Olá a todos do Guj.Estou um pouco preocupado, no momento estou desempregado e vou me formar nesse semestre. Aqui minha cidade não existem mais opções de emprego para mim. Todas as outras empresas, que são poucas, trabalham com .Net, Delphi ou PHP. Fiz alguns estágios na área de manutenção e suporte. Depois de um tempo arrumei um emprego em uma empresa como técnico em suporte, fiz um curso de java e consegui mudar para o setor de desenvolvimento. Sai dessa empresa depois de 11 meses para ir para outra onde trabalhei só 7 meses. Agora estou desemprego e um pouco arrependido de ter saído dessa ultima empresa. Tenho uma experiencia com Java, Hibernate, Junit , Banco de Dados porem bem básico. Só consigo me virar se for fazer um aplicativo desktop, web eu não sei quase nada. Estou esperando me formar para procurar emprego em outra cidade, além de estar estudando para a OCJP que pretendo tirar esses semestre. O que eu faço? Não opinião de vocês, tirando a certificação, quais são as minhas chances de arrumar um emprego de como junior em outra cidade? É mais difícil arrumar emprego quando você não mora naquela cidade? Será que consigo pelo menos um salario de 1300 Reais?
1200 senior? pqp…q exploração.
Isso não é salário nem de nível JR…
Pelo menos aqui onde moro, qualquer servente de pedreiro semi-alfabetizado tira mais que isso…agora imagina ter que chegar a senior pra ganhar 1200 r$.
Tenso.
Caro amigo, esse salario da sua cidade está totalmente fora de logica, entao, n vou nem comentar sobre ele. Eu moro em Goiania, e o mercado n eh ruim mas tambem nao eh mt bom, um Jr ganha em media 1200$, ja um pleno em media 2000$, talvez mais, talvez menos, varia mt do profissional.
O meu conselho pra ti eh o seguinte, tire sua certificação o quanto antes, e va para um cidade grande, o mercado de software eh extremamente limitado para cidades pequenas.
Nossa area tem mts problemas, mas tbm tem la suas vantagens. Eu me formei a 2 meses, e ja trabalho na area como prog java pleno. Uma coisa vc pod ter certerza, quem n tem preguiça d estudar na nossa area, vai se dar muito bem. Abs, e boa sorte.
Minha cidade, Santos, a qual as pessoas falam que é o futuro(maior porto da AL, pré sal, petrobras bla bla bla), onde tudo desde imóveis até comida e entretenimento tem preços absurdos, os empregos não condizem com a realidade da bolha da cidade, muito menos no setor de TI e eu como muitos ótimos programadores da região trabalho em SP, acordo todos os dias as 5 da manha e pego fretado até SP onde até as menores empresas são absurdamente superiores as que existem em Santos.
Bom pessoal acho é sempre mais dificil quando nos moramos em uma cidade com poucas empresas e poucas vagas. Já que o mercado exige que você tenha experiencia e conhecimentos em algumas tecnologias além de java arrumar fazer estágios e arrumar um primeiro emprego é fundamento. Problema que no começo o pessoal não costuma te passar muita coisa por causa dos prazos e da correria, você acaba fazendo só básico, só apertando parafusos. O que me deixa preocupado é comentário de varias pessoas aqui no forum, alguns pessimistas e outro bem otimistas. Fico pensando se escolhi a profissão certa e se não pedir um tempo enorme da minha vida com algo que não estou vendo tanto futuro.
Seu perfil ainda não está adequado, vá a sites de recrutamento para ver qual a demanda que o mercado está solicitando e confronte com o que vc sabe, ficará mais claro oq é interessante estudar. Em uma cidade grande não será dificil vc chegar a esse salário, mas vc deve entender que a realidade em outras cidades é bem diferente, em São Paulo por exemplo os aluguéis custam mais que 1300 Reais, tem taxas de condominio muito mais altas que isso.
Acho que em São Paulo eu teria que ganha uns 2500 Reais para conseguir viver la. 1300 seria para um cidade com custo de vida baixo, chutando, Barueri, Hortolândia , Joinville, Curitiba. Eu também teria uma ajuda dos meus pais de uns 250 reais no máximo. Eu já dei um pesquisada no Carrerjet.com e estava vendo os requisitos pedidos para junior e realmente precisaria saber J2EE, Spring, Struts, JSF. Em algumas vagas só pedem nível superior e um pouco de experiencia, mas são raras e com certeza bem disputadas. Eu quero arrumar emprego o mais rápido possível, se não for assim não sei se estudar por conta própria os frameworsk que mencionei resolveria meu problema.
Demanda tem, mas pra junior realmente as coisas são mais dificeis. Será bom profissionalmente vc ir para uma cidade como São Paulo, digo isso sem pensar em rendimentos, em São Paulo você terá um melhor o desenvolvimento profissional e te ajudará a entender como funciona o melhor o mercado de TI.
Não incluiria no meu radar nem Curitiba e nem Joinville.
Mas com meu perfil será que eu consigo ganhar e viver com uns 2500 em São Paulo?
