O que faz de você um bom programador?

Dica: Acho melhor explicitar sim …

Kra … muito massa teu post no blog … parabéns

[quote=Guilherme Silveira]Quem já me viu programar sabe que minha comunicação durante o desenvolvimento é quase zero. Eu fecho a cara, olho pra frente e só saio quando a coisa estiver pronta.

Acho que não existe regrinha não. O bom programador de C que vai implementar código para uma esteira de produção precisa de características mto diferentes daquele programador júnior Java que vai receber um bolo de documentação e fazer papel de digitador em uma empresa de grande porte. Diferente de outras empresas onde (eu prefiro) o cara tem mais liberdade de fazer as coisas…
[/quote]

Sem dúvida ter liberdade é um ponto importante, meus primeiros projetos eu não tinha liberdade alguma, é estendível também pela experiência pouca na área que eu tinha, com o tempo demonstra mais confiança e também consegue mais liberdade para especificar e escolher. E isso é muito bom.

Pra min, um bom Programador/Desenvolvedor é aquele que sabe entender, documentar e codificar sem maiores problemas os requisitos que lhe são passados.
Sou muito verde ainda, porem tenho procurado ultimamente amadurecer muito na parte burocratica de um sistema(detalhando requisitos, fazendo atas de reuniao, planos de teste, etc…).
Na parte tecnica tambem, mas isso vem com o tempo(e com os estudo).

Dizer que um programador não se comunica quando está escrevendo código é como dizer que escrever um livro não é se comunicar. Código é escrito em última instância para outras pessoas, para ser lido. Só porque você está sozinho concentrado escrevendo um trecho de código para controlar uma subestação nuclear ou um capítulo de um livro, não quer dizer que não esteja se comunicando.

Ler e escrever também é se comunicar.