Pós graduação

Extesão tem carga horária bem menor que pós-graduação, tanto é que no caso da Unicamp, são opções diferentes no menu lateral.
Mas não deixa de ser uma opção legal tbm né, afinal é um estudo.

A maioria das extensões, e até mesmo alguns cursos de pós mba têm disciplinas que nós já vimos na graduação. Por isso tem que tomar muito cuidado na hora de escolher para não pagar caro por uma coisa que “já viu”.

Por isso acho mestrado muito mais agregador, mas quem é que tem tempo né…

Então, a carga horária desse curso é de 360 horas, que se eu não me engano é o minimo para ser uma pós!

Já pensou em fazer passar em concurso primeiro antes de fazer pós ?

Para mim, pós só serve pra aumentar o salário. Claro que posso estar errado dado a realidade de SP (n sou daí). A pós q eu estou fazendo deixa mto a desejar.

Outra coisa é, pq não tira certificação em alguma coisa ligada a java ao inves da pós ? Em termos de melhoria de emprego nao é melhor não ??

[quote=DanielSchmitz]Já pensou em fazer passar em concurso primeiro antes de fazer pós ?

Para mim, pós só serve pra aumentar o salário. Claro que posso estar errado dado a realidade de SP (n sou daí). A pós q eu estou fazendo deixa mto a desejar.

Outra coisa é, pq não tira certificação em alguma coisa ligada a java ao inves da pós ? Em termos de melhoria de emprego nao é melhor não ??[/quote]

Bem, no meu caso é apenas para não parar de estudar mesmo, não por salário ou coisas do tipo.
Então, vou tirar certificações, porém não quero ficar só nisso.
Não entendi a parte de passar em um concurso antes de fazer pós. :shock:

[quote]Já pensou em fazer passar em concurso primeiro antes de fazer pós ?

Para mim, pós só serve pra aumentar o salário. Claro que posso estar errado dado a realidade de SP (n sou daí). A pós q eu estou fazendo deixa mto a desejar.

Outra coisa é, pq não tira certificação em alguma coisa ligada a java ao inves da pós ? Em termos de melhoria de emprego nao é melhor não ??[/quote]

Acho que vale bastante também é o conhecimento que vai adquirir no curso.

Olhei a grade destes dois da FIAP e realmente parecem ser muito bons.

Fiz o Engenharia de SW - SOA no IBTA de Campinas e achei muito bom. O que mais achei legal foi que praticamente todas as aulas tinham exercícios praticos feitos na aula. Nada de levar lição pra casa(embora fosse uma opção). De toda a grade, somente um professor determinou que o trabalho fosse feito em casa por causa do conteúdo da matéria a ser passado ser muito extenso (BPM - Business Process Management)
Digo que o curso foi bem ‘mão na massa’ mesmo, mas com foco total na modelagem de serviços. Nada de programação e aulas intermináveis com zilhões de diagramas.
Acho também que é um curso pra quem está mais interessado na área de negócios e nem tanto na parte técnica, embora algumas matérias como a de integração e a de modelagem tiveram algumas implementações simples. Praticamente em todas as matérias vimos muita documentação de SW. Enfim, eu gostei e indico, embora tenha achado os dois da FIAP excelentes.

Ah, e quanto ter de ir pra Campinas, tenho certeza que tem o mesmo curso em Sampa, mas se não me engano durante a semana. Em Campinas é aos sábados.

Então, me responderam em relação ao curso da Unicamp e realmente o curso não é de pós-graduação lato sensu.

[i]
Bom dia Gabriel,

Esse curso é de “especialização modalidade extensão universitária”, não é lato sensu.
Informações sobre esse tipo de curso podem ser encontradas em http://www.extecamp.unicamp.br/cursos.asp

Priscilla
[/i]

[quote=dio.msg]Olhei a grade destes dois da FIAP e realmente parecem ser muito bons.

Fiz o Engenharia de SW - SOA no IBTA de Campinas e achei muito bom. O que mais achei legal foi que praticamente todas as aulas tinham exercícios praticos feitos na aula. Nada de levar lição pra casa(embora fosse uma opção). De toda a grade, somente um professor determinou que o trabalho fosse feito em casa por causa do conteúdo da matéria a ser passado ser muito extenso (BPM - Business Process Management)
Digo que o curso foi bem ‘mão na massa’ mesmo, mas com foco total na modelagem de serviços. Nada de programação e aulas intermináveis com zilhões de diagramas.
Acho também que é um curso pra quem está mais interessado na área de negócios e nem tanto na parte técnica, embora algumas matérias como a de integração e a de modelagem tiveram algumas implementações simples. Praticamente em todas as matérias vimos muita documentação de SW. Enfim, eu gostei e indico, embora tenha achado os dois da FIAP excelentes.

Ah, e quanto ter de ir pra Campinas, tenho certeza que tem o mesmo curso em Sampa, mas se não me engano durante a semana. Em Campinas é aos sábados.[/quote]

Então, eu realmente estou em dúvida se eu pego algo mais técnico ou algo mais teórico, o problema é que eu não curto muita coisa teórica e SÓ VER coisa teórica no curso sei lá, não sei se eu ia curtir tanto.

“Re-ativando” o tópico. :stuck_out_tongue:

Então, ainda não decidi MESMO onde eu vou cursar, como eu to pensando em fazer um mestrado futuramente, eu acho que uma pós-graduação (especialização) seria melhor que um MBA, não acham?
O problema é: Eu não estou achando alguma pós que me agrade! Eu mal mal estou achando pós-graduações da área! A grande maioria dos cursos são MBAs.
Daí, eu achei esse daqui do Mackenzie, alguém conhece?

http://www.mackenzie.br/144.html

Eu achei interessante, até o conteúdo:

[i]
Arquitetura de Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas
Padrões Arquiteturais de Sistemas
Padrões de Projetos

Programação de Sistemas
Desenvolvimento de Software
Sistemas Cliente-Servidor
Arquiteturas Orientadas a Serviços
Persistência e Interoperabilidade de Sistemas

Engenharia de Sistemas
Engenharia de Software
Fábrica de Software
Qualidade de Software
Projeto e Desenvolvimento Ágil de Software

Metodologia de Trabalho Científico e entrega da Monografia.
[/i]

E aí? O que acham?

[]'s

A verdade é que esses cursos são fábricas de diplomas.

Se você estudar sozinho por livros – coisa que qualquer um que goste de engenharia de software faz – você irá aprender muito mais do que aprenderia normalmente.

Como disse, esses cursos servem somente pelo diploma e o melhor a se ter é o MBA em gestão de TI(o da FIAP é respeitado) em custo x benefício. Algumas certificações de gestão também caem bem junto e te dará uma posição chata de gerência que irá te pagar bem mais do que você conseguiria com a arquitetura e desenvolvimento de sistemas.

[quote=kcobainnn]“Re-ativando” o tópico. :stuck_out_tongue:

Então, ainda não decidi MESMO onde eu vou cursar, como eu to pensando em fazer um mestrado futuramente, eu acho que uma pós-graduação (especialização) seria melhor que um MBA, não acham?
O problema é: Eu não estou achando alguma pós que me agrade! Eu mal mal estou achando pós-graduações da área! A grande maioria dos cursos são MBAs.
Daí, eu achei esse daqui do Mackenzie, alguém conhece?

http://www.mackenzie.br/144.html

Eu achei interessante, até o conteúdo:

[i]
Arquitetura de Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas
Padrões Arquiteturais de Sistemas
Padrões de Projetos

Programação de Sistemas
Desenvolvimento de Software
Sistemas Cliente-Servidor
Arquiteturas Orientadas a Serviços
Persistência e Interoperabilidade de Sistemas

Engenharia de Sistemas
Engenharia de Software
Fábrica de Software
Qualidade de Software
Projeto e Desenvolvimento Ágil de Software

Metodologia de Trabalho Científico e entrega da Monografia.
[/i]

E aí? O que acham?

[]'s
[/quote]

eai amigo o que vc pode dizer da pos em engnharia de sotware na ibta tambem to querendo fazer

Opa!

Então, eu estou curtindo! Com exceção de um ou dois professores, eu achei o curso bem bacana. É bastante teórico. De qualquer forma, eu esperava que fosse um pouco melhor, mas, ainda sim estou gostando.

Abraços!