É caros amigos WEB developers cs tem que se conformar. É quer demais usar WEB pra todo tipo de atividade. Existe muita discordia em torno desse assunto mas minha opnião pessoal é, WEB só quando for pra net mesmo, soluções locais em WEB até se arrisca uma coisa ou duas mas querer enfiar WEB em tudo que é lugar axo q já é querer demais. É preciso reconhecer que WEB jamais vai poder substituir em 100% as aplicações locais(desktop). Daqui a pouco a galera vai querer fazer editores de texto robustos, softwares para edição de imagens, softwares CAD, sistemas operacionais :shock:, tudo em WEB.
Concordo! Mas a tendência é essa. Chrome OS que o diga.
Miguxo,
vc axar (com X) é uma coisa. Agora, pra vc ter bons motivos técnicos que justifiquem a escolha de uma arquitetura desktop em detrimento de uma arquitetura Web para sistemas ECF já são outros 500.
Dê uma estuda em conceitos como “Cloud Computing” e “SaaS” para ver onde o mundo vai parar em um curto espaço de tempo.
André Fernando Salvati
[quote]
Dê uma estuda em conceitos como “Cloud Computing” e “SaaS” para ver onde o mundo vai parar em um curto espaço de tempo[/quote]
bem lembrado, andre_salvati.
voltando a falar um do paf-ecf. não encontrei nenhuma clausula, paragrafo ou alínea CONVÊNIO ICMS que diga explicitamente que o PAF-ECF tem que
ser exclusivamente desktop.
é tecnicamente viavel, afinal o paf-ecf pode ser web porem funcionar localmente. sabemos disso…
então eu permaneço com a pulga atrás da orelha, será que é realmente possível homologar um sistema web?
Alguém já utilizou impressora Bematech com Ubuntu?
Acho que essas impressoras fiscais não funcionam como as outras né. Tipo, imprimir uma página do word ou página de um site …
Tenho um objeto venda, que contém os dados da venda e tal, mas nem sei como vou realizar a impressão.
Olá para todos !
Também estou iniciando o desenvolvimento do PAF-ECF e … nossa, ainda estou bem perdido.
Será que alguém poderia me ajudar com a seguinte dúvida: trabalho no departamento de informatica interno de uma empresa atacadista de roupas (central/matriz). Desenvolvemos internamente o programa PDV/TEF-Discado (só tem a parte de vendas mesmo, não existe um SG) para todas as nossas lojas de filiais. Atualmente, no final do dia, todas as lojas de filiais enviam as informações do movimento aqui para a matriz e fazemos todo o controle de estoque aqui na central mesmo. Bom … com o PAF-ECF, existe alguma maneira de continuar fazendo desta mesma maneira ?
Obrigado!
Eles não querem sistemas que só rodem via redo ou mesmo web, para naõ ter desculpa de naõ estar emitido cupom por que caiu o servidor ou a internet.
Eles querem minimizar ao maximo a desculpas para não emitir cupom na hora da venda.
Alguem ai poderia me ajudar com a aprte de criptografia ???
Não entendi nada daquela parte que fala como criar a assintaura digital
E tambem não sei o que vai dentro do arquivo XML.
Obrigado
João Luis
[quote=joaogueiral]Eles não querem sistemas que só rodem via redo ou mesmo web, para naõ ter desculpa de naõ estar emitido cupom por que caiu o servidor ou a internet. Eles querem minimizar ao maximo a desculpas para não emitir cupom na hora da venda.
[/quote]
O mesmo problema ocorre com a NFe. Só que se o cara estiver desconectado, ele pode imprimir em papel moeda como contingência.
Só não entendo pq problemas iguais implicam em soluções diferentes (coisas do Brasil, lobby de grandes fornecedores!?!?).
Na verdade, acho que a tendência é a de que os cupons fiscais (do varejo) acabem seguindo o modelo da NFe (do atacado e indústria). Aí sim, será possível trabalhar na Web, sem essa pentelhação de PDV desconectado.
A Web será a grande fornecedora das soluções para negócios do futuro. Resistir é inútil.
André Fernando Salvati
INFORMAÇÃO RAPIDO: Bom eu gostaria de saber se é necessario ter alguma certificação ou licença para desenvolver um sistema PDV com tudo que tenha direito?
