Perguntas sobre MVC Desktop! Existe solução? (+ MVP,MVC WEB,Observer e Exception's)

[quote=rderoci]Olá pessoal, sou novo aqui e estou cheio de dúvidas… Já lí boa parte do Tópico mas as dúvidas persistem, são elas:

Quanto ao Fluxo do MVC e MVP:

MVC:

1. O Controller recebe ações do usuário, nunca a view?
  2. O Controller apenas delega o eventos recebidos da View atualizando o Modelo?
  3. Quem notifica a view das mudanças realizadas no Model pelo Controller: O controller? Através do Observer? Ou pelos dois, dependendo de algo que eu não sei? rs
  4. O Controller fala com a visão?

MVP:

1. A View é quem recebe ações do usuário, nunca o Presenter?
  2. A view notifica o Presenter que delega a atualização/consulta ao Model?
  3. Quem notifica a view das mudanças realizadas no Model pelo Presenter: O Presenter? Através do Observer? Ou pelos dois, dependendo de algo que eu não sei? rs
  4. O presenter fala com a visão?

Queria saber o processo de cada um deles, assim conseguiria entender mais dos dois e conseguiria tirar uma outra dúvida, qual a diferença entre os 2?

Valeu;[/quote]

O Pedro já respondeu , mas eu queria apenas emendar o seguinte. “Oficialmente” é a View que recebe os eventos do usuário como os cliques e aperto de teclas.
Esses eventos são enviados ao controlador (no mvc) e ele decide o que fazer ( por isso que é o controlador) em relação ao modelo. Ou seja, se deve mudar ou não o modelo.
Por exemplo, quando vc usa um TextField e aperta uma letra a view recebe esse evento e o repassa ao controlador, o controlador então decide passar isso ao modelo (a classe Documet)
O modelo então se atualiza, ou não e se sim, envia um evento. A view recebe esse evento e se re-renderiza para mostrar a letra. VEja que ela não mostra a letra até que o modelo o diga.

No mvp é semelhante, a view recebe os eventos de clique e aperto de teclas, mas agora ela vai transformar isso em gestos. Gestos são eventos que significam algumas coisa especial como salvar, sair, gravar, recarregar, imprimir, etc… e passa esses gestos ao Presenter. A view do mvp é mais inteligente que a do mvc. Ela sabe traduzir cliques “puros” em eventos com significado.
O presenter então responde a esses eventos sem ter que os intrepretar.

a diferença é que o MVC é usado para coisa baixo nivel e por isso é excelente para criar o cliente gráfico ( andar cliente) Mas o cliente é burro. Ele sabe que tem que reagir mas não sabe ao quê está reagindo. O MVP é mais alto nivel ( andar apresentação). O V do mvp pode conter toda uma estrutura sofisticada que pode incluir o MVC inteiro. É isso que vc faz quando usa swing. Vc cria o cliente swing e amarra algumas coisas, o resto vc deixa para outro alguem decidir. Mas todo o cliente swing é a sua view, o decisor é o Presenter. ( Veja, camada de apresentação => presenter)

É importante ter a noção que é a view que recebe os eventos do usuário. É ela que sabe destingir um clique em um butão de um clique numa imagem ou de apertar uma tecla. O fato de ser o controlador ou o presenter a decidir o que fazer, não tira o mérito de ser a view o unico elo de ligação que o usuário tem. A view é o que ele “vê” e ele só vê a view. Digo “vê” por que na realidade a placa de som tb faz parte da view :slight_smile: não apenas a tela.

Olá rapazes…

Alguém sabe como corrigir o aviso ao clonar os Listener’s? “uses unchecked or unsafe operations” :cry:
Ao que parece é um erro de tipagem do ArrayList. É justamente a implementação do pattern Observer.

public class ModeloEvent extends java.util.EventObject {
       public ModeloEvent(Object source) {
         super(source);
      }
   }
    public interface ModeloListener extends java.util.EventListener {
       void atualizar(ModeloEvent e);
   }
   import java.util.*;

public class Modelo {

private Collection <ModeloListener> modeloListeners = new ArrayList<ModeloListener>();

public void cadastrar() {
         this.notificar();
      }

public synchronized void addModeloListener(ModeloListener ml) {
         if(!modeloListeners.contains(ml)) {
            modeloListeners.add(ml);
         }
      }

public synchronized void removeModeloListener(ModeloListener ml) {
         modeloListeners.remove(ml);
      }

private void notificar() {
         Collection <ModeloListener> ml;
         ModeloEvent evento = new ModeloEvent(this);

synchronized (this) {
            ml = (Collection)(((ArrayList) modeloListeners).clone()); // Será aqui o problema??
         }

for (ModeloListener m : ml) {
            m.atualizar(evento);
         }
      }
   }

Obrigada :smiley:

[quote=ingridfarabulini]Olá rapazes…

Alguém sabe como corrigir o aviso ao clonar os Listener’s? “uses unchecked or unsafe operations” :cry:
Ao que parece é um erro de tipagem do ArrayList. É justamente a implementação do pattern Observer.

[/quote]

Primeira coisa, não use java.util.EventListener nem java.util.EventObject
Segunda coisa, não use clone.
Terceiro, não precisa ficar copiando a coleção que detem os listeners.
Isso é simplesmente inutil.

A coleção certa para manter os listeners é CopyOnWriteArraySet.
Sendo um Set só uma copia de cada listerns srá registrado. Isso é bom, porque impede que o listerer seja avisado duas vezes do mesmo evento
Por outro ladd esta lista deixa que haja iteração ao mesmo tempo que ha adição e remoção de itens, o que é ideal se, por acaso, algum listener for associado enquando
o loop de disparo do evento estiver corrento. ISto é rarissimo já que a amarração de listeners acontece numa fase de preparação anterior ao real funcionamento, mas
nunca é demais prevenir.

Dê uma olhada numa forma “simples” de trabalhar com eventos.

Gente, parece que até que enfim estou entendendo melhor MVP e MVC . Obrigado a todos :wink:

Ainda tenho uma dúvida: No caso do MVP é o presenter que cria a view e define seu conteúdo? Qual a vantagem disso em uma aplicação desktop?

Digo isso porque estou implementando algo para desktop e pensei em algo como a imagem em anexo. Nesse caso, o presenter criaria a view, mas não definiria seu conteúdo explicitamente em algo como: view.setNome() Ao invés disso se comunicaria com a mesma através do model correspondente. O que vocês acham? Me desculpem pela qualidade da imagem, não sei se dá pra entender a idéia.

Fala rylphs.

Sim, o Presenter instancia a visão e o modelo.

Já em relação a imagem, parece estar bem diferente daquilo que pede o padrão, não?
O Presenter falando diretamente com negócios está estranho. E o modelo da Camada de Apresentação?
Se quer fazer binding direto, esqueça o MVP e MVC e siga o Autonomous view.

Mas acredito que esse link vai te ajudar bastante: http://www.guj.com.br/posts/list/128303.java#795528

Abraço. :wink: Poste suas perguntas sem medo de ser feliz!

[quote=rylphs]Gente, parece que até que enfim estou entendendo melhor MVP e MVC . Obrigado a todos :wink:

Ainda tenho uma dúvida: No caso do MVP é o presenter que cria a view e define seu conteúdo? Qual a vantagem disso em uma aplicação desktop?
[/quote]

Não é o presenter que instancia a view. É uma outra classe que não pertence ao MVP, por exemplo a classe onde fica o main.
Esta classe instancia o view, o presenter e o model e os amarra corretamente (faz set ou passa no construtor).
Se usar um motor de injeção é mais facil ainda.

A vantagem é que vc pode sofisiticar a sua view o quanto quiser. pode por exemplo mudar de swing para javafx sem mudar o presenter ou o model.

[quote]
Digo isso porque estou implementando algo para desktop e pensei em algo como a imagem em anexo. Nesse caso, o presenter criaria a view, mas não definiria seu conteúdo explicitamente em algo como: view.setNome() Ao invés disso se comunicaria com a mesma através do model correspondente. O que vocês acham? Me desculpem pela qualidade da imagem, não sei se dá pra entender a idéia.[/quote]

não existe um model que é passado entre a view e o presenter. Existem diferentes beans que são passados. Mas eles não são o M do MVP.