Eu não estou acompanhando mercado de Java fazem uns 4 anos, acho que vc conseguiria até uns 3000 PJ sem grandes dificuldades, mas vou ser sincero o custo de vida daqui é alto pra caramba. Vc irá viver apertado até pra comer, mas em 1 ou 2 anos vc se ajeita e vai pra um bom patamar. Eu não sou Consultor em Java então as realidades financeiras são diferentes. O certo é vc mandar seu cv e ir negociando conforme forem aparecendo oportunidades.
Vou perguntar pra algumas amigas que são consultoras de RH em que valor ficaria uma alocação de um profissional java jr e te passo via MP. Assim te passo um valor real e atualizado.
Muito obrigado DaviPiala. Vai me ajudar bastante. Fico aguardando.
Cara, uma dica que sempre dão por aqui e que queria ter recebido ou se quer visualizado quando estava iniciando, é para se envolver em algum Projeto Open Source Java…
Tentar ao máximo contribuir e virar um commiter do projeto, irão lhe dar uma visibilidade absurda, pois querendo ou não, é uma experiência com Java em Projetos reais que você tem.
Pense, quem não contrataria um desenvolvedor que participou do desenvolvimento de um Framework que o mesmo usa em sua própria empresa ??? Ou mesmo que não use, conhece alguém que usa, sabe da fama, etc.
Lembre-se que está ficando uma prática comum nas empresas as entrevistas técnicas, e se estiver no seu CV a participação no Desenvolvimento de algum Framework ou tecnologia conhecida, suas chances disparam… A Caelum tem alguns projetos Open Source cara que são bem interessantes, no GitHub e Google Code você também acha uma penca…
Use-os, reporte suas alterações, aprenda com o que o dono do projeto de lhe corrigir e tente de novo… Se você conseguir virá um commiter e mantiver uma regularidade de atualizações naquele projeto, é um Projeto para o seu CV e aí você estará em um mundo sem volta, vais gostar da brincadeira… rsrsrsrsrs
Não desiste cara… também passei por esse período onde pensei ter escolhido a profissão errada e QUASE saí da área… Mas uma galera com quem trabalhei me incentivou e me mostraram que eu era capaz… É isso aí, capacidade você tem… Dificuldades sempre haverão cara, nunca, nada é fácil se você não herdar a fortuna do seu pai ou não ganhar na mega-sena, heueheueheueheueheue… Até jogador de futebol passou por grandes apertos pra ser o que é, teve que lutar e deixar muita gente boa pra trás, teve que ter coragem lá na peneira pra querer ser o melhor, mesmo que alí, alguém que seria um craque ainda melhor que ele, tenha ficado com medo e desistido… É isso aí cara, a vida é luta, bola pra frente e vá a guerra diária chamada vida.
Abs [] e sucesso na carreira…
Olá,
Normalmente, quando vai se contratar um designer, você pede o portifólio dele. É a mesma coisa quando vai se contratar um programador, você tem que ter um portifólio, algo pra mostrar. Nisso, vale qualquer coisa, dependendo do cargo que queira.
Pra isso, você pode optar:
- Projetos opensource
- Artigos
- Certificações
-Experiências anteriores
Enfim, uma pá de coisas. O importante é ter algo pra mostrar, nem que seja um cadastro de namoradas ou qualquer coisa.
[]'s
Qual projeto opensource eu poderia participar? Outra coisa, concorrendo a uma vaga de Jr as empresas não vão dar mais prioridade a alguém que more na cidade? Já que vão ter bem mais pessoas concorrendo a uma vaga de Jr do que uma pleno ou senior.
Uai cara, é só você identificar uma necessidade ou se propor a desenvolver alguma coisa, só que isso normalmente requer expertise no projeto que você vai se envolver. E sim, podem dar prioridade, é por isso que você tem que ter o que mostrar, oras.
tai uma coisa que vai te ajudar, e talves outras pessoas:
http://sourceforge.net/search/?q=struts&sortdir=desc&limit=25&sort=latest_file_date
são codigos fontes de projetos usando tecnologias que as empresas atuais usam.
baixe os codigos fontes, e o primeiro passo é conseguir executar…
estude bem o codigo, monte um diagrama manual para entender as divisões, depois de um tempo estudando, você vai adquirir uma skill: " LCWOD" - Learn Code Written by other developers.
equipe a skills, e comece a fazer pequenas modificações, você recebera a famosa skill: “Refactoring Master”, equipe-a e começe a melhorar o projeto nos pequenos detalhes, velocidade, facil manutenção, menos erros, segurança.
neste ponto, proximo ao lvl 35, você receberá o item, Master Jr Developer…ai é só mandar o curriculo com o item equipado, e esperar.
desculpe a brincadeira, mais comecei e nao consegui parar, haha
http://www.guj.com.br/java/250385-decepcao#1300463
Passo pelo mesmo problema,minha cidade eh essa merda…vc mora em juazeiro? =D
Va estudar delphi…na minha cidade um programador senior delphi ganha 1200,
mas se for teimoso como eu tire a OCJP, ai vc teima ainda mais e compra o material de Katy
para a OCWCD,aprenda sql(eu preciso ainda fazer isso) e aí nao quanto vc ganha…
mas acho que deve ser algo um pouco mais numa capital!!
david.meth@hotmail.com <-------- se quiser trocar exp