Novidades sobre esse assunto…
?O novo Sistema Autenticador e Transmissor de CF-e (Cupons Fiscais eletrônicos), conhecido por Sat Fiscal, será obrigatório a partir do fim deste ano. O equipamento foi desenvolvido pela Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) para documentar de forma eletrônica as operações comerciais dos contribuintes varejistas. Em entrevista ao CRC SP Online, o diretor adjunto de Arrecadação Tributária da Sefaz-SP, Edson Kondo, explicou que o Fisco está finalizando estudo sobre as especificações técnicas do equipamento para iniciar o processo de cadastramento dos fabricantes.
http://www.robertodiasduarte.com.br/empresas-paulistas-participam-do-projeto-piloto-do-sat-fiscal/
André Fernando Salvati
Com relação a controle de estoques e afins:
A empresa que trabalho foi homologada PAF-ECF ano passado e este ano. Geralmente quem emite cupom fiscal é atacadista/varegista. Ou seja, se você levou uma bolacha ou uma caixa de cerveja até o caixa, é pq tem estoque, então não precisa fazer este tipo de validação na frente de caixa.
No fim do dia, ou durante a troca dos operadores, faz-se uma atualização à base de dados central, atualizando o estoque real e o inverso, atualizando preços e promoções no banco local. O mais comum é este sistema local não cadastrar nada mais que as vendas realizadas.
Com relação à rodar local: somente sistemas para controle de venda de bilhetes de viagem é que estão isentos desta restrição (não sei o motivo…). O restante, eles fazem o clássico teste, “tira o cabo de rede… emite um cupom… beleza…”. E pelo que li na lei, basta que o sistema rode local, não menciona ser somente desktop. Alias, esta também é uma exigência para quem trabalha com TEF. Pelo menos no setor atacado/varejo.
Outra coisa importante é: somente o sistema que se comunica com o ECF precisa ser homologado, porém com uma resalva: se existe um outro software que emite pré-vendas ou orçamentos/pedidos (os chamados DAVs) que são utilizados pelo sistema que se comunica com o ECF, o emissor de pré-vendas também deve ser homologado.
A minha dica: deixem a parte de frente de caixa o mais isolado o possível, pois assim é mais de ser homologado.
Agora um questionamento: um sistema WEB conseque ter total controle do ECF? Verificar status, tratar os erros do ECF corretamente, etc?
Abraços
Vem ai o cupom fiscal eletrônico:
[quote=marvinla]Com relação a controle de estoques e afins:
A empresa que trabalho foi homologada PAF-ECF ano passado e este ano. Geralmente quem emite cupom fiscal é atacadista/varegista. Ou seja, se você levou uma bolacha ou uma caixa de cerveja até o caixa, é pq tem estoque, então não precisa fazer este tipo de validação na frente de caixa.
No fim do dia, ou durante a troca dos operadores, faz-se uma atualização à base de dados central, atualizando o estoque real e o inverso, atualizando preços e promoções no banco local. O mais comum é este sistema local não cadastrar nada mais que as vendas realizadas.
Com relação à rodar local: somente sistemas para controle de venda de bilhetes de viagem é que estão isentos desta restrição (não sei o motivo…). O restante, eles fazem o clássico teste, “tira o cabo de rede… emite um cupom… beleza…”. E pelo que li na lei, basta que o sistema rode local, não menciona ser somente desktop. Alias, esta também é uma exigência para quem trabalha com TEF. Pelo menos no setor atacado/varejo.
Outra coisa importante é: somente o sistema que se comunica com o ECF precisa ser homologado, porém com uma resalva: se existe um outro software que emite pré-vendas ou orçamentos/pedidos (os chamados DAVs) que são utilizados pelo sistema que se comunica com o ECF, o emissor de pré-vendas também deve ser homologado.
A minha dica: deixem a parte de frente de caixa o mais isolado o possível, pois assim é mais de ser homologado.
Agora um questionamento: um sistema WEB conseque ter total controle do ECF? Verificar status, tratar os erros do ECF corretamente, etc?
Abraços[/quote]
Um sistema Web é meio vago, mas sim…se o cenario exigir nao existe nenhum problema em implementar frente de loja WEB, so ira aumentar a complexidade