Fala Leonardo, obrigado por estar atento aqui no tópico! 
[quote=Leonardo3001][quote=pedromuyala]
Persistencia, os métodos ficam escritos dentro dos Beans?[/quote]
O MVC não diz tudo, não diz como o model deve se comportar, por exemplo. Então, tanto faz (do ponto de vista do MVC) como você faz a persistência.
[/quote]
Porque “do ponto de vista do MVC”? Por causa de outras arquiteturas?
Mas e no MVC, geralmente quando entra persistencia em BD, o que mais se usa no seu ponto de vista?
[quote=Leonardo3001][quote=pedromuyala]
A visão reenderiza o bean do Modelo para mostrá-lo. Mas e se a visão for um formulário? Como os dados vão chegar até o modelo?[/quote]
O Controller manda um bean vazio, por exemplo. É ele quem decide.
[/quote]
Desculpa a minha ignorância, eu não entendi. 
A visão vai carregar os dados informados direto no bean? E pode a visão conhecer o modelo?
Observer serve para desacoplar o modelo da visão, não o contrário. Dado dois módulos A e B que precisam trabalhar em conjunto, você só tem duas alternativas: A está acoplado em B mas não o contrário; ou B está acoplado em A mas não o contrário. Não existe essa: “Ah, tanto a view quanto o model estão desacopladas entre si!”. Quem fala isso, não sabe o que diz.
Então, view fica acoplada ao model. Ponto. Já para desacoplar model da view, usa-se Observer no Desktop.
Na web, normalmente, não se faz essa ponta do Observer. Mas pode ser feito, usando técnicas de “AJAX Reverso” que tem por aí.
O que você entende por encapsulamento?
[/quote]
Por encapsulamento entendo atributos privados de uma classe que só podem ser acessados através de métodos set/get.
Tenho uma dúvida que não sai da cabeça: Se a visão é um formulário na qual recebeu um Bean vazio para ser preenchido a validação de tipos, por exemplo, vai ter que ser feita na VIEW. Imagine: Telefone é um atributo de tipo int. Mas o formulário tem um JTextField. Se o cara digitar caracteres no JTextField do telefone e eu não tratar esse problema é erro na certa.
No meu entender o controle recebe dois objetos: Visão e Modelo. É ele que intermedia OQ vai aparecer na visão e o que vai ser guardado no modelo. É ele quem cuida da validação de dados e tipos. Nele também são tratados os eventos da view. Estou errado?
- Como deveria ser o fluxo?
- Quem fala com quem?
Valew Léo, desculpa se estou tendo dificuldades para entender. 
Posso garantir que estou me empenhando ao máximo para tentar pegar a idéia real do MVC.
Não desista. Peço aos demais também para terem paciência. Tenho certeza que uma hora vou entender, não é possível! Obrigado.