O que fazer primeiro?!

Olá, pessoal. :wink:

Tenho 29 anos, moro em São Paulo e nunca mexi com programação ou qualquer área da computação. De uns tempos pra cá venho pensando em dar uma chacoalhada e uma guinada geral: mergulhar por completo no universo da programação.

Andei lendo bastante sobre desenvolvimento para web, desenvolvimento para desktop, front-end, back-end, bancos de dados e diferentes linguagens de programação. Depois de um “mapeamento geral”, resolvi me matricular em um curso de ‘introdução à lógica de programação’ oferecido pela Impacta: começo no dia 20 deste mês e termino em meados de março.

Dentre as coisas que pesquisei até então, o que mais me interessou foi aprender Python logo após a conclusão desse meu curso de lógica de programação. Junto com isso veio também o interesse de fazer uma formação front-end para desenvolvimento web e também uma formação PHP.

O que eu gostaria de saber através das opiniões de vocês é se vale mais a pena aprender Python primeiro pra depois fazer a formação front-end e a formação PHP… ou se faço o contrário: primeiro a formação front-end (e talvez a formação PHP) pra só depois aprender Python.

Em se tratando de Python, sei que posso tentar aprender on-line, mas achei um curso presencial oferecido pela 4Linux que muito me interessou e gostaria de saber a opinião de vocês: se é um curso bacana pra fazer logo após um curso de lógica de programação, se é um curso que “conversa” com as minhas intenções expostas aí em cima, etc.

Sei que se trata de um curso introdutório… e que vou precisar complementar com muitos estudos (via Alura, por exemplo)… mas queria saber a opinião geral sobre a validade do curso em relação às minhas intenções. :slight_smile:

Segue a página do curso com o conteúdo programático:

https://www.4linux.com.br/curso/python

Agradeço muitíssimo se puderem me orientar! :+1:

Abraços!

o maior investimento que você pode fazer nesse sentido é um curso de inglês.

Não é que saber inglês vai te tornar programador, mas é que sem inglês fica realmente difícil.

1 curtida

Fala Renato, tudo certo?

Fico feliz que você tem interesse na área!

Algumas dicas:

  1. Persista, sempre. Vida de programador é lidar com erros e dificuldades o tempo inteiro. Conforme o tempo passa, você vai ganhando experiência e aprende a resolve-los mais rapidamente, mas eles sempre vão te acompanhar.

  2. Procure um mentor. Se você tiver algum amigo mais experiente com quem pode contar para tirar tuas dúvidas, aproveite. Esse forum é uma bom lugar para faze-lo, mas as vezes tua resposta pode demorar.

  3. Foque sempre nos fundamentos. Muita gente comete o pecado de correr pra aprender ferramentas que prometem fazer tudo por eles, mas não sabem o básico da linguagem que estão utilizando. Especialmente no teu caso que nunca mexeu com nada de programação/computação, estudar os fundamentos da computação é de extrema importância. O entendimento básico de conceitos como redes, processos, threads, banco de dados e afins (você vai descobrir quais são os “afins” quando estiver explorando) é de extrema importância para que você não passe dor de cabeça gratuita nem fique perdido. O ideal é que pelo menos diagnosticar aonde está mais ou menos a causa dos teu problemas, o que vai te salvar bastante tempo. Se você aprender a programar de verdade, não vai depender de linguagem de programação. A linguagem vai ser a extensão do seu corpo, como a espada é para o samurai (essa foi f*da hahahaha). Você vai aprender a utilizar uma linguagem muito rapidamente se souber os fundamentos. Claro, todas as linguagens têm suas peculiaridades que levam tempo para aprender, mas acredite, se você manjar da teoria, aprender a linguagem vai ser uma brisa. Se você não manja, vai ser um furacão.