[quote=pedromuyala]Fala rylphs.

Sim, o Presenter instancia a visão e o modelo.

Já em relação a imagem, parece estar bem diferente daquilo que pede o padrão, não?
O Presenter falando diretamente com negócios está estranho. E o modelo da Camada de Apresentação?
Se quer fazer binding direto, esqueça o MVP e MVC e siga o Autonomous view.

Mas acredito que esse link vai te ajudar bastante: http://www.guj.com.br/posts/list/128303.java#795528

Abraço. :wink: Poste suas perguntas sem medo de ser feliz![/quote]

Desculpe, pedro, acho que baguncei um pouco as coisas. O modelo da camada de apresentação seria somente um bean que seria passado pro presenter. O presenter faria a tradução desse bean para o modelo de negócios e vice-versa. O que chamei de business seria algum modelo da camada de negócios (deveria ter colocado “business model”). Como é o presenter que instancia o modeo (pelo menos era o que eu achava até o post do sergiotaborda), inevitavelmente ele teria que se comunicar diretamente com o modelo da camada de negócios. Não é isso? Vou dar uma olhada no “autonomous view” também. Brigadão!

[quote=sergiotaborda]Não é o presenter que instancia a view. É uma outra classe que não pertence ao MVP, por exemplo a classe onde fica o main.
Esta classe instancia o view, o presenter e o model e os amarra corretamente (faz set ou passa no construtor).[/quote]

Eu pensava que o main seria um presenter, ou pelo menos um controller. Nesse caso o main instanciaria todas as views, presenters e models? Não ficaria pouco coeso?
De qualquer forma o presenter não tem que conhecer a view? Não é ele que vai chamar os gets e sets da mesma? Da mesma forma com o model. Ele não teria que conhecer os métodos do model? Então porque não deixar a instanciação por conta do presenter, cada presenter instanciando a view e model que lhe cabe?

Desculpe a minha ignorância, mas o que seria um “motor de injeção”? [tosco on] Alguma máquina a trabalho do ministério da saúde? :smiley: [tosco off]

Me desculpa se estou falando besteira. Só estou tentando entender melhor as coisas. Obrigado!

Não. O problema não é coesão, é acoplamento. A coesão é a mesma.

Conhecer não significa instanciar.
Conhecer significa -apenas- saber que métodos chamar.

É um mecanismo que constroi os objetos e injeta neles (dá set, ou via construtor) os objetos que ele precisa.
O Spring é um exemplo de um framework que faz isto. (E antes que alguem pergunte: sim. dá para usar spring no desktop)

Entendo que o acoplamento ficaria menor. Mas o main seria o único a instanciar todas as classes?

Que legal, eu não sabia. Vou pesquisar a respeito.

Entendo que o acoplamento ficaria menor. Mas o main seria o único a instanciar todas as classes?

[/quote]

Eu usei o main como exemplo. Vc pode criar classes especificas para montarem as classes reais da aplicação.
Isso deve fazer parte da sua plataforma de aplicação , aka infraestrutura.

Olá meninos! Tudo bem com vocês? :smiley:

[quote=sergiotaborda]O problema da sua implementação, Ingrid, é que a classe AgendaControle é na realidade um Presenter e o que vc está tentando fazer é um MVP , não um MVC.
É por isso que está confusa. Vc está fazendo um excelente MVP e achando que é uma porcaria de MVC :slight_smile:

public class AgendaIngrid {

public static void main(String args[]) {
         AgendaPresenter presenter = new AgendaPresenter();
          // construtores não começam as coisas... 
            presenter.start();
      }
   }

Presenter:

import java.awt.event.ActionListener;
   import java.awt.event.ActionEvent;

public class AgendaPresenter {

// só tem acesso ao m e ao v, isso é um presenter. (controles não têm acesso ao v)
      private AgendaModelo m;    
      private AgendaView v;

public AgendaPresenter() {

this.m = new AgendaModelo();
         this.v = new AgendaView();

m.addModeloListener(
                new ModeloListener() {
                   public void atualizar(ModeloEvent me) {
                        // ok. Veja que este codigo está realmente no presenter 
                       // e ele que está dicidindo o que fazer com o evento

v.setPessoa((AgendaBean) me.getSource()));  

