Vi esse filme no DVD mas achei regular. Não fez jus a toda a propaganda que foi feita na época. Deve ter sido bem pior do que o livro (que eu nem li).
Uma coisa que eu lembro é de que, na época, passou naquele programa da Luciana Gimenez uma matéria de um rapaz que freqüentava aquele culto da Opus Dei (o mesmo do cara albino do filme), e a mãe dele tava desesperada dizendo que tinham feito lavagem cerebral nele.
Se a prova é válida ou não, vai de cada um, só o que eu disse é que da mesma forma que Descartes “provou” o Penso, logo existo, Descartes também “provou” que existe deus. Realmente é apenas uma prova filosófica, e não é melhor nem pior do que “penso, logo existo”.
Só citei porque, como estava no meu quote anterior, o cara vem me dizer que Descartes provou que a gente existe mas ninguém provou que deus existe, sendo que o próprio Descartes fez isso. Gente que nem estuda filosofia vem discutir filosofia e aí sai besteira… só isso.
[quote=Bani]Se a prova é válida ou não, vai de cada um, só o que eu disse é que da mesma forma que Descartes “provou” o Penso, logo existo, Descartes também “provou” que existe deus. Realmente é apenas uma prova filosófica, e não é melhor nem pior do que “penso, logo existo”.
Só citei porque, como estava no meu quote anterior, o cara vem me dizer que Descartes provou que a gente existe mas ninguém provou que deus existe, sendo que o próprio Descartes fez isso. Gente que nem estuda filosofia vem discutir filosofia e aí sai besteira… só isso.[/quote]
Se a prova não é valida não prova! certo?!
O penso logo existo é uma prova valida da minha existencia, porque para pensar é necessario a existencia, seja lá o que for a existencia, mas não é possivel generalizar a existencia dos outros, pois pode ser que os outros sejam uma ilusão para mim.
Mas é apenas a minha opinião. Não acredito em Verdades Incontestáveis.
[quote=danieldestro]O que acharam do filme?
Para quem leu o livro antes, o que achou do filme?[/quote]
Mto legal, realmente há coisas estranhas nos quadros de da vinci, como nao sou religioso nao fiz criticas contra jesus nem nda, gostei mto do filme, tanto q comprei =)
Se você realmente se convence com um mero Penso, logo existo, então eu te aconselho a pegar o livro Meditações Metafísicas do Descartes e ler suas demais provas. Pois, como eu disse, provam tanto quanto. Penso, logo existo também não é minimamente científico ou histórico, como as provas que você estava citando antes. E eu não diria que é uma verdade incontestável também.
Eu achei o filme bom, mas muito fraco perto do livro. O livro é muito instrutivo, principalmente se você gosta de estudar religião. Não recomendo ver o filme antes de ler o livro. É um livro com muita ação, desde o primeiro parágrafo.
não gostei… acho que pode por ficção em qualquer coisa…
mas usar a biblia sagrada para inventar ficções completamentes sem sentidos e nexo e um absurdo!
Não podemos afirmar com 100% de certeza que tudo aquilo é ficção não…como disse, temos de ser racionais e saber que não a palavra de Deus, mas o homem podem ter corrompido informações da Bíblia sim…pois a biblia foi “montada” numa época de barbaros e do ser humano ainda muito ignorante, preconceituoso e arrogante (muito mais do que são ainda hj). Temos que tomar cuidado com as afirmações.
Eu acho que como matemática prova pra mim tem que ter um conjunto de axiomas e regras de formação, e também acho que está sendo uma total perda de tempo discutir a validade da prova filosófica na existência de Deus com pessoas que nunca leram e nem vão ler a prova.
[quote=Bani]Ai ai… fórum de Java é mesmo algo triste pra discutir lógica e filosofia, hein… hehehe
…
[/quote]
Fala sério! Vc acha que eu postei pq estou “filosofando” :lol: ? Pra mim essas discussões estão até divertidas! :lol: :lol: :lol:
Lá atrás um cara disse que “Penso logo existo” prova nossa existência, então eu quero saber o que comprova a existência de um espremedor de suco de laranja! :mrgreen:
[quote=von.juliano][quote=Bani]Ai ai… fórum de Java é mesmo algo triste pra discutir lógica e filosofia, hein… hehehe
…
[/quote]
Fala sério! Vc acha que eu postei pq estou “filosofando” :lol: ? Pra mim essas discussões estão até divertidas! :lol: :lol: :lol:
Lá atrás um cara disse que “Penso logo existo” prova nossa existência, então eu quero saber o que comprova a existência de um espremedor de suco de laranja! :mrgreen:
Falow :thumbup: [/quote]
Na verdade o Descartes também prova a existência do expremedor de suco de laranja (bom, não sei se tinha isso na época dele, mas ele prova que o resto das coisas existem também).