"Não foi possível localizar nem carregar a classe principal "[RESOLVIDO]

Olá necessito de um pequeno favor, quem puder me ajudar agradeço.Meu problema é que toda vez que vou acessar o executável de um projeto meu feito no netbeans, por mais básico que seja, ele toda vez simplesmente não abre e pelo cmd ao menos recebo a informação que o próprio não está conseguindo localizar a classe principal no programa.

“Não foi possível localizar nem carregar a classe principal.”

Pode ser algum detalhe que passei por cima , procurei e estudei vários sites e videos mas sem sucesso , agradeço pela atenção deis de já .

E aí @heriquecido, tudo bem?! Seja bem vindo ao GUJ.

Então, este problema não tem uma causa especifica, por exemplo, pode ser que este problema esteja sendo causado pela má configuração do JAVAHOME ou path nas variáveis de ambiente, ou o jdk não foi instalado corretamente e etc., acho que deu para pegar a essência.

Esse problema também acontece quando vamos especificamente compilar e executar pelo CMD e cometemos um pequeno equívoco na hora de executar.

Observe: o javac compila arquivos .java e o java executa arquivos .class, aqui tem uma pegadinha, quando você vai complicar você deve informar a extensão do .java, já quando você vai executar não precisa informar a extensão.class.

Veja o exemplo abaixo:

import java.util.Scanner;

public class Exemplo {

	public static void main(String []args){
		Scanner entrada = new Scanner(System.in);
		
		System.out.print("Digite seu nome: ");		
		String nome = entrada.next();
		
		System.out.print("Meu nome e: " + nome);
	}
}

Compilando pelo CMD.

javac Exemplo.java
//saida ->

Executando pelo CMD.

java Exemplo
//saida -> Digite seu nome:
[...]

Agora observe quando eu informar a extensão .class

java Exemplo.class
//saida -> Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Exemplo.class

cmd

Você pode achar mais informações neste link aqui --> Erro: não é possível localizar nem carregar a classe principal em Java (Eclipse ou CMD)?

OBS.: Se resolveu sua dúvida, marca a solução e põe a tag [RESOLVIDO].

Abraços!

1 curtida