Pós-Graduação Melhoria do Processo de Software

Ensino a distância é válido. É uma realidade no mundo todo e por incrível que pareça, já tem mais de 100 anos no Brasil.

Não é só uma questão de “material, leitura e fóruns”. O ensino à distância pode chegar aonde a sala de aula não chega. Nosso curso on-line tem inscrições até em Angola, Portugal. Quem mora em grandes centros urbanos não tem tanta dificuldade e pode escolher, mas certas regiões do país não tem tanta oferta e os cursos via internet são interessantes.

Eu vejo que o curso à distância tem o mesmo valor educacional que um curso presencial, e não tem muito a ver com a “disciplina” do aluno, mas sim com a sua vontade de aprender. Para mim, se o aluno vai para a sala de aula desmotivado, dá uma estudadinha e tira a nota para passar na matéria ele não está aprendendo, fazer o curso não é garantia que o aluno aprendeu. Prova não prova nada.

Mas o curso on-line deve ser atraente, o negócio tem que atrair o aluno, desafiá-lo! O ensino on-line realmente é um desafio que muitos educadores não estão prontos. Prender a atenção de um aluno em sala de aula já é um desafio, agora fazer isso via internet é um desafio maior ainda. O material muda, o formato do ensino muda, a maneira que você expõe o conteúdo muda!

Fazer um curso on-line que funcione não é um negócio fácil e nem barato. É preciso muita dedicação e “reaprender a ensinar”. Existem muitos formatos de cursos à distância, desde via correio como o Instituto Universal Brasileiro (lembra dos anúncios nos gibis?) como um ambiente de ensino à distância via internet como o que temos na ASPERCOM.

[quote=rodrigoy]Ensino a distância é válido. É uma realidade no mundo todo e por incrível que pareça, já tem mais de 100 anos no Brasil.

Não é só uma questão de “material, leitura e fóruns”. O ensino à distância pode chegar aonde a sala de aula não chega. Nosso curso on-line tem inscrições até em Angola, Portugal. Quem mora em grandes centros urbanos não tem tanta dificuldade e pode escolher, mas certas regiões do país não tem tanta oferta e os cursos via internet são interessantes.

Eu vejo que o curso à distância tem o mesmo valor educacional que um curso presencial, e não tem muito a ver com a “disciplina” do aluno, mas sim com a sua vontade de aprender. Para mim, se o aluno vai para a sala de aula desmotivado, dá uma estudadinha e tira a nota para passar na matéria ele não está aprendendo, fazer o curso não é garantia que o aluno aprendeu. Prova não prova nada.

Mas o curso on-line deve ser atraente, o negócio tem que atrair o aluno, desafiá-lo! O ensino on-line realmente é um desafio que muitos educadores não estão prontos. Prender a atenção de um aluno em sala de aula já é um desafio, agora fazer isso via internet é um desafio maior ainda. O material muda, o formato do ensino muda, a maneira que você expõe o conteúdo muda!

Fazer um curso on-line que funcione não é um negócio fácil e nem barato. É preciso muita dedicação e “reaprender a ensinar”. Existem muitos formatos de cursos à distância, desde via correio como o Instituto Universal Brasileiro (lembra dos anúncios nos gibis?) como um ambiente de ensino à distância via internet como o que temos na ASPERCOM.
[/quote]

Não gosto muito de ensino a distancia. A obtencao de conhecimento é muito dinamica, como voce pode fazer um MBA a distancia? Isso nao existe, nem somente em faculdade voce consegue aprender muito, a maioria dos cursos te mandam para empresas por alguns meses, as vezes até em outros paises.

Tambem nao acho que provas não provam nada. Acho que as provas não dizem tudo, mas provam alguma coisa sim.

Eu fiz um curso a distancia de frances, com todas as ferramentas possiveis, por 3 meses. Apos isso, tentei um professor normal. Cara, o negócio rendeu 1000% mais que o curso a distancia.

Bom, é seu gosto pessoal. Acho que a maneira que eu coloquei foi muito determinante! Mas já vou consertar: realmente nem todo curso dá para fazer à distância com a mesma qualidade, mas um curso que dá para fazer à distância (como o nosso de Casos de Uso) teria o mesmo valor acadêmico que um curso presencial… Nosso curso de Levantamento e Especificação de Requisitos não daria para fazer on-line com a mesma qualidade do presencial (simulamos uma reunião com o cliente no curso, não seria a mesma coisa fazer via net.)

[quote]Tambem nao acho que provas não provam nada. Acho que as provas não dizem tudo, mas provam alguma coisa sim.
[/quote]

Provam muito pouco. Teve alguma prova que você fez e o professor te deu um feedback pessoal, discutindo os pontos que você está tendo dificuldades, permitindo que você corrija os erros e REALMENTE aprenda? O estudo em universidades é em atacado: faça a prova, se passou parabéns, senão, volta e faça de novo.

Vc está comparando curso com aula particular… aí é covardia… já comentando, ele aplicava provas? No meu caso não dá para dar aula particular sobre desenvolvimento de software. Apesar que agora, discutindo com você, acho que até deve ter mercado para dar aulas particulares de Word, Excell, Windows… já tó dando uma dica para quem quiser ganhar aí uns 30-40 reais hora num negócio bem fácil…

Olá…

Como já disseram o ensino a distância em uma realidade…

Já fiz um curso WPW - WBS PMP Web (preparação para certificação PMP) só não tirei um maior proveito do curso por falta de tempo da minha parte. Aprendi muito os professores foram excelentes.

Há uns 3 anos participo dos encontros das turmas do curso de MPS e em novembro estarei eu lá novamente. rs Pelo que eu converso com os alunos todos falam muito bem do curso.

Estou formando no final do ano e já estou me programando para fazer a minha inscrição no ano que vem. O bom que nem vou precisar me deslocar para participar dos encontros, pois moro em Lavras. :stuck_out_tongue:

Abraços…
Fabiano 8)

Só lembrando que este curso foi premiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) através do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software. Confira em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/5312.html

[]'s
:wink: