Padrão de envio de mensagens e-commerce

[quote=“pcalcado”]Outra coisa: nem você nem ninguem aqui sabe como é o
ambiente dele, qauntos adminsitradores existem, sequer qual a verdadeira
função da aplicação.[/quote]

Minha aplicação é algo simples…o cliente entra no site, compra uma coisa
que deve ser entregue no mesmo dia, em no máximo 1 hora após o pedido.
Tenho um modulo central que resolve todas as lógicas de negócio da
aplicação, e mais outros 2 módulos. Um do próprio e-commerce para a
realização da compra, e outro para o controle administrativo e processo dos
pedidos. Todos os módulos ficarão no mesmo servidor.
Tanto o cliente que compra, quanto o administrador de processo dos pedidos
acessarão a aplicação remotamente, mas os módulos são locais entre si.

acho que vc esta igual ao Lipe… Nao sabe a diferença entre cliente e servidor… qualquer dia alguem te explica…

Faz o seguinte… Roda o Oracle 9i no seu desktop ( eu disse Desktop… nao me venha com churumelas…) e faça 200mil Transações por segundo…

Ai, vc vai ver a diferença entre bananas e alfaces…

Olá

Borges, sem flames, simples é lindo. Geralmente é a melhor solução.

Apesar do Alexandre não ter explicitado isto, quase todos nós acreditamos que a dúvida dele NÃO seja sobre troca de mensagens em redes locais que isto é facil de fazer até mesmo usando shell script.

O simples neste caso parece ser o pedido chegar com rapidez e segurança do outro lado remoto. Neste caso as alternativas simples são escrever todo o controle transacional como citei ou usar mensagens assíncronas com messages queues. O conteúdo das mensagens pode ser csv, xml ou o próprio objeto.

PS: Não consigo imaginar JSP como coisa tão simples assim, principalmente aqueles que acessam bases de dados.

[]s
Luca

Olá

[quote=“Alexandre”]Todos os módulos ficarão no mesmo servidor.
[i][/quote]

Tudo o que falei virou bullshit!

<Editado>Alexandre, vc ficou me devendo esta. Na proxima vez explique logo seu ambiente para não fazer perder tempo.</Editado>

[]s
Luca

[quote=“rborges”]acho que vc esta igual ao Lipe… Nao sabe a diferença entre cliente e servidor… qualquer dia alguem te explica…
[/quote]

Wow… that hurts…

[quote=“rborges”]
Faz o seguinte… Roda o Oracle 9i no seu desktop ( eu disse Desktop… nao me venha com churumelas…) e faça 200mil Transações por segundo…
Ai, vc vai ver a diferença entre bananas e alfaces…[/quote]

Segundo tudo que já li na vida, bananas e alfaces, enquanto processos no SO, rodam e consomem recursos. A quantidade é outro papo, processos são processos.

Como citei acima, você disse que tanto faz se é um browser [detalhe: você não sabe nem qual browser é ;)] ou um aplicativo em Java, com JVM e tudo, são processos. Se um consome mais que outro, se tem mais recursos, se qualquer coisa, não importa.

Pouco me importa quantas requisições seu Oracle faz por minuto, ele não deixa de ser um processo por causa disso. Nem o browser. Nem a JVM. Nem o HSQLDB.

Por favor, não se esconda atrás de ataques pessoais. Após algum tempo já me acostumei com isso, não vai surtir o efeito que vc quer.

[]s

Que tal usar ActiveMQ com clientes acessando as filas via REST ou streamlets?

Xique no urtimo! :smiley:

Eh uma das solucoes mais “bacaninhas” e “moderninhas” que tem, e alem de tudo eh super simples de fazer, usar e manter. Melhor que isso soh doce de leite com coco.

Quanto ao resto do flame, voces nao tem vergonha, nao? :evil:

Tive lendo algo a respeito de JMS e conversando com o CV e decidi optar por
usar ActiveMQ, mas ao mesmo tempo persistindo os pedidos em banco,
assim posso obter os pedidos da mensagem em tempo curto, e para outros
tipos de consultas, para fins de relatórios com estatísticas e afins, pego do
banco.

Muito obrigado pessoal pela ajuda, e me desculpe se meu post gerou algum
atrito.

Abraço!