Prezados,
"Olá Cleber. Primeiramente, evite trazer a tona tópicos antigos, principalmente para inflamar discussões já mortas. "
Eu sei como funciona um fórum ou uma lista de discussão, devemos ser diretos e objetivos.
Mas creio que ‘inflamar discussões já mortas’ é salutar.
Ou vc. acha que tudo que foi discutido no passado é finalizado por conta do tempo que foi discutido e das respostas dadas na época?
Se vc. acha que a resposta da pergunta é sim, então até hoje vc. deve achar que a terra não é redonda.
Por favor, me desculpe por voltar a um ‘tópico antigo’ e não focar no que foi a origem deste tópico. Mas o que foi primordial para postar neste fórum, foram os comentários a seguir:
" [b] Pois é, a cada dia surgem mais e mais frameworks , tecnologias novas… E devemos dar manutenção em sistemas ASP, VBzão, Power Builder…
Parece que o que a gente estuda de mais moderno não serve!
Acho que deveria existir uma disciplina nas faculdades de "Paleontologia de Software", para estudar as linguagens de dinossauro que a gente precisa mexer ainda...
Falou tudo… Ô bando de linguagem jurássica que temos que mexer ainda. Pick, D3, VB6… Triste! hehe
Mas ainda bem que veio o VB.NET, e estão migrando o sistema de VBzão jurássico pro .NET… Vai ser muito melhor de trabalhar -"
[/b]
Sinceramente eu tenho pena dessas pessoas que escreveram os textos acima. Falam do que não sabem, tem medo do que não conhecem e acham que a faculdade tem que ensinar tudo que existe no mercado.
Vou ser ‘curto e grosso’: Programador é programador em qualquer ambiente e em qualquer ‘idioma’. Se não conhece a ‘linguagem’ e o ambiente, aprende em pouco tempo. Se não aprender então não é programador.
Quem tem o dom de criar um código fonte em Basic, tem que ter o dom de criar em PHP, JAVA, C e etc…
Não existe o programador em Java, existe o programador.
“…Ô bando de linguagem jurássica que temos que mexer ainda. Pick, D3, VB6… Triste! hehe…”
Eu critico muitas coisas, mas se eu vou criticar algo, eu tenho que ter conhecimento do que estou criticando.
O cara fala que Pick e D3 é ‘linguagem jurássica’. Pick e D3 nunca foram linguagem de programação. Temos Pick e D3 que são sistemas operacionais, gerenciador de banco de dados e etc…
Pergunto ao cara que falou que D3 e Pick são linguagens de programação, se ele sabe do que está falando?
Vc. Falou:
"O VB surgiu inicialmente com a proposta de ser uma linguagem para quem não sabia programar, e isso efetivamente atraiu desenvolvedores ruins. A premissa é que tudo teria que ser “fácil”, não é à toa que misturaram elementos de linguagens de script numa linguagem formal. Na minha opinião, foi um tiro que saiu pela culatra, a prova é que, com os anos, foram criados comandos para desfazer funcionalidades (como “OPTION EXPLICIT”), e que o VB.Net não usa mais essa filosofia. "
Não existe linguagem para quem não sabe programar, copiar e colar qualquer pessoa faz. Programador que é programador faz na ‘mão’.
Não foi minha intensão criticar vc. e as ferramentas que vc. usa. Eu uso coisas ‘piores’ que vc. nem imagina.
Só quero falar o óbvio, fale mal do que vc. conhece e fale bem do que vc. conhece. Como o cara fala mal do D3 e do Pick sem saber o que é?
Podemos falar mal ou bem daquilo que conhecemos.
Estava pretendendo acabar este e-mail quando vi o seguinte:
"Sem falar, que código jurássico gera um grande problema: não existe gente qualificada para mante-lo. Não é à toa que os bancos tiveram que contratar idosos para correção do bug do milênio e iniciaram eles mesmos parceirias com universidades para ensinar Cobol. Ses profissionais estavam se aposentando, e não havia gente para substituí-los. "
Eu li o paragrafo anterior e não acreditei no que eu li. Foi um ‘programador’ que escreveu isso?
O cara escreveu:
“Sem falar, que código jurássico gera um grande problema: não existe gente qualificada para mante-lo…”
Então ele denegriu ele mesmo, como já falei antes: Programador que é programador faz programa em qualquer ambiente e em qualquer linguagem.
Vou falar o óbvio, mas acho que esse pessoal limitado a uma ferramenta moderna não deve entender. Então vou ser bem simplista:
Programador de computador não tem sexo, não tem idade, não tem formação especifica. Programador é programador e proto. O velho programador de Cobol pode programar em Java e o jovem programador de Java pode e deve saber programar em Cobol.
E tem mais, o cara escreveu o seguinte:
"Não é à toa que os bancos tiveram que contratar idosos para correção do bug do milênio e iniciaram eles mesmos parceirias com universidades para ensinar Cobol. Ses profissionais estavam se aposentando, e não havia gente para substituí-los. "
Em primeiro lugar eu gostaria de falar que não sou idoso, que tenho 40 anos e sou programador autoditada em qualquer ‘linguagem’ que vc. me apresentar. Se eu não tiver conhecimento da ferramenta apresentada, me dê apenas umas 72 horas, que eu aprendo a linguagem que vc. quiser.
Então, como eu não sou idoso não estou aqui protegendo os idosos. kkkkkk
Estou apenas com vergonha do que o cara escreveu.:
“… bancos tiveram que contratar idosos para correção do bug do milênio…”
Ou, era melhor o cara escrever… "O Bug do milênio chegou e eu consegui arrumar alguns códigos pq eu sou programador e me adapto a qualquer ‘ambiente’… "
O mesmo cara escreveu:
“…Sinceramente, eu considero trabalhar exclusivamente com uma linguagem antiga um assassinato profissional. Você deixa de ter conhecimento em tecnologias novas e ficará obsoleto rapidamente para o mercado de trabalho geral. Isso te prende a empresa e você fica obrigado a manter-se no emprego, goste dele ou não.”
Então ele está muito fraco, pq não ajudou o tio a arrumar o bug do milênio? Ele poderia colocar no seu C.V.: Programador de muitas coisas modernas e ajudei arrumar o bug do milênio.
Outra coisa que eu li aqui no forum nesta discussão:
“Sinceramente, eu considero trabalhar exclusivamente com uma linguagem antiga um assassinato profissional…”
Então pq ele. não ajudou o tio a arrumar o bug do milênio? Vou repetir o que já falei mas de uma maneira mais obvia para que ele. entenda.
Programador velho ou novo tem que ser profissional, respeitar os colegas e saber programar. Java, Cobol, PHP, PickBasic é tudo a mesma coisa… Programador que é programador sabe XYZ e pode aprender HJI.
t+
Cleber