso que afirmou não dormir a noite pensando que alguém pode estar inventando alguma coisa, por que acha que algum cientista se sentiria motivado trabalhando pra vc/com vc?

Por que acha que cientistas se sentiriam motivados a trabalhar no seu sistema, onde o governo é responsável por prevenir que as pessoas sejam recompensadas pelo seu próprio esforço?