Netbeans e Java - dor de cabeça. [RESOLVIDO]

sobre alterar este código que o netbeans gera é possível sim.

mas vc tem que copiar o arquivo, com control x ou copiar,
e faça uma classe nova com o mesmo nome,

quando vc colocar, ou colar, o initcomponents, estará editável e vc pode mexer a vontade…

vivendo e aprendendo.

quando tentei fazer coisas e não foram possíveis neste layout automático, passei a tentar fazer na digitação e hoje prefiro, pois posiciono onde quero e tenho controle de onde as coisas estão, sei que se eu colocar outra, não vou estragar todo o trabalho anterior, o que as vezes acontece, nesta coisa de arrastar ‘coisas novas’ para a tela…
mas cada um,cada um.

e lhe dei a opção de IDE s mais leves também, mas acho que não é a questão, como já vimos. o JCreator é muito bom, mas tem menos recursos, como não importa algo automaticamente. vc tem que saber o que vai importar ou não vai funcionar… por exemplo. não avisa os erros durante a digitação sem compilar por exemplo, etc. mas é mais leve…

Olá, raghy!
É verdade, esse método realmente funciona. Há várias IDEs aí no mercado, mas mesmo com os problemas que o Netbeans apresenta. Eu ainda prefiro ele e o Eclipse, o mau do Eclipse é a falta de Palleta.
Temos a IDE IntelliJ também. Nunca testei.

Abraços!

[quote=davidbuzatto]

Cuidado. Usar NullLayout ou AbsolutLayout é desencorajado. O ideal é você deixar que o gerenciador configure a tela para você. O segredo para trabalhar com o Matisse (editor Swing WYSIWYG do NetBeans) é aprender a trabalhar com as âncoras que ele usa, além de usar painéis para separa os componentes.[/quote]

Usava NullLayout ha muito tempo e achava que estava abalando, controle total posicionando os componentes com as coordenadas. Até que um dia foi indispensavel pra um projeto tornar a tela redimensionavel. Só que como eram muitos redimensionamentos era inviável faze-los manualmente. Desde entao nunca mais usei Layout nulo ou absoluto.

opa . ok. bacana. fui ver o link

não sei se tú consegue me ajudar aqui…
http://www.guj.com.br/java/263772-por-som-em-arquivos-que-estejam-acoplados-ao-projeto-ou-seja-ao-jar-final

e to com outros posts em vigor aí, como jogos meus, e etc…
http://www.guj.com.br/java/263687-jogo-de-forca-e-associar-pasta-lib-ao-jar-----#1379751

http://www.guj.com.br/java/46375-classificacao-dos-usuarios-do-guj/4#1379777

valeu.

[quote=carlos.e.a][quote=davidbuzatto]

Cuidado. Usar NullLayout ou AbsolutLayout é desencorajado. O ideal é você deixar que o gerenciador configure a tela para você. O segredo para trabalhar com o Matisse (editor Swing WYSIWYG do NetBeans) é aprender a trabalhar com as âncoras que ele usa, além de usar painéis para separa os componentes.[/quote]

Usava NullLayout ha muito tempo e achava que estava abalando, controle total posicionando os componentes com as coordenadas. Até que um dia foi indispensavel pra um projeto tornar a tela redimensionavel. Só que como eram muitos redimensionamentos era inviável faze-los manualmente. Desde entao nunca mais usei Layout nulo ou absoluto.[/quote]

se entendi, vc usava o setLocation, na ‘mão’ , e isto? e isto deu problema? a tela redimensiona, mas os componentes ficam do mesmo tamanho, qual é o problema que surgiu? de fato não ‘captei’… :frowning: :roll: :lol: :shock:

Esse é o problema. Os componentes continuam do mesmo tamanho. Eu precisava que eles aumentassem pois era uma tabela que ia crescendo…Sem contar que redimensionar e as coisas continuarem do mesmo tamanho é melhor desativar logo o redimensionamento, fica muito feito.

olha eu não lembro de ter visto redimensionamento em que os componentes ou ‘objetos da tela’ enfim, também aumentam de tamanho…

de fato eles se agrupam ou se reorganizam de outra forma, mas aumentar de tamanho, não estou lembrado de ter visto. tens algum exemplo aí?
falando em layout, vc usa algum layout pronto do java, qual. de qualquer forma, ele só organiza os ‘ingredientes’ de uma forma ou outra, nao lembro de ter visto mudar de tamanho, como já disse…

ao redimensionar, pode a tabela ficar mais visível quem sabe, mas ela ficará do tamanho que foi criada, é o que conheço. é mas de fato não. agora estou testando aqui um jar que tenho vou lhe mandar. mas no null, não seria igual. enfim fiquei confuso.

Entao, na verdade os gerenciadores que nao o Null e o absolute servem mais pra isso mesmo. Redimensionamento. Por exemplo, nesse meu projeto eu tinha uma tabela com váaaarias colunas. Só que eu escondia algumas delas. Se o usuario quisesse vê-las ele ia habilitando-as. Ao colocar um gerenciador de layout eu simplesmente adicionava a coluna ta tabela e redimensionava o painel. O gerenciador se encarregava de deixar tudo do tamanho certinho com todas as colunas visiveis.

Tenta setar um outro tamanho pra um painel que tem layout nulo onde voce tem varios outros paineis dentro. Vai ficar simplesmente ridiculo.

agora não sei se o setLocation funciona dentro destes gerenciadores de layout. talvez sim, aí pode ser interessante.

porque de fato, com os gerenciadores, as vezes as coisas ainda não ficam bem onde queremos, porque existem regras ali, implicitas. por isso mandei o jar , do poker. … ele foi feito com gerenciador de layout, aquele de norte sul, leste, oeste…

mas as coisas ao meu ver podiam ter ficado um pouco diferentes. mas de fato no redimensionamento o tamanho dos componentes muda de uma forma bacana.

mas em um sistema desktop por exemplo, geralmente a tela já aparece no tamanho certo.

ou nos meus jogos, já posso abrir no tamanho certo e para nada preciso do redimensionamento , enfim…

cabem os testes. para cada caso tb. :smiley:

Pra evitar qualquer tipo de problema futuro onde seja preciso redimensionar e eu tenha que refazer o layout novamente usando um gerenciador eu inicio logo utilizando um. Basta aprender como funcionam os principais. Enfim, eu nao aconselho usar o nulo ou o absoluto.

O setLocation nao funciona corretamente em gerenciadores. A nao ser no absoluto. Dependendo do gerenciador voce consegue algo muito parecido com o setLocation.

Problemas de acentuação é pode ser codificação…sempre usei ubuntu…no inicio tive alguns problemas com acentuação. Depois que mudei a codificação dos arquivos passou a funcionar…no proprio netbeans tem a configuração…