Persistir atributos privados

[quote=LIPE][quote=kuchma]…MAS na hora de puxar os dados da fonte tem essa encrenca. Nao posso utilizar Hibernate.
[/quote]
Hibernate não precisa de getters e setters.[/quote]

Exato. Se eu pudesse utiliza-lo, o problema estaria resolvido. CQD. :mrgreen:

Marcio Kuchma

Ah, confundi causa com consequencia no seu post :smiley:

Adorei essa estratégia bem interessante.
A instaciação pode ser via factory ?

Mas e o problema dos campos privados, como o mecanismo de persistencia vai exergar os atributos privados ?
Seria interessante que cada tipo de mecanismo estivesse pacotes diferentes.

[quote=jprogrammer]Adorei essa estratégia bem interessante.
A instaciação pode ser via factory ?[/quote]

Sim. Essa eh a funcao dela. :smiley:

[quote=jprogrammer]Mas e o problema dos campos privados, como o mecanismo de persistencia vai exergar os atributos privados ?
Seria interessante que cada tipo de mecanismo estivesse pacotes diferentes.[/quote]

Sem colocar gets/sets publicos ou utilizar estrategias heterodoxas com reflection nao vejo solucao. Alguem? :roll:

Marcio Kuchma

Injeta via IoC :smiley:

E quanto aos campos private, usa Hibernate :smiley: ou faz alguma coisa nojentinha com reflection ou alguma coisa assustadora com CGLib ou BCel ou faz como o cara sugere aqui:

E se o mecanismo de persistencia extendesse de uma classe abstrata do mesmo pacote da classe persisitida ao invés de uma interface.
E nessa classe tivesse métodos acessores para a classe a ser persistida.

ex:

package teste.funcionario;

class FuncionarioPersistStrategy
{
   protected abstract void save(Funcionario f);

protected void setId(Funcionario f, int id)
  {
     f.setId(id);
  }
}

class Funcionario
{
   private int id ;
   void setId(int id) {}
}

Para mim parece melhor do que o normal :smiley: mas não entendo por que não usar Hibernate @.@

É pro caso de não usar.
Devemos estar preparados para tudo, não é por isso que não usaria.
Ninguém é louco.
Esse é ponto que sempre coloco.

Entendo isso perfeitamente. Nesse caso eu aplicaria a mesma solução que o Hibernate, alterando o bytecode em runtime, o que não é tão complicado assim. Mas já que está prontinho pra usar … :smiley:

Alguém pode se perguntar: para que essa merda toda? Posso colocar os getters e setters só para a camada de persistência funcionar e não chamá-los nunca.

Mas aí não fica bonitão né?

Deixe-me ver se eu entendi. Isso quer dizer que seu eu criar a seguinte classe abaixo, ela é perfeitamente válida para ser persistida com o Hibernate?

public class Cat {

private int id;
private String nome;
private sex;

}

Será que estou confundindo Hibernate com Spring? Spring precisa de pelo menos um contrutor default né? Mas ele também depende dos gets e sets?

Perdoem-me pela confusão!

Abraços!
Thiago

Caramba !!!
O Hibernate muda o bytecode da classe ?
Eu pensei que ele fazia isso via reflection.
Isso não seria uma gambi.

Esse hibernate é do cara…

[quote=jprogrammer]Caramba !!!
O Hibernate muda o bytecode da classe ?
Eu pensei que ele fazia isso via reflection.
Isso não seria uma gambi.

Esse hibernate é do cara…
[/quote]

Aproveitando o embalo!

Por acaso é a biblioteca CGLIB quem faz com que esse tipo de gambi seja possível?

Observação:
Comecei um relacionamento amoroso com o Hibernate. Por isso vou começar a encher o saco! :wink:

Abraços!
Thiago

Leiam aqui:
http://wrschneider.blogspot.com/2005/01/avoiding-anemic-domain-models-with.html

E com CGLib dá para fazer isso e muito mais :smiley: cuidado @.@

Vou investigar isso pra ver o grau de complexidade. Se nao for limitado pelo mecanismo de seguranca da VM pode ser otimo.

[quote=LIPE]Alguém pode se perguntar: para que essa merda toda? Posso colocar os getters e setters só para a camada de persistência funcionar e não chamá-los nunca.

Mas aí não fica bonitão né?[/quote]

Exatamente. Sem contar que eh deprimente aquele monte de gets/sets no Outline do Eclipse. Polui muito o visual. :XD:

Sobre o Hibernate, como voces ja falaram, ele nao resolve todos os problemas (persistencia nao-SGBD, p.ex.). Ah, e nao precisamos de recomendacao de outro mecanismo de persistencia. Apenas de como resolver esse problema de falta de elegancia no modelo. :smiley:

Marcio Kuchma

Uma outra coisa boba que estive pensando hoje de manha a caminho do trabalho…

E se as implementacoes de persistencia devolvessem um Map, que a classe de modelo utilizasse para se auto-popular? Seria uma especie de “contrato” entre as partes: o modelo apenas aceita uma entrada tipo Map enquanto que todas as implementacoes de persistencia devolvem como produto final o Map citado. Isso para carregar os dados. Para salvar, processo inverso.

MAS, com isso perde-se a verificacao de tipos. Sem contar os trocentos efeitos colaterais nao-previstos na minha sonolencia matutina - aguardo as criticas. :smiley:

Enquanto isso vamos olhar a CGLib…

Marcio Kuchma

Muito tenso isso cara, ainda mais com objetos aninhados. Sei que há o commons-beanUtils, mas … dor hehe prefiro colocar os métodos mais próximos à classe.

Para usar esse negócio doido de CgLib é melhor usar HashMap.
Já pensei nisso o problema é com o hibernate.
Como vou persistir com o hibernate usando HashMap.

A tipagem talvez não seria o probelma, pois isso fica interno.

Alguém sabe ?

Hibernate suporta isso, leia a documentação do 3.0. Na verdade você pode mapear os dados para qualquer coisa que bem entender hehe

Aí não vira uma gambi medonha.
O ideal é o hibernate persistir a classe em si, não o hashmap.

Já que o phillip deu a ideia de criar um factory dos domains model objects, por que não criar várias implementações.
Um para cada persistencia.
Seria tosco isso ?

Usar um map para isso seria um desastre, com direito performance deprimente e manutenção infernal.

A questão é que java não possui um mecanismo claro de persistencia na linguagem, e isso exige que toda e qualquer solução tenha um pouco de “gambiarra” ou seja complexa o suficiente para não valer a pena.

Sinceramente, hibernate/EJB3.0/ORMxyz usando atributos privados me parece o mais próximo do ideal que pode se conseguir com java.

Isso falando de persistencia relacional, claro.