}
               }); 

v.addBotaoCadastrar(
                new ActionListener() {
                   public void actionPerformed(ActionEvent ae) {
                          // idem ao de cima
                     m.cadastrar(v.getPessoa()); 
                  }
               });
      }

public void start(){

// mostra a view 
                  v.setVisible(true);
         }
   }

[/quote]

[quote=sergiotaborda][quote=rylphs]Gente, parece que até que enfim estou entendendo melhor MVP e MVC . Obrigado a todos :wink:

[/quote]

Não é o presenter que instancia a view. É uma outra classe que não pertence ao MVP, por exemplo a classe onde fica o main.
Esta classe instancia o view, o presenter e o model e os amarra corretamente (faz set ou passa no construtor).
Se usar um motor de injeção é mais facil ainda.
[/quote]

Fiquei confusa novamente… :frowning: Lendo as últimas postagens, acreditava que a resposta do Pedro era correta. Até porque no MVP o Presenter está instanciando a minha view e meu modelo…
Pensei que estava excelente. :cry: E agora, como vou corrigir isto?

Obrigada…

Pois é, pessoal. Eu acompanhei as postagens da últimas duas páginas e pensava ter entendido bem. Só vim aqui para tirar uma pequena dúvida. Porém, as últimas postagens também me deixaram um pouco confuso. Afinal, a interpretação do mvp pelo rylphs, na minha opinião, foi equivalente ao código postado pela ingridfarabulini.

Se os senhores pudessem fazer uma revisão do que foi discutido desde a página anterior, eu acho que as ambiguidades seriam esclarecidas.

Abraços,
Victor

Opa pessoal, muitíssimo obrigado por estarem atentos ao tópico!
Quero mandar um abraço à todos que estão colaborando.

[/quote]

Eu usei o main como exemplo. Vc pode criar classes especificas para montarem as classes reais da aplicação.
Isso deve fazer parte da sua plataforma de aplicação , aka infraestrutura. [/quote]

Como estamos falando de MVP, já que estamos programando em alto nível…
Eu entendo quando o Sérgio diz que é melhor uma classe específica passar as instancias da visão e do modelo para o Presenter.
Sendo assim, o que o Presenter conhece, então, seriam as interfaces da visão e do modelo? É isso que quer passar??
Pois conhecendo somente a interface, também posso trocar a minha visão swing para JavaFX sem ter problemas.

E também acho que a Ingrid está fazendo um excelente MVP. Não é por causa de um pequeno “erro” de instanciação que vamos matar todo o conhecimento que está por trás do código que ela criou. :roll:

Outra coisa, o main é um controlador sim. Um componente do swing também é um controlador. E a visão envia gestos via Observer para o Presenter, pois esses eventos ocorrem de forma assíncrona. Agora aí está minha dúvida: No MVP se tenho dez componentes swing na visão, vamos dizer de JButton’s, se eu clico em um deles o listener que está escutando os eventos desse botão (que está presente na visão) recebe esse evento e então cria um novo evento para que o listener do Presenter o receba? Não né?
A forma que a Ingrid implementou é a correta, certo?

Abraço companheiros, orgulho em tê-los aqui. Muito sucesso e paciência a todos!
Felicidades.

A instanciação é um assunto separado do MVP, MVC, etc…
É um problema de OO básico.

