Quanto está a média salarial em Java?

Java paga tão bem quanto COBOL ou Delphi, dependendo da região.

[quote=rananfu]Junior = 25 a 35 hora
Pleno = 35 a 45 hora
Senior = 45 a 55 hora[/quote]

Acho que essa tabela não está certa. Geralmente as faixas de salário se cruzam. Até pq, as empresas podem te promover de cargo, sem aumentar seu salário.

[quote=ViniGodoy][quote=rananfu]Junior = 25 a 35 hora
Pleno = 35 a 45 hora

Acho que essa tabela não está certa. Geralmente as faixas de salário se cruzam. Até pq, as empresas podem te promover de cargo, sem aumentar seu salário.[/quote]

Acho que é uma média ne, não existe tabela de programadores Java.

Ou ja chegamos a esse ponto???

Interior de SP

Junior = 3k
Pleno = 4.5k
Senior = 6k

Valores aproximados, bem próximos da realidade aqui do interior, pelo menos na minha empresa as faixas são essas.

Att.

porque as informações de salário neste tópico se contratizem com varios outros inclusive com o que eu criei ( http://www.guj.com.br/posts/list/150097.java ) ???

[quote=mochuara][quote=ViniGodoy][quote=rananfu]Junior = 25 a 35 hora
Pleno = 35 a 45 hora

Acho que essa tabela não está certa. Geralmente as faixas de salário se cruzam. Até pq, as empresas podem te promover de cargo, sem aumentar seu salário.[/quote]

Acho que é uma média ne, não existe tabela de programadores Java.

Ou ja chegamos a esse ponto???[/quote]

Não, acho que não chegamos. Só ressaltei o fato pq muita gente tem a ilusão de que um senior jamais ganha menos do que um júnior ganha e, na maior parte das empresas, não é bem assim que funciona. Os RHs tem uma distinção entre o cargo e o salário. A classificação junior, pleno e senior está associada as atividades que o profissional é capaz de desempenhar, e não ao salário. Tanto que é possível que um júnior de alto desempenho ganhe mais do que um pleno de baixo.

Ou seja, você pode, sim, ganhar uma promoção só de cargo, sem que isso esteja associado a um aumento (no caso, só aumento de responsabilidade). Embora isso pareça inútil, isso contribui para sua empregabilidade, nem que seja só para melhorar o seu currículo na hora de tentar sair da empresa.

Eu acho que salario de java é muito parecido com o preço do vinho, que pode variar de 3 reais a N o preço da garafa!

Varia do momento do mercado, empresa, nivel, negociação. Dificil ter uma estimativa em formato de uma tabela. Fora que tem empresa que paga 42h para pleno e tem empresa que paga 40h para senior e por ai vai.

[quote=ViniGodoy]
Ou seja, você pode, sim, ganhar uma promoção só de cargo, sem que isso esteja associado a um aumento (no caso, só aumento de responsabilidade). Embora isso pareça inútil, isso contribui para sua empregabilidade, nem que seja só para melhorar o seu currículo na hora de tentar sair da empresa.[/quote]

:shock:

Pra mim isso não é promoção, e sim enrolação.

[quote=mochuara]

Pra mim isso não é promoção, e sim enrolação.[/quote]

Essa política é adotada em várias grandes empresas, incluindo com certeza o CITS, Siemens, Positivo, IBM, e outras empresas que não são de informática, como a Volvo.

Mas é claro, as chefias procuram fazer a troca de cargo associada a algum tipo de aumento (mas veja, o aumento ainda pode deixar um pleno ganhando menos que um júnior no topo da carreira de júnior ganharia).

Se você parar para pensar certinho, vai ver que não é tão absurdo assim. É só o reflexo da distinção clara entre o que é cargo, e o que é salário. E lembrando que o salário varia de acordo com uma negociação, feita no momento da contratação, e sobre a sua evolução na empresa.

Em empresas sindicalizadas essas regras se aplicam com muito mais frequência, pode haver promoção com o mesmo salário, e também aumento de salário sem promoção de cargo. Em algumas empresas o plano de carreira resolve parte desse problema.

