Eu estou pensando muito em imagens, pois elas precisam de muita velocidade. E neste caso, acho que a aritmética de ponteiros é excelente. Por exemplo, estou fazendo alguma coisa num vetor de inteiros que estou preparando para colocar num BufferedImage e imprimir na tela. Em Java eu precisaria fazer assim:
// posso fazer como uma dimensão também, mas farei com duas
int matrix[][] = new int[y][x];
int i, j;
for(i = 0; i < y; i++) {
for(j = 0; j < x; j++) {
matrix[i][j] = algumMetodoQueRetornaACor(i, j);
}
}
O problema é que, para a matriz saber onde será colocada a cor, ela tem que fazer uma operação assim: i * x + j, e, mesmo que os computadores sejam super-rápidos hoje, uma multiplicação e uma soma sempre demoram muito mais que um incremento, que seria usado nos ponteiros.
Antes de Java, C++ já fazia isso. Mas ainda tinha ponteiros 
Não entendi nem um nem outro…
Bem, descontando-se as porcentagens, o que seriam estes casos especiais… e também não entendi essa parte de distribuição, o que você se refere aí?
Isso é verdade pra qualquer linguagem, e claro não só para jogos, tem também as animações, os filmes, enfim, tudo que tenha um monte de pixels por segundo…
É por isso que eu uso BufferedImage 
Ah, sim, claro que com meus incríveis argumentos e influência não conseguirei introduzir isso no Java, e também não estou reclamando tanto… mas que podia ser melhor podia!
Falou!