Pós versus (x) Certificação

No seu caso Pós… continuo com minha opnião…

Quanto a questão de atualização Bone… não adianta nada fazeres uma especialização hoje em Gerência de Projetos e achar que ela vai durar para a vida toda… O conceito é o mesmo, só muda que a certificação tem versão e nem é todo mundo que se importa com elas… Conhço Certificados Java 1.4 que ainda não atualizaram e nem fazem questão…

Qualquer Especialização que você fizer hoje, daqui a 7 - 8 anos também estará defasada, agora claro, como título de pós, nunca sumirá do seu CV… Mestrado e Doutorado nem discuto, quem puder fazer ou já estiver fazendo, faça/termine, pois vale a pena o aprendizado.

Pra concurso público, a pós safa tua cara mesmo, como não é meu foco…

Abs []

Pretendo fazer mestrado, pois tenho como objetivo ministrar aulas em universidades.

Desenvolvedor .NET ou JAVA no concurso do Ministério Público de SP, salário de 6 mil, precisa de Graduação + Pós de 360h no mínimo.
Se fosse pós + 20 certificações já eram suas chances, não vai nem se inscrever pra prova.

Eu saí da faculdade ano passado, fiz OCJP 6. Pretendo esse ano fazer a OCWCP e ano que vem começar uma pós, porque ficar só na certificação acho que é se contentar com mto poco.

na minha opiniao a Pós e muito melhor do que o certificado …
ate mesmo por q uma pessoa que tem pós o salario dela aumenta … e certificado aumenta tambem ? ou simplesmente ela e mais bem vista no mercado ?

outra pergunta …

MBA e a mesma coisa q certificado ??

Não entendí kiq095.

Ser mais bem visto no mercado = conseguir melhores salários…

MBA é mto diferente de certificado. Alguns MBAs são considerados pós latu sensu, se for reconhecido pelo MEC.

[quote=andre_mbm]Não entendí kiq095.

Ser mais bem visto no mercado = conseguir melhores salários…

MBA é mto diferente de certificado. Alguns MBAs são considerados pós latu sensu, se for reconhecido pelo MEC.[/quote]

minha pergunta foi no sentido de … por exe se a pessoa tiver um certificado e estiver dando aula na faculdade e outra tem uma pos …
as pessoas que sao simplemente formadas ja estao perdendo ai …certo
mais as pessoas que tem pos … tem o salario maior por causa da pos … e as pessoas que tem certificado tambem tem aumento de saraio por causa do certificado ??

assim como quem tem mestrado o salario aumenta por causa do mestrado … e assim vai … mais no caso do certificado ???
quanto maior o numero de certificados maior a porcentagem de salario ???

no caso em questao …
EX:

pessoa que e um bacharel = Salario
pessoa que tem pos =Salario +10%
mestrado = Salario +40%

e no caso do certificado ha algum almento ???

Ja no caso do nosso amigo Por ele nao faz um MBA ao inves de pensar em certificados ??? ou segue direto pra uma pos … seria melhor nao ??

Na verdade, pesquisas dizem que o aumento de salário vem com os anos de estudo…
Veja:

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL792222-9654,00-BRASILEIRO+GANHA+A+MAIS+A+CADA+ANO+DE+ESTUDO+DIZ+PESQUISA+DA+FGV.html

Eu dou um único conselho:

Faça o curso ou certificação em que o retorno seja mensurável, aplique para a sua vida as mesmas regras que você utiliza quando vai fazer um investimento financeiro. Existem os investimentos de longo e curto prazo, e naturalmente escolha os que lhe gerarem mais lucros.

Existem muitas pessoas que falam “Ah… fazer uma pós é sempre bom!”, elas de fato estão corretas, só que isso é valido pra qualquer coisa, se vc for fazer um curso de sushiman por exemplo, é capaz dela lhe dar praticamente a mesma resposta.

Eu sigo essaregra, não sei se é valida, mas basicamente Só faço algo que realmente irá fazer diferença da minha carreira, e que reflita ou financeiramente ou em minha posição. Investir em uma pós pra continuar no mesmo cargo que está, já lhe adianto que não valerá a pena.

Salve,

Gostei de seu ponto de vista.

Muito obrigado!

Abraços

[quote=deniswsrosa]Eu dou um único conselho:

Faça o curso ou certificação em que o retorno seja mensurável, aplique para a sua vida as mesmas regras que você utiliza quando vai fazer um investimento financeiro. Existem os investimentos de longo e curto prazo, e naturalmente escolha os que lhe gerarem mais lucros.

Existem muitas pessoas que falam “Ah… fazer uma pós é sempre bom!”, elas de fato estão corretas, só que isso é valido pra qualquer coisa, se vc for fazer um curso de sushiman por exemplo, é capaz dela lhe dar praticamente a mesma resposta.

Eu sigo essaregra, não sei se é valida, mas basicamente Só faço algo que realmente irá fazer diferença da minha carreira, e que reflita ou financeiramente ou em minha posição. Investir em uma pós pra continuar no mesmo cargo que está, já lhe adianto que não valerá a pena.[/quote]

Eu faria uma pós em Engenharia de Software mais pela formação intelectual que ela oferece. Provavelmente um engenheiro de software é treinado para lidar com diversos tipos de problemas no quesito da computação.

Certificação encaro como algo paralelo. Não acho que exista a bala de prata (qual é melhor).

Com a certificação você mostra que é treinado para resolver problemas específicos daquela tecnologia, por exemplo Java.

Com Formação superior e pós você mostra que é treinado para resolver problemas de computação em geral.