Quando digo que não é o presenter que instancia eu quero dizer que é melhor fazer assim

public class Agenda{

AgendaView view = new AgendaView();
        AgendaModel model = new AgendaModelo();

AgendaPresenter presenter = new AgendaPresenter(view, model);
            presenter.start();
      }
   }

Em vez de fazer isso dentro do contrutor.
Isso é uma prática OO geral para todos os objetos chamada Inversão de Dependencia.
Porque é legal ?
Porque agora eu posso fazer isto

public class Agenda{

AgendaView view = new NovaAgendaViewMaisBonita();

AgendaPresenter presenter = new AgendaPresenter(view, model);
            presenter.start();
      }
   }

Viram ? O presenter não mudou nada.
Eu tou usando o mai, mas poderia fazer assim

public class Configurador(){

AgendaPresenter presenter;

public voi configurar(){

presenter = new AgendaPresenter(view, model);
           }

}
    public class Agenda{

Configurador conf = new Configurador();

conf.configurar();

AgendaPresenter presenter = conf.getPresenter();

presenter.start();
      }
   }

Agora eu posso mudar as classes apenas no configurador assim

public class Configurador(){

public voi configurar(){

presenter = new AgendaPresenterComNovasRegras(view, model);
           }

}

Sim, é muito bom que AgendaView , AgendaModel e AgendaPresenter sejam interfaces. Não é obrigatório, mas é muito melhor design, porque é ainda mais desacoplado.
Alta coesão, baixo acoplamento. Esse é sempre o objetivo de todos os designs OO.

Como disse o Pedro, este detalhe da inicialização das classes não mancha o design MVP feito. É apenas a cereja no topo do sorvete… (mas uma cereja que deveria estar no topo de todos os sorvetes … inversão de dependencia é uma prática básica de OO em qq camada, em qualquer arquitetura, em qualquer linguagem ou plataforma)

Olá, senhores. Obrigado pelos esclarecimentos.

Eu tenho uma dúvida:

Se eu tiver uma classe JFrame com JInternalFrame’s, eu posso ter uma classe presenter para cada JInternalFrame? No meu caso, ainda tenho, em um dos JInternalFrame’s, um JDialog. É, resumidamente, assim:

Presenter para a janela principal:

[code]public class PrincipalPresenter{

private PrincipalView principalView;
//atributos
//métodos
}[/code]

A classe model Formulario:

[code]public class Formulario{

private List questao;
//atributos
//métodos
}[/code]

Eu tenho um JInternalFrame que tem FormularioView, FormularioPresenter, etc. Em FormularioPresenter eu também tenho um objeto Formulario.

[code]public class FormularioPresenter{

private FormularioView formularioView;
private Formulario formulario; //model
private QuestaoPresenter questaoPresenter;
//atributos
//métodos
}[/code]

Associado a esse JInternalFrame, eu tenho uma classe JDialog, mais precisamente, QuestaoView, com seus respectivos QuestaoPresenter, etc.

[code]public class QuestaoPresenter{

private QuestaoView questaoView;
private Questao questao; // model
//atributos
//métodos
}[/code]

A pergunta: como eu faço para informar o objeto Formulario sobre os objetos Questao inseridos a partir de QuestaoView?

Desculpem-me se não fui claro!

Abraços,
Victor

Olá meninos, oi Sérgio :smiley:
Obrigada moço, entendi direitinho o que quis expor…

[quote=sergiotaborda]
A instanciação é um assunto separado do MVP, MVC, etc…
É um problema de OO básico.

Sim, é muito bom que AgendaView , AgendaModel e AgendaPresenter sejam interfaces. Não é obrigatório, mas é muito melhor design, porque é ainda mais desacoplado.
Alta coesão, baixo acoplamento. Esse é sempre o objetivo de todos os designs OO.

Como disse o Pedro, este detalhe da inicialização das classes não mancha o design MVP feito. É apenas a cereja no topo do sorvete… (mas uma cereja que deveria estar no topo de todos os sorvetes … inversão de dependencia é uma prática básica de OO em qq camada, em qualquer arquitetura, em qualquer linguagem ou plataforma)[/quote]

Vou implementar o meu novo código seguindo sua orientação e voltarei a postar.
Mas vou estudá-lo antes de sair fazendo qualquer coisa. Muito obrigada, agradeço a todos. :smiley:

Olá meninos, tudo bem com vocês? :smiley:

Quem chegou a ler minha postagem anterior, provavelmente esteve aguardando aquilo que falei… pois agora sim, fiz um verdadeiro MVP (pelo menos acredito que sim) :stuck_out_tongue:
Fiz todas as alterações certinhas indicadas pelo Sergio… tanto no Observer quanto na Inversão de Dependência.