Att.

[quote=ViniGodoy][quote=rananfu]Junior = 25 a 35 hora
Pleno = 35 a 45 hora

Então ViniGody na verdade essa tabelinha foi como o meu salario foi evoluindo.
Não é nada oficial não hehe !!

Isso foi de acordo com minha experiencia de vida

[quote=ViniGodoy][quote=mochuara]

Pra mim isso não é promoção, e sim enrolação.[/quote]

Essa política é adotada em várias grandes empresas, incluindo com certeza o CITS, Siemens, Positivo, IBM, e outras empresas que não são de informática, como a Volvo.

Mas é claro, as chefias procuram fazer a troca de cargo associada a algum tipo de aumento (mas veja, o aumento ainda pode deixar um pleno ganhando menos que um júnior no topo da carreira de júnior ganharia).

Se você parar para pensar certinho, vai ver que não é tão absurdo assim. É só o reflexo da distinção clara entre o que é cargo, e o que é salário. E lembrando que o salário varia de acordo com uma negociação, feita no momento da contratação, e sobre a sua evolução na empresa.[/quote]

É o pior tipo de empresa pra seguir carreira como programador/desenvolvedor/arquiteto. Pra quem quer virar gerente ou quer passar a vida engolindo sapo e preenchendo planilha pode ser uma boa. Evolução é relativo.

Não ha uma tabela certa acho que as pessoas tem que pedir de acordo com o seu trabalho.

A pergunta que deve-se fazer antes fazer a negociação é :

Quanto vale meu trabalho?

E vai depender de como você defina o cargo. Algumas pessoas se mantém como júnior porque simplesmente se resumem a executar a tarefa que lhe for dada. Não tem qualquer tipo de visão estratégica e, se você não disser exatamente o que fazer, a pessoa simplesmente não faz. A chefia já tentou delegar mais responsabilidades, mas por algum motivo, a pessoa simplesmente não se deu bem quando teve que pensar mais estrategicamente.

Não estou questionando se isso é certo ou errado, mas pode ser que isso não seja o que a empresa espera de um pleno ou senior. Agora, essa mesma pessoa pode fazer o seu serviço com muita eficiência e ser muito veloz. A ponto as vezes se merecer realmente um salário maior do que um pleno, que não seja tão rápido, e que tenha entrado a menos tempo na empresa.

Não estou falando sobre pensar estrategicamente como um gerente ou um administrador faria. Mas um pouco de visão estratégica é bom a todos. Seja para propor alternativas, identificar soluções possíveis ou mesmo definir um plano de implementação mais eficiente para o sistema.

Mais um tópico sobre salário.

Acho que seria legal organizar este assunto, que parece ser recorrente, em uma tabela de Região x Cargo x Salário aqui no Guj.
Como obter os dados? Não sei.
Mas poderia ser uma pesquisa anonima ou não, um wiki. Sei-la
Mas parece qeu toda semana tem este tópico aqui no GUJ

Aqui a politica de aumentos e promoções segue a linha do tempo de casa, pois os que são Senior aqui tem aprox. 15 anos de empresa, alguns até um pouco mais, então mesmo que vc seja o melhor ainda vai esbarrar nessa limitação do tempo de empresa.

Obs. Não se trata de uma empresa(fábrica) de software, é uma empresa grande com ramo de atuação no setor metálurgico, porém que desenvolve todos seus sistemas e aplicações internamente aqui no TI, por isso algumas regras são diferentes de empresas que trabalham especificamente com desenvolvimento de software.

Att.

Concordo com vc que deveria ser mais organizado pois se trata de um tópico extremamente importante, pois é bom estarmos informados das faixas salariais que são praticadas em todas as regiões.

Att.

Just4Fun :smiley:

Preencha os campos em amarelo.

Legal sua tabela, de onde tirou a base das informações ??

Da minha cabeça. :smiley: Como eu disse, Just4Fun