Concordo com o amigo acima! Leia sobre operadores lógicos.
Sobre porcentagem. Eu uso matemática pura.
Se quero por exemplo 50% de 500.
(500/100(vindo de 100%) )* 50(vindo de 50%)
Isso irá informar o valor de 50% de 500, que é 250!
Maneira fácil de chegar lá.
Uma outra dica, agora para imprimir no formato: 1.359,36 é usar o método printf: System.out.printf().
O printf tem esse ‘f’ na frente de ‘print’ pois sua origem é de formatado, e sugiro que leia sobre ele.
Exemplo:
[code] public static void main(String[] args) {
double oi = 1000;
System.out.printf("%,.2f", oi );
}[/code]
A saída deste código será:
1.000,00
O printf funciona desta forma:
System.out.printf(“formato”, argumentos);
Nos argumentos, vai as variáveis que você quer mostrar separadas por vírgulas. Vide meu exemplo logo acima, nesse caso colocamos como argumento apenas UMA, chamada ‘oi’, que é do tipo primitivo double.
Assim sendo, no lugar do formato, você vai apenas criar a mensagem que você vai mostrar e usando os argumentos listados através de determinados códigos iniciados com % para ‘puxar’ tais argumentos.
Para mostrar uma String: %s.
Para mostrar um inteiro: %d.
Para mostrar um número quebrado: %.2f(o 2 é variável, é relativo às casas decimais, chame de ‘precisão’…)
Se eu tiver uma variável String e quiser mostrá-la com um printf:
String variavel = “Mundo”;
System.out.printf(“Olá %s.”, variavel);
Saída: “Olá Mundo”.
E outra dica, que é: Caso queira pular de linha depois de escrever “Olá mundo”, a instrução será assim:
System.out.printf(“Olá %s.\n”, variavel);
Viu?! Um \n apareceu. ‘N de new-line’.
Agora retomando:
No caso listado mais acima, o nosso código de exibir número quebrado tem além do %.2f uma vírgula proposital antes do ponto. Quando ela aparece, na verdade esse ‘2’ vai ser o número de casas depois da vírgula e não mais do ponto. Dessa forma… tudo será formatado conforme sua vontade(em forma de dinheiro).
Também sou iniciante viu… E essa foi uma das primeiras coisas aprendidas no livro dos DEITEL 6º edição. Tem um capítulo no livro só disso, o 28. Que aliás, ainda vai demorar um pouco para eu chegar lá…rsrsrs…mas dá para me virar com o que os autores vão passando aos poucos. 
Abraço.