  4. Não tenha pressa. Existe um mar de conceitos para serem compreendidos, que inicialmente parecem complicados, mas persista que no futuro tua cabeça vai dar um click e tudo vai se interconectar fazendo muito sentido. Quando você estiver estudando Python ou PHP (ou qualquer outra linguagem de programação), vão aparecer conceitos que talvez pareçam complicados por causa da falta do fundamento. Pare o que estiver fazendo e vá dar uma pesquisada básica (no Wikipedia mesmo) sobre.

Dito isso, respondendo sua pergunta: O que fazer primeiro?

Entenda lógica de programação e pratique MUITO. Eu te aconselharia a nem encostar em WEB no começo, porque envolve arquitetura distribuída (mais de um computador envolvido) e uma série de conceitos como redes, protocolos de comunicação e outros. Tem muita gente que se diz programador web e não entende conceitos extremamente importantes, só sabe usar ferramentas. Na hora que acontece um problema, fica arrancando os cabelos sem saber para onde ir. Repito: fundamentos.

Todas as vezes que você estiver tendo dificuldade para entender algum conceito, provavelmente tem alguma brecha no teu alicerce. Tente raciocinar e descobrir o que está faltando. Seja curioso e pesquise, não seja relaxado.

Python é uma linguagem extremamente interessante e simples de entender, ótima para aprender a programar. Pratique muito, muito mesmo. Não consigo me expressar sobre o quanto a prática é importante.

Tente desenvolver projetinhos pessoais. Quando você notar que está fazendo alguma tarefa meio repetitiva, tente pensar em como automatiza-la utilizando Python só para praticar mesmo. Vai que você sem querer cria uma ferramenta que te deixa rico? Lembre-se de mim! Haha

Erre, erre muito, não tenha medo de errar. O máximo que vai acontecer é você explodir o servidor do Google (brincadeira, ou não). Aprenda com os erros, entenda o motivo do erro estar acontecendo (para nunca mais esquecer) e resolva-o de forma consciente, sem copiar/colar código de maneira robótica como muita gente (mais do que você imagina) faz.

Cursos onlines em vídeo são ótimos para se introduzir em algum assunto, porém pouquíssimos vão te ensinar de verdade o fundamento por trás dos conceitos. Se você tiver tempo, leia livros de programação (a maioria dos cursos é baseado em alguma literatura. Os caras leem o livro e adaptam pra vídeo, omitindo boa parte dos conceitos). Existem livros ótimos, principalmente em inglês, que explicam minusciosamente o que acontece por trás de cada comando e o motivo de sua utilização, alem de abordar alternativas.

Como falei anteriormente, inglês. A esmagadora maioria do conteúdo de qualidade está em inglês na internet. Infelizmente tempos uma literatura bem pobre aqui no Brasil, ainda. Existem traduções de livros estrangeiros, porém elas demoram a serem feitas e geralmente são desatualizadas rapidamente. E esses cursos caríssimos que tem aqui no Brasil, geralmente tem um indiano ensinando de graça no YouTube.

Boa sorte!

1 curtida

Exatamente hahahahahahaha maioria dos cursos em português é extraido de livros estrangeiros, com exemplos mudados pra não ficar tão na cara. Mas estão certo eles, ganhando dinheiro com a falta de conhecimento alheia :stuck_out_tongue:

Saber inglês é de extrema importância não só para aprender, mas para te proporcionar oportunidades muito melhores fora (ou até mesmo dentro) do nosso país.

O pessoal reclama que as empresas pagam pouco mas não correm atrás de qualificação. Busque ser o melhor, sempre com a postura de aprendiz: humildade e vontade de aprender! Um dos primeiros passos para isso é saber inglês.

1 curtida

@pfk66, valeu pelo toque! O Inglês eu já tenho, graças! :pray:

@lvbarbosa, muitíssimo obrigado pela tua atenção e por me responder de forma tão bacana!

Então é isso: terminando o curso de introdução à lógica de programação, vou atrás de livros e conteúdo online em Inglês sobre Python. Dar uma boa mergulhada em tudo sobre Python, lógica de programação e demais fundamentos.

Depois disso eu vejo onde a onda me leva.

Valeu pelas dicas e demais orientações! :wink: