Poder ou Simplicidade?

Eu vejo que para usar o Hibernate em vez da solução caseira tem que se ponderam dos beneficios/maleficios dele:

-Curva de aprendizado grande, escrever código é muito mais facil que ler; sem falar que o danado tem muita coisa.
-Muito mais preparado para mudanças, com hibernate vc sabe que se tiver uma encrenca maior ele já vai estar pronto para aguentar ela, não vai precisar ser evoluido para novas demandas.
-Performance, lazy loading, eager loading, 2-level caching, yada-yada-yada; fazer isso não é facil e muito menor fazer direito.
-Configuração com XML, eu acho super útil os XMLs, principalmente quando tua aplicação tem que migrar de base de dados. Já fiz isso, inclusive com mudança estruturais significativas, sem precisar mudar 1 única linha de código java.
-Testado, só os bugs que vc não vai precisar lidar com a solução home-grown justificam usá-lo.

Apesar de ser bem hype, ele faz sua função muito bem e eu acho que o a dor de cabeça inicial para aprender a usá-lo se paga rapidamente. Se o problema é aprender, veja com teu chefe a possibilidade de contratar uma empresa de treinamento pra ajudar a equipe a começar.

afinal de contas, sergio, onde encontramos esse framework aí q vc mostrou?

Hm, e depois que a equipe toda sair e um estágiário tiver que dar manutenção no sistema? Será que será mais fácil ele aprender Hybernate com toda a documentação que existe por ai ou aprender o seu FrameworkFoo na unha?

O meu framework é muito simples… Qualquer um aprende em 5 minutos… Como vc pode ver, tudo que vc tem que fazer é definir os seus campinhos que serão replicados no banco e chamar insert, update e delete.

Entretanto, como falaram aqui nesse post ele só sabe fazer isso… É uma solução básica e simples para salvar objetos no banco de dados, daí o nome DBBean… Poderia ser também DBObject…

O Hibernate, por exemplo, é uma solução bem mais completa, e por isso bem mais complexa também…

Cabe a vc decidir o que vc realmente precisa: JDBC, DBBean, Hibernate, EJB, etc…

A regra de ouro que eu costumo usar é: Só use algo mais complexo, se realmente necessitar…

perfeito! mas onde vc disponibilizou o seu framework?

Esse framework está sendo usado por um cliente, e não sei se posso disponibilizá-lo. Mas tenho certeza que seria muito diverito e vc aprenderia muito se fizesse o seu próprio framework de persistencia, ou melhor, o seu próprio motor SQL.

Não é difícil! Tudo que vc tem que fazer é definir um DBField, DBType e um DBBean abstrato e construir as funções para gerar os SQL dinamicamente. Não se esqueça de suportar dirty fields, ou seja, vc só dará um update no campo se ele foi modificado.

É um ótimo exercício de OO !!! Vale a pena tentar fazer o seu, embora nada te impessa de usar alguns milhares já prontos por aí…

ok ok
mas como vc quer tentar nos convercer de que o seu framework é bom se nem podemos ver ele? :smiley:

[quote=microfilo]ok ok
mas como vc quer tentar nos convercer de que o seu framework é bom se nem podemos ver ele? :D[/quote]

Vc pode ver a interface, isto é, sua usabilidade. Veja o exemplo de código que eu coloquei no meu primeiro post…

Só quiz defender que é bem simples fazer um motor SQL para salvar objetos no banco… As vezes vc só precisa disso mesmo, outras vezes precisa de hibernate, e outras de EJB…

[quote=microfilo]ok ok
mas como vc quer tentar nos convercer de que o seu framework é bom se nem podemos ver ele? :D[/quote]

bocejo