Não me falem de Java Web! por favor!

[quote=ViniGodoy]A certos contextos que o termo Java Web é até mais correto do que Java Enterprise.

a) Aplicações desktop podem ser “Enterprise”. Nada te impede de baixar o JEE e programar com ele usando o Swing;

b) Aplicações web podem não ser Enterprise. Você pode programar algo simples diretamente usando os Servlets e JDBC…

“Enterprise” está relacionado ao tipo de cliente que o software busca atender, não necessariamente a camada de apresentação. Muitas vezes vejo o pessoal se referindo a Java Web procurando saber se é uma aplicação Web, Desktop ou Móvel.[/quote]
Isso que eu acho que está errado referir aplicação Web ou Java Web acho um tanto errôneo. Principalmente me chegar um técnico e perguntar para mim se é uma Aplicação Web oque eu quero que seja desenvolvido argh!!, eu já trabalho a um bom tempo com J2EE então não tenho dúvidas em relação a plataforma. Talvez com esse Web Profile as coisas mudem por aqui…

Ué, e se a dúvida for realmente em relação ao Front-end da aplicação? Você pode usar JEE em desktop ou dispositivos móveis também…

Veja que a idéia do Web Profile é realmente criar um perfil mais leve, adequado para quem quer usar JEE somente para Web. Também tem como idéia formatar uma solução mais integrada e garantida.

Mas, assim como criaram o Web Profile, poderiam criar o JEE Mobile Profile e o JEE Desktop Profile.

Por isso digo, em muitos casos, a pergunta de “será web?” tem até mais pertinência do que simplesmente “será JEE?” (especialmente quando já se sabe que o cliente é Enterprise).

Lembre-se que o JEE é só um conjunto de especificações. Ele não impõe que usa aplicação use esse ou aquele frontend, embora pela importância da web, boa parte dele realmente parta do pressuposto que você irá desenvolver na nuvem.

Não não, só disse que a implementação do Glassfish Web Profile pode resolver muitos problemas com a especificação oficial J2EE

Ué, e se a dúvida for realmente em relação ao Front-end da aplicação? Você pode usar JEE em desktop ou dispositivos móveis também…
[/quote]
Concordo… o Front-End é o mais importante de uma aplicação seja ela Swing, J2ME, TV, microondas ou qualquer outro…

Sim, concordo com tudo que você falou… agora a implementação Glassfish Web Profile garante mais organização na hora de se montar um projeto. Fazendo que com o usuário procure oque quer. Mas mesmo assim ainda reclamo sobre um assunto. temos que nos mostrar mais profissionais enquanto a utilizar uma tecnologia. Sabendo exatamente oque será implementado. Para não matar uma mosca com um canhão. Apesar que gosto andar atrelado a especificação J2EE para não ter dores de cabeças…

Concordo, espero que até criem… quem sabe não teriamos outros profiles bem interessantes…

Certo, saber se é um mobile, tv microondas, geladeira é importante, na medida do possível poderíamos montar uma arquitetura toda atrelada… sendo assim se vai usar parcialmente o J2EE teriamos consciência sobre aspectos de desenvolvimentos analisados em linha de projeto.

[quote=ViniGodoy]
Lembre-se que o JEE é só um conjunto de especificações. Ele não impõe que usa aplicação use esse ou aquele frontend, embora pela importância da web, boa parte dele realmente parta do pressuposto que você irá desenvolver na nuvem.[/quote]
Rss… falou pouco, mas é a verdade pura… ao ter conciência do projeto deviamos saber qual ambiente sera devidamente hosteado ou desenvolvido sendo assim teriamos objetivos claros de qual arquitetura utilizar. muito importante isso! Claro que nem sempre o cliente saberia exemplicar um caso. Mas bom profissionais que somos. Chegamos em objetivos corretos e mais amenos.

hehe tarde demais, com a oracle o java esta limitado ao nicho corporativo mesmo.

A idéia original de que java rodaria em utensílios domésticos nunca se concretizou, e pelo visto nunca será. Java é um fracasso no frontend.