public class AgendaIngrid {

AgendaConfig conf = new AgendaConfig();
         conf.config();
         AgendaPresenter presenter = conf.getPresenter();
         presenter.start(); 
      } 
   } 
    public class AgendaConfig { 

public void config() { 
         AgendaView view = new AgendaView();
         AgendaModelo model = new AgendaModelo();

presenter = new AgendaPresenter(model, view);
      }

public AgendaPresenter getPresenter() {
         return presenter;
      }
   } 
   import javax.swing.*; 
   import java.awt.event.*;

public class AgendaView extends JFrame { 
      private JTextField nome, eMail, telefone; 
      private JButton bCadastrar; 

public AgendaView() { 
         JPanel p = new JPanel(); 
         p.add(new JLabel("Nome:")); 
         p.add(nome = new JTextField(10)); 
         p.add(new JLabel(" - Telefone:")); 
         p.add(telefone = new JTextField(10)); 
         p.add(new JLabel(" - E-Mail:")); 
         p.add(eMail = new JTextField(10)); 
         p.add(bCadastrar = new JButton("Cadastrar Pessoa >>")); 
         add(p); 
         setTitle("Agenda Ingrid vs1.1"); 
         setSize(720,70); 
         setResizable(false); 
         setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE); 
      } 

public void setPessoa(AgendaBean ab) { 
         this.nome.setText(ab.getNome()); 
         this.telefone.setText(ab.getTelefone()); 
         this.eMail.setText(ab.getEMail()); 
      } 

public AgendaBean getPessoa() { 
         AgendaBean ab = new AgendaBean(); 
         ab.setNome(this.nome.getText()); 
         ab.setTelefone(this.telefone.getText()); 
         ab.setEMail(this.eMail.getText()); 
         return ab; 
      } 

public void addBotaoCadastrar(ActionListener al) { 
         bCadastrar.addActionListener(al); 
      } 
   } 
   import java.awt.event.ActionListener; 
   import java.awt.event.ActionEvent; 

public class AgendaPresenter { 

private AgendaModelo m; 
      private AgendaView v; 

public AgendaPresenter(AgendaModelo model, AgendaView view) { 
         this.m = model; 
         this.v = view; 

m.addModeloListener( 
                new ModeloListener() { 
                   public void onAtualizar(ModeloEvent me) { 
                     v.setPessoa((AgendaBean) me.getSource()); 
                  } 
               });

v.addBotaoCadastrar( 
                new ActionListener() { 
                   public void actionPerformed(ActionEvent ae) { 
                     m.cadastrar(v.getPessoa()); 
                  } 
               }); 
      }

public void start(){ 
         v.setVisible(true); 
      }

} 
   import java.util.*;
   import java.util.concurrent.*;

public class AgendaModelo {

private AgendaBean b;

private final Set<ModeloListener> modeloListeners = new CopyOnWriteArraySet<ModeloListener>(); 

public void cadastrar(AgendaBean b) {
         this.b = b;
      	// Acessa a camada inferior para persistir...
         this.fireOnAtualizar();
      }

public void addModeloListener(ModeloListener ml) {
         this.modeloListeners.add(ml);
      }

public void removeModeloListener(ModeloListener ml) {
         this.modeloListeners.remove(ml);
      }

private void fireOnAtualizar() {
         ModeloEvent evento = new ModeloEvent(b);

for (ModeloListener ml : modeloListeners) {
            ml.onAtualizar(evento);
         }
      }
   }
    public class AgendaBean {

private String nome, eMail, telefone;

public AgendaBean() {
         this.nome="N/C";
         this.eMail="N/C";
         this.telefone="N/C";
      }

public void setNome(String nome) {
         this.nome = nome;
      }

public String getNome() {
         return this.nome;
      }

public void setEMail(String eMail) {
         this.eMail = eMail;
      }

public String getEMail() {
         return this.eMail;
      }

public void setTelefone(String telefone) {
         this.telefone = telefone;
      }

public String getTelefone() {
         return this.telefone;
      }
   }
    public interface ModeloListener {
       void onAtualizar(ModeloEvent e);
   }
    public class ModeloEvent {

Object source;

public ModeloEvent(Object source) {
         this.source = source;
      }

public Object getSource(){
         return source;
      }
   }

EEEEBBBAAA! Agora simmm… :lol:
Lembrando que ainda falta implementar as interfaces para Modelo, Visão e Presente para ter um melhor design!

