Qual é o futuro do template Engine Thymeleaf?

Isso aí é Spring MVC … se você tirar o Thymeleaf do projeto e trocar os templates pelo JSP tradicional o código vai continuar funcionando.

Boa Noite,

Trabalho a 4 anos com JSF e Spring (Também programo no backend), inclusive construindo UIs intuitivas e produtivas(Ajax e ainda consumindo API REST). Nos projetos dos quais faço parte tudo funciona bem (Sou feliz até hoje). Tudo que me pedem para implementar no JSF, na maioria das vezes, já tem pronto. Só que de uns tempos pra cá surgiu um projeto pra ser feito com Spring-boot(pois até o momento usava do Spring a injeção de dependências e o contexto de transações, além de uns ótimos recursos do spring). Pois bem, comecei a estudar , só que percebi que a maioria dos tutorias(inclusive os excelentes cursos da Alura) utilizam o Spring-boot com o thymeleaf. Aí começou meu dilema, até que ele tem uma curva de aprendizado bem rápida, só que teve umas funcionalidades que penei um pouco pra fazer e que eu já as tinha pronta com JSF, e agora, depois de ter iniciado o projeto com Spring-boot e thymeleaf, vou mudar para JSF e já vi uns tutorias mostrando que isso é perfeitamente possível. Então como o projeto tem um prazo um pouco curto, decide abandonar o thymeleaf(pois não sei se ele tem todos os recursos do JSF) e vou começar a migrar para o JSF. Não quero com isso dizer que o thumeleaf é ruim, mas devido ao meu pouco conhecimento nesse framework(não sei se é correto falar assim) optei mesmo pelo JSF de guerra. Essa foi minha realidade, espero que um dia eu possa ter a oportunidade de me aprofundar no thymeleaf. Outra coisa, em termo de performance, parece que o thymeleaf é ligeiramente mais rápido que o JSF, mas não tenho certeza pois o projeto em JSF que participo é bem mais complexo que o que eu iniciei com o thymeleaf. Um outro fato que me preocupa é que a interface desse menu novo projeto com thymeleaf é feita com o bootstrap e ela já está praticamente pronta só que já tive no passado problemas do bootstrap com o primefaces pois o mesmo usa como base o JQueryUI e alguns componentes tive que intervir no CSS para que não ficasse quebrado.

1 curtida

Thymeleaf não sei, nem me arrisco a usar, mas JSTL+EL certamente terá vida mais longa.

1 curtida

Acredito que depende do caso, da necessidade.
Se o objetivo é se preparar para o mercado e o mercado pede Angular e React então não é o caso focar no Thymeleaf.
Se você vai produzir algo pra você ou para alguém e conclui que com Thymeleaf será mais fácil e não haverão “efeitos colaterais”. Então é o caso.