Pessoal estou tentando conectar do java para mysqlworkbench

O projeto está estartando?
O erro ocorre em um trecho específico?
Na saída do console ta estourando uma exceção? Se sim, posta ela aqui.

cara o x que estou falando aquele x que fica no Eclipse quando estamos colocando os codigos

O retorno do método conectar() é void e não boolean.
Independente da IDE (eclipse ou netbeans) elas informam qual o erro.

da uma lida na apostila da Caelum de java para web . que por ela voce consegue, e o melhor é de graça o download.

isso

Usando eclipse, bastaria você clicar com o cursor do mouse sobre o X vermelho e ele irá te dizer qual a razão pela qual o código não pode ser compilado.

e nessa sintaxe que esta dando erro: bancoDeDados.conectar();

o erro é:
Multiple markers at this line
- Syntax error on token “conectar”, Identifier expected after
this token
- Syntax error on token “;”, { expected after this token

Não é esse o problema.
O problema é que o método conectar() da classe BancoDeDados é void e o if espera um parâmetro booleano (algo que defina valor true ou false).
Ou você remove o if e vai na sorte ou você altera o método conectar() para ele devolver um valor do tipo boolean

entendi

valeu

Na boa, segue a dica do @Diego_Sampaio e deixa esse projeto para depois de você estudar.

Estou estudando apostilas

Então você copiou algo fora do lugar ou tentou modificar alguma coisa ou ainda não observou as respostas dos exercícios.
Pela tua dificuldade com isso, sugiro que você volte alguns passos, estude e faça exercícios que te deixem apto a avançar. Senão você vai sofrer muito com as cosias que virão em seguida.

Provavelmente sim. Como você mesmo mostrou a porta que está na config do banco é 8080.(Porta comumente usado para servidores web)

não não

:+1:

Resolvido galera valeu todos!