é o road map iria ajudar bastante…
tbm li o Java Web Services: Up and Running e não gostei, comprei o http://www.amazon.com/J2EE-Web-Services-SOAP-JAX-RPC/dp/0321146182/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1348682111&sr=8-1&keywords=webservices+j2ee
mas ainda não chegou…
[quote=Flavio Luiz]é o road map iria ajudar bastante…
tbm li o Java Web Services: Up and Running e não gostei, comprei o http://www.amazon.com/J2EE-Web-Services-SOAP-JAX-RPC/dp/0321146182/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1348682111&sr=8-1&keywords=webservices+j2ee
mas ainda não chegou…[/quote]
Opinião sincera? Você vai ler um livro já defasado… notou que esse livro é de 2003? Em 2003, o padrão para desenvolvimento de web services em Java era o JAX-RPC. Hoje, o padrão é JAX-WS - e todos os Application Servers utilizados hoje são aderentes ao JAX-WS. Acho que não vale mais a pena ler nada baseado em JAX-RPC.
[]'s
sim sim, eu notei isso Alexandre. Mas ainda assim acho que é interessante…
vc terial algum outro material para sugerir ?
Bom… obviamente, o meu =)
Mas, falando sério… não me vem nada à cabeça que sirva como bom material. Os melhores materiais que encontrei sobre web services, minha vida inteira, foram em blogs - por mais incrível que possa parecer.
Os blogs da IBM, por exemplo, contêm alguns materiais teóricos excelentes sobre o assunto. No mais, a documentação do JAX-WS + JAXB devem dar um bom apoio.
[]'s
Pessoal,
O Whizlabs deve lançar uma nova versão do simulado para a prova de webservices do JEE 6.
Aqueles que registrarem seu email no link abaixo, SEGUNDO ELES, terão 50% de desconto para aquisição do simulado. Segue o link: https://www.whizlabs.com/ocejwsd/ocejwsd-6-mock-exams.html.
[quote=w1lson]Pessoal,
O Whizlabs deve lançar uma nova versão do simulado para a prova de webservices do JEE 6.
Aqueles que registrarem seu email no link abaixo, SEGUNDO ELES, terão 50% de desconto para aquisição do simulado. Segue o link: https://www.whizlabs.com/ocejwsd/ocejwsd-6-mock-exams.html.[/quote]
Faz é tempo que eu me registrei mas eles não lançam. =[
[quote=Alexandre Saudate]Paulo, curiosidade…
Estava lendo os objetivos e reparei que, em ponto algum, são mencionados serviços contract-first. É isso mesmo?
Nota: não estou falando da seção 1.1, que fala de desenvolvimento de artefatos a partir do WSDL, mas sim, de criar o próprio provedor do serviço a partir do contrato.
Outra coisa, também notei (pelo link passado), que a segurança a que ele se refere é autenticação HTTP Basic, é isso mesmo? Em algum ponto é mencionado WS-Security + JAAS, ou coisa do tipo?
[]'s[/quote]
Oi Alexandre, então cara no enunciado você não vai encontrar toda o assunto cobrado no exame. Eu mesmo reprovei pq não estudei muita coisa que caiu na primeira vez que fiz o exame. Pelo seguinte motivo.
Os conceitos relacionados com contract-first foi cobrado dentro do topico de melhores práticas de desenvolvimento de web services, alias boas práticas foi bem cobrado.
Outros assuntos não consta no enunciado do exame, muito por estarem inclusos no tópico sobre o Projeto Metro, pois 80% do exame fala-se muito no projeto metro.
Como o metro project é uma referencia para o exame, WS-I e familia são subtópicos de metro project. Como WS-I (Integration), WS-Security etc…
Os topicos de segurança como assinatura e certificado digital, token profile, ssl, http basic etc, estão dentro de WS-Security(óbvio) e dentro de metro project.
Eu reprovei no exame por achar que tinha estudado tudo, mas depois que reprovei, guardei na memoria os que eu nao sabia na hora da prova.
WS-Security (massante na prova), Melhores práticas (massante), Deploy de web services, WS-Adressing, As APIs Sax, StAX, DOM e o JaxB, Marshall e Unmarshall etc…
Comprei outro material e também pesquisei mais a fundo sobre esses assuntos.
Fui na fissura e passei na segunda tentativa.
Mas fica a dica a todos! Cuidado, o conteúdo cobrado no exame é bem maior que o enunciado!
Abç
Atenção!
Meu material de estudo!
Boa sorte a todos!
http://www.4shared.com/folder/S1JWIS4-/jee6_web_services.html
Abraço
Paulo, Parabéns pela sua certificação e por compartilhar com a comunidade sua experiência. Quanto ao livro do Alexandre, eu e outros companheiros de trabalho estamos aguardando a publicação final e impressa, muito bom saber que você está finalizando.
Paulo,
fora esses materiais eletrônicos que você disponibilizou, você chegou a ler algum material físico? Ainda tenho preferencia de por leitura em livros físicos do que virtuais.
Olá amigo, esse é todo meu material.
Li também 1 livro fisico, Java Up and running da O’Reily.
mas com esse material pude estudar de tudo.
fallow
Valeu pelo material! Vai ser útil pelo menos pra ter uma noção do que precisa ser estudado.
Parabens! Belo score
Score maravilhoso! O material disponibilizado é muito bom. Valeu.
Hehe, legal demais 100% no Score!!!Parabéns!!!
[quote=paulo1911]Fiz os simulados do Epractize Labs e alguns testes espalhados na web.
Deu certo![/quote]
Parabéns. Fico feliz em saber do nosso software útil para a sua preparação.
Amigo, obrigado por compartilhar a experiência e o material que usou.
Eu estou me preparando para mas ainda leverá um tempo pra prestar o exame, então até lá gostaria de tirar algumas dúvidas, pode me ajudar por favor?
Estava lendo aquele livro Rest in Practice do seu material, mas ele não é voltado a WS em Java e sim WS em geral. Conteúdos como “cacheamento”, Multimedia, ATOM, e outros mais abordados neste livro foram cobrados no exame??? Pois estou considerando deixar a leitura para depois do exame já que achei o conteúdo mto bom, mas neste momento pegar um livro de REST focado em Java mesmo.
Uma outra dúvida, não sei nada de EJB, porém isso não foi nenhum problema pra conseguir a certificação de Web Component Developer, ví no site o que precisava saber de EJB pro exame e estudei só o que precisava. EJB é muito cobrado neste exame de Web Service Developer?
Obrigado!
Ola satchii,
Então, O livro Rest me ajudou a entender melhor as melhores praticas e alguns conceitos que no livro Java Web services não entendi.
Não é necessário entender EJB a fundo para o exame, porém você precisa saber o básico para saber de forma correta como implantar o web service, contexto da aplicação, a questão de segurança propagada pelo container, servlet container é diferente de application server EJB tratamento de exceptions etc.
Mas no mais WSDL, MTOM, ADRESSING melhores práticas e Segurança tem que estar claro no seu entendimento, isso é muito cobrado na prova. MAs a prova não é nehum bicho de sete cabeças.
fica a dica.
[quote=satchii]…
mas neste momento pegar um livro de REST focado em Java mesmo.
…
[/quote]
Opa, logo logo terei boas notícias para compartilhar com o pessoal daqui do fórum, nesse sentido
[]'s