Mas ainda tenho uma dúvida…
Veja a linha 16 do AgendaPresenter…

v.setPessoa((AgendaBean) me.getSource());   

Aí minha pergunta é: A classe ModeloEvent tem um atributo do tipo Object. Ele poderia já ser do tipo AgendaBean :?:

Outra pergunta é: Dessa forma que está o código, está fácil para qualquer outro(a) programador(a) entender caso precise fazer alterações? Ou seja, é um MVP claro?
Existe algo que está visivelmente errado em termos de programação e padronização de OO e MVP?
O bean faz parte de qual camada? Eu sei que ele não é o M do MVP que está na camada de apresentação mas ele é de qual camada?

Obrigada meninos! Quero muito agradecer pela ajuda de todos que continuam ajudando. :smiley:

Quando se usa o “getSource” está se à espera que o retorno seja o objecto que deu origem ao evento.
A incongruencia vem dai. Vc não está usando para isso. Portanto , renomei o método para getAgenda e retorne um agenda bean.

Algumas nomenclauturas, por exemplo get/setPessoa na realidade fazem get/set de AgendaBean. Ou troca para get/set agenda ou muda o objeto para Pessoa.
Outra questão de nomenclatura é não se coloca o sufixo bean nos beans. Apenas Agenda é suficiente.

Essa pergunta é mais dificil do que parece. Se o bean é apenas usado para o MVP então ele pertence na camada de apresentação.
Se o bean é usado por outras camadas então ele pertence na camada de dominio ( abaixo da apresentação). Na realidade ele não pertene fisicamente à camada de dominio, já que ele transita por todas as camadas, mas pertence a ela lógicamente.

Olá Sergio, obrigada por responder! :smiley:
Fiz as alterações que me ensinou… que bom estar agora certinho.

Ah e também deixei o Bean com o nome Pessoa. Achei melhor porque a agenda é um grupo de pessoas com determinada organização alfabética.
Essa organização que é a Agenda (cadastrar, consultar,…). Não sei se estou pensando corretamente , mas …
Poderia ser uma agenda de compromissos. No lugar de pessoas, teria o Bean Compromisso. Acho eu :stuck_out_tongue:

Vou estudar a camada de domínio para definir onde esse Bean deverá pertencer…
Se voltar a ter dúvidas voltarei a postar aqui mesmo.

Obrigada, você me ajuda sempre! :smiley: T+

Opa pessoal, prazer estar aqui com vocês companheiros Gujeiros!
Estive acompanhando o desenrolar deste tópico parece que estamos chegando ao um acordo real do que é MVP.

:roll: Nesse meio todo surgiu uma dúvida: No MVP, caso ocorra uma excessão no modelo por invalidação de algum dado ou até mesmo um erro diferente, ele deve lançar uma exception correto? Mas essa exceção será o Presenter quem deve estar preparado para receber e após isso repassar a View (throws em ambos) e ela se encarregará de como mostrará isso ao usuário ou o próprio modelo deverá ter um atributo de mensagem de erro e o Presenter será avisado pelo evento do Observer que ele (o modelo) foi alterado e deve reenderizar a visão para mostrá-lo ao usuário? [color=orange]OBS: Isso já foi discutido aqui no tópico mas foi falado em relação ao MVC e nunca ao MVP.[/color]

Olha quero desejar felicidades a todos os companheiros é um sonho realizado para mim ver que as pessoas estão interessadas pelo tópico. :thumbup:
É realmente deslumbrante para mim. Felicidades a todos muito sucesso parabéns a adm do GUJ e seus moderadores pelo ambiente agradabilíssimo disponível aqui. :wink: