Caso não tenha conhecimento, analogias são utilizadas para melhor entendimento de uma opinião proposta.
ENGENHARIA e ARQUITETURA de software não são assim denominados por acaso.
Prototipo == Produto final?
Se isso for verdadeiro, PARA MIM, nao eh prototipo.
Esse é exatamente o ponto.
Um protótipo se assemelha ao produto final em suas formas gerais, funcionalidade etc.
A dúvida inicial, refere-se a “decoração” (estilização, como definido no título da thread).
O protótipo não necessariamente precisa levar o logotipo da empresa (por exemplo) no header da página. Mas, o produto final sim. O protótipo não precisa possuir o mesmo tipo de fonte do que o produto final. O que vai importar no prótotipo, é exatamente a mensagem e a funcionalidade.
Programar as funcionalidades a partir de um protótipo (esqueleto) pode fazer sentido em alguns casos. Ai sim concordo que depende do projeto. Agora, se a mensagem “Hello World” vai ser envolvida entre <h3> ou não, independe da programação. Isso não vai interferir em nada para o programador.
Porque?
Qual segue ordem e qual não segue em sua opinião?
[quote=el_loko]
Imagine só construir um prédio à partir do 2° andar, consegue? Agora, imagine construir primeiro as suas
classes de acesso a dados, ou, suas classes de negócio. consegue?[/quote]
Aqui ficou um pouco confuso.
Uma coisa é construir um prédio a partir do 2º andar. Outra coisa é separar as camadas de uma típica aplicação MVC no desenvolvimento.
Em equipes um pouco maiores (em alguns casos), ocorrem separações. Equipe A desenvolve camada de negócio, Equipe B desenvolve persistência (acesso a dados) e Equipe C fica responsável da apresentação.
Com uma estrutura bem definida, todas as equipes conseguem desenvolver em paralelo.
Mas lembre-se:
Aqui estamos falando de desenvolvimento de funcionalidades!
Voltando a analogia, o serralheiro não precisa esperar o pedreiro terminar de construir as paredes para começar a fazer uma janela ou grade, desde que saiba exatamente o que o pedreiro esta fazendo (o tamanho do vão que será deixado para colocação da janela/grade).
Ou seja, um não atrapalha o outro desde que haja uma prévia definição para ambos os lados. O serralheiro sabe que tem que fazer uma janela com as medidas x,y e z. Por outro lado o pedreiro sabe que precisa deixar um vão na parede que esta construindo com as medidas x, y e z.
Diferente do assunto tratado: ESTILIZAÇÃO.
O pintor não pode começar a pintar a parede (decoração) enquanto o pedreiro não terminar de construir. Mas, o pintor, nesse meio tempo, pode ir definindo como serão as coisas na arte final (prototipação).
Pelo visto, seu entendimento na formação de sentenças é mais precário ainda. Sinto muito, caso tenha causado algum transtorno.
Mas, as palavras adicionadas ao MEU POST refletem apenas a MINHA OPINIÃO sobre determinado assunto. NÃO TOME ISSO COMO VERDADE ABSOLUTA!
Ps. Li isso na assinatura de alguem daqui! Mas, faço delas a MINHA expressão nesse momento.
Essa é uma bela definição não é mesmo? Reflete bem a arte de desenvolver software.
Sem mais delongas. Não irei mais persistir em discutir esse assunto contigo. Pelo teu histórico de mensagens, percebo que o teu intuito é bem diferente do meu propósito.
Saudações e felicidades!
[quote=cs.santos0]
realmente…mas ainda concordo em partes…rsrsr
pois existem projetos que o exato prototipo que o cliente viu de inicio, deve ser a tela final…sem alterar nda…inclusive o meu projeto atual é assim…[/quote]
De fato! Isso ocorre.
Assim como centenas de softwares são disponibilizados em produção cheios de bugs! Isso também varia muito de projeto para projeto. Talvez, a ausência de tempo para testes (no caso dos bugs) ou melhoras (não estou dizendo que seja o caso do seu projeto) na camada de apresentação façam com que isso ocorra.
Mas, pode acontecer (esse sim deve ser o caso do teu projeto) que o protótipo é tão rico em detalhes que o cliente se dá por “mais que satisfeito”, e aceita coloca-lo em produção.
[quote=el_loko]
Porque coisas que começam com a mesma palavra não necessariamente são parecidas. [/quote]
Bom, às coisas são atribuídas nomes de acordo com sua especialidade.
Por exemplo:
VENDEDOR - Não se refere ao produto que vendo. E sim ao ato.
CONSTRUÇÃO - Não se refere a obra, e sim ao fato de realizá-la.
O mesmo se dá com ENGENHARIA e ARQUITETURA
Não se referem ao produto criado, e sim a arte de criar.
Lembre-se disso quando chamar um método tal como repaint(), ou buildSessionFactory(), ou ainda create…()
E não comparei por completo. Apenas mencionei a precedência de duas coisas.
O assunto tratado não é criar a pagina antes e depois. E sim “embeleza-la”. Leia o título da thread com mais atenção.
Não segue ordem em projetos que, com certeza, não darão certo. Porque em projetos profissionais que exigem qualidade e que custam dinheiro, com certeza existirá ordem.
Ok. Vou pedir para o meu designer decorar campos de texto. Mas eu ainda nem sei se eles existirão. Creio que ele ficara feliz em faze-lo.
Sim. NO MEU ENTENDIMENTO: Funcionalidade nada tem a ver com estilização.
Ok. Peça para o marceneiro assentar o piso do primeiro andar.
[quote=el_loko]
Vamos lá, ESTILIZAÇÃO
Se eu sei que minha página terá 3 campos, e que terei de salvar as informações preenchidas nele em banco. qual o problema de fazer primeiro o html?
qual o problema de criar a lógica primeiro? Se eu quiser fazer primeiro a lógica, ótimo. Não me interessa se o html foi feito com td tr ou com css.
Sinceramente eu não entendo pq as pessoas querem comparar construção de software com construções de prédios, pontes, estradas, etc. Casas são casas,
softwares são softwares. Como eu falei lá em cima, podem ter coisas em comum, mas ter coisas em comum não significa ser a mesma coisa e nem que devem
ser tratadas de maneira semelhante.[/quote]
Parece que enfim entendeu o contexto. Não estamos falando de prototipação (discutido nos post anteriores). Estamos falando de: (novamente) ESTILIZAÇÃO.
Gerar HTML do tipo <input type=“text”> é bem diferente de <input type=“text” style=“color:#0000; etc etc etc”>
Tenha em mente:
Estrutura é uma coisa;
Estilização é outra coisa;
[quote=Hellmanss][quote=osmio]
Essa é uma bela definição não é mesmo? Reflete bem a arte de desenvolver software.
[/quote]
Bom, Engenharia Civil reflete bem a arte de desenvolver software?
Você que comparou a igualdade da Engenharia Civil e Engenharia da Computação sem saber o que é engenharia.
As considerou “mesma coisa” por começar com “Engenharia”.
Você nem leu o próprio link que mandou no seu post, se tivesse lido, iria ver que existem mais de 100 tipos de engenharia.
Lamentável.[/quote]
Pelo visto também não entende ironia.
[quote=el_loko]Título do tópico Programar Primeiro, estilizar depois - WEB
Programar = dar instruções ao computador…etc (no caso em Java)
Estilizar = Colocar a mão no html para criar/editar os recurosos visuais.
[/quote]
Conclusões finais:
Esta confuso o teu entendimento entre programar em HTML e estilizar aspectos visuais.
Discutiremos arquitetura em data futura!