tem um… db40… ou algo assim - GPL! não use em aplicações comerciais -
tem o caché tb, vc pode baixar um demo
tem um… db40… ou algo assim - GPL! não use em aplicações comerciais -
tem o caché tb, vc pode baixar um demo
…parou pq??? pq parou??? baixem o draft do documento q descreve a persistência na especificação do EJB 3, q vai vir pra ser usada tanto em J2EE quanto em J2SE… dêem uma lida… just for fun
Ae galera, comecei com Java faz pouco tempo, vim de Delphi, 5 anos, imaginem o sufoco…
Mas uma coisa que to percebendo é esse preconceito com Sql e algo que me indgna, preconceito com um bd …
Acho que se vc for desenvolver um sistema para um petshop é uma coisa, usa oq quiser lah, hibernate, dao puro, prevayler, ou faz em arquivo de texto, vc nunca vai ter problemas…
Agora, no meu caso, um sistemam, p/ call center, resposanvel por fazer pesquisas com o cleinte… com centenas de regras de fluxo e outras centenas de regras de validação … n tipos de clientes, de n estados, de n cidades… tendo que ser adaptavel a qq tipo de pesquisa…
chuchu beleza fazer em Java, agora, sem Bd, impossivel…
pricipalmente quando o cliente que solicitou o serviço de pesquisas liga pedindo relatórios homéricos querendo isso em dez min … prevayler vaipro saco!
hibernate nesse caso, não da, os sqls p/ regras de fluxo são de doer os olhos …
Outra coisa que eu não me conformo eh desenvolvedor não querer saber sql… não sei se eh pq sempre trabalhei sendo pau p/ toda obra, tipo, precisa de um dba, tamu lah, precisa de um desenvolvedor, tamu lah …
vc sabe tudo oq o seu sistema vai fazer, todas as condições, obviamente sabe os Sqls … fora q os bds te dão ferramentas p/ te ajudar e muito, existem as views por exemplo … seus dados tão lah, prontinhos do jeito q vc quer, eh soh chamar …
acho q oq precisa ser feito eh um jeito viavel de unir as duas coisas …
Hibernate, Prevayler te ajudam muito p/ trabalhar com “poucos” dados e relacionamentos simples… fugiu disso, sql na mão, funções dentro do bd e assim vai …
minha opinião foge do post e foge mto ainda do nivel de vcs, comecei com java a pouco tempo, mas eh a opinião de quem tah de fora…
espero não ter falado demais … hehehe
abraços
o argumento q os kra usam eh d q a aplicacao tem q ser independente d BD…
mas eu nao acho q uma empresa q tenha um oracle ou um banco free como firebird ou postgresql qeira muda d banco toda hora…
c alguem pedi pra mim faze um sistema q use access, sqlserver, paradox ou algum otro banco microsoft eu nao faco d jeito nenhum
[quote=“LichKing”]
o argumento q os kra usam eh d q a aplicacao tem q ser independente d BD…[/quote]
É isso ai. em alguns casos realmente é necessário, o importante é saber dosar, e aplicar o seu uso.
Uma empresa que tem Oracle, nunca vai querer mudar de Banco, com certeza! O Postgress é uma boa opção, imita em muito o Oracle, e eu acho ele muito bom mesmo.
[quote=“LichKing”]
c alguem pedi pra mim faze um sistema q use access, sqlserver, paradox ou algum otro banco microsoft eu nao faco d jeito nenhum[/quote]
Hahahahaha… nesse mundo não tem muito querer… ainda mais quando vc não escolhe os sistemas em que vai trabalhar! =)
É fazer, adaptar-se e o mais rápido e da melhor maneira possivel! Essa é a regra de mercado! =)
[quote=“noelrocha”]acho q oq precisa ser feito eh um jeito viavel de unir as duas coisas …
Hibernate, Prevayler te ajudam muito p/ trabalhar com “poucos” dados e relacionamentos simples… fugiu disso, sql na mão, funções dentro do bd e assim vai … [/quote]
é isso aí!!!
Existem casos onde StoreProcedures são a alternativa única e a melhor. Views são ótimas para tunning, saber usá-las e dosá-las é uma ótima opção! =)
Abraços!
Banco de dados pos relacional, orietado a objetos.
Eh free para os desenvolvedores e uso nao comercial. É preciso apenas ter licensa para o servidor.
http://www.intersystems.com/cache/
ou