Nullpointer em relatorio com JasperReports

Isso não ajuda muito. O ideal é você seguir algum vídeo/livro/apostila, senão, você pode se perder.

mas é aquilo que te falei… se for em um banco local , esse dataSource continua null mas funciona , gera o relatorio se o banco estiver online já não funciona

Coloca os teus códigos ai, por favor. Incluindo o jrxml.

no projeto tenho apenas o .jasper

quer toda a classe ou só os metodos em questão ?

Temos que observar todas as possibilidades.

campelo.m a dependência que me mandaste gera o relatório mas ele vem em branco

Temos que observar os erros. O log e a mensagem de erro aponta para NPE e você quer focar nas fontes?

Nao estou focando nos fonts, falei que poderia ser, se olhar atentamente solicitei para colocar o application.properties e coloquei qual a solucao do data source estar null bem aqui

tive de mudar a senha e o nome do banco por não ser meu o projeto

Gerou em branco mais ainda continua tendo o erro?

não… dessa vez não mostrou erro campelo.m , falta vir os dados :smiley:

bom… no mínimo mudou alguma coisa…
só desse erro não aparecer já me da esperança de resolver isso

Blz, :smiley:

É mesmo necessario que voce conect pelo jasper para gerar o relatorio?
Voce nao pode mandar os dados pelo back e so montar o relatorio?

eu tambem gostaria de fazer isso, mas acho que eu teria de mapear quase todo o banco para minha aplicação ele é bem grande, se não tiver que fazer isso fica mais fácil

Na verdade nao precisa disso.

Voce passa um obj pro jasper de acordo com oque voce precisa.

Esta usando hibernate ou jdbc?

Jpa

<dependency>
        <groupId>org.springframework.boot</groupId>
        <artifactId>spring-boot-starter-data-jpa</artifactId>
    </dependency>

por exemplo tenho procedures no firebird que faz todas as contas existente no relatorio e me retorna tudo pronto
mas não sei como ficaria isso direto no back, outra coisa que fico em dúvida é por exemplo tem uns campos no firebird em que ele compacta a informação em um hash para economizar espaço , não sei se isso é um empecilho

Na verdade nao, fica ate mais facil, basta voce mapear a view, fazer o select de acordo com oque voce precisa e passar o objeto pro relatorio.

mas não é uma view é uma procedure , uso ela penas para um relátorio os outros é feito "manualmente"
para fazer essas alteraçoes eu teria de tirar as queries de dentro do relatório… como ficaria mais ou menos isso

do jeito que esta entao, deve ser melhor.

Tenta olhar agora:
Caminho do banco online esta correto no application.properties?
Como é feita uma conexao pelo relatorio, existe permissão pra ta conexão