Quem é mais valorizado o bom profissional ou o bom político?

Olá

Mais ou menos errado.

Somos todos seres políticos. Os mais capazes politicamente se dão melhor em QUALQUER profissão que exija interação com outros seres humanos. Se o cara é um bugre, pode se comunicar de forma excelente com alguma máquina que o máximo que ele servirá na vida será somente se comunicar com uma máquina.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Mais ou menos errado.

Somos todos seres políticos. Os mais capazes politicamente se dão melhor em QUALQUER profissão que exija interação com outros seres humanos. Se o cara é um bugre, pode se comunicar de forma excelente com alguma máquina que o máximo que ele servirá na vida será somente se comunicar com uma máquina.

[]s
Luca
[/quote]

boa sorte, então chamem um politico da próxima vez que o sistema estiver caindo, ou montando sua equipe.

Olá

Há muitos anos atrás filósofos concluiram que o ser humano em sua própria natureza seria incapaz de sobreviver isolado dos outros. Ora, em uma empresa ou em profissões que requerem tratos com pessoas é natural que se destaquem os bons políticos. Isto não quer dizer que os demais não sejam bons profissionais. Até um estagiário absolutamente néscio pode ser um bom profissional. Um bom politico será muito valorizado. Já vi casos de pessoas muito boas tecnicamente mas de limitada capacidade politica não subirem na hierarquia de empresas.

Atentem para o meu recado. Não desprezem a possibilidade de exercer suas habilidades políticas. Isto não é crime. Não confundam ser político com ser picareta.

[]s
Luca

É ai que eu queria chegar! Não adianta baterem palma para um cara que chefia uma equipe sem terem uma equpe boa! Acho que sempre deveriam lembrar e valorizar as pessoas que compõem a equipe e não só o cara que lidera ela. Conheço gerentes muito bons, mas já conheci cada um… ruim e ruim com força, e mesmo assim ainda levava os créditos por um projeto bem feito sendo que ele mal sabia dos requisitos do sistema. Levava o crédito só pq ficava atendendo o telefone, falando prazos para o cliente e quando era necessário levantar requisitos, passava a bola para o programador. Achava isso muito f@#$…

O fato da pessoa ser política não é ruim, o ruim é ser político e não ser profissional ai sim é complicado… No meu ponto de vista é lógico.

Na minha opinião, a pessoa tem que ser os dois e em muitas profissões não dá para separar um do outro, como por exemplo vendedor e gerente. Se o cara é vendedor, sabe negociar e sabe cativar o cliente, mas não conhece o produto que está vendendo, não vai dar certo. Por outro lado, se o cara conhece bem o produto, sabe todos os detalhes técnicos e entende tudo sobre condições de crédito, de parcelamento, descontos e etc, mas não sabe negociar com o cliente, também não rola. O mesmo vale para gerente, o cara tem que saber lidar tanto com as pessoas quanto com o conhecimento técnico inerente da profissão (seja ela qual for), senão será um péssimo gerente.

Mas se tiver que escolher um deles, na maior parte dos casos (nem todos), o profissional vale mais. Tomando como exemplo programador, acho melhor um cara que sabe programar de verdade e de forma inteligente e não seja muito político do que o cara que interage bem e conversa com todos e só sabe fazer gambi.

Só para não ficar no viés de programadores, vamos ver os jogadores de futebol. O cara pode ser péssimo com os colegas, com a torcida, com a imprensa e com a organização do clube, mas se ele marca gol, consegue roubar a bola, desarma as jogadas dos adversários e leva todo o time para o ataque, com certeza ele será melhor que aquele jogador carismático, animado, que conversa com todos e que não joga porra nenhuma e só faz cagada.

Por favor, não confundam politica com politicagem, existe uma grande diferença ai

abs

“Não confundam ser político com ser picareta.” [2]

Um bom político não significa que não sabe fazer nada técnico. Ele pode saber um pouco menos, mas conseguir um resultado mais efetivo do que um ótimo técnico, mas um bicho grilo anit-social.

Vendo essa discussão, lembrei de uma vez que alguém postou no GUJ que ganhava mal, apesar de saber x² frameworks, x³ padrões de projetos e y metodologias ágeis, mas a empresa insistia em usar cascata e não conseguia sair de gambiarras e projetos falhos

Fiquei pensando, é justamente a habilidade de convencer seus superiores e equipe a adotar as práticas que fariam ele ganhar bem. Se tinha conhecimento, mas que não conseguia conduzir os processos, então realmente vai ficar ganhando mal e fazendo CRUDs por um bom tempo, até chegar alguém com até menos conhecimento técnico, mas com uma habilidade de comunicação melhor e vai ganhar bem mais que ele pra fazer o que ele sempre quis fazer.

[quote=Luca]Olá

Não sou muito de encher a bola de anônimos, principalmente de quem se esconde atrás de um nick pretencioso como the best, mas tenho que reconhecer que ele escreveu faz sentido.

Não vejo porque separar um bom político de um bom profissional. Acho até mais difícil ser um bom político. E como disse o “the best” (caramba, nada político este nick), um bom político pode ter habilidade para conseguir mais coisas que um outro que seja apenas um bom técnico.

[]s
Luca

[/quote]

Concordo.

E digo mais, no trabalho geralmente são formadas correntes de relacionamentos entre os funcionários e um bom político sabe costurar estas correntes. Se o time A e B não se falam direito ele pode propor outras formas de integrar, como trocar pessoas dos times, marcar um buteco pra galera perder a desconfiança, etc.

Como os bons políticos tem boas relações com bons técnicos eles podem dar a entender que assumem o trabalho dos outros quando a sua contribuição foi muito menor (ou nula). Acho que este é o principal ponto pois o que vem a seguir é ciúmes e fofoquinhas, entretanto isto é normalmente injusto pois o tipo de trabalho de pessoas politicas nem sempre é apreciado pelos tecnicos, afinal o que vc quer, conversar com cliente ou refatorar uma classe? Com certeza a falta do plano de carreiras e a ilusão de que precisamos ser gerentes para ganhar salário de 5 digitos colaboram.

No fim das contas a disconfiança só piora o ambiente de trabalho pois os tecnicos podem sabotar o trabalho dos politicos, felizmente estes não nasceram ontem e atuam nisso mas poderiam estar focados nos outros problemas da empresa.

[quote=peczenyj]
E digo mais, no trabalho geralmente são formadas correntes de relacionamentos entre os funcionários e um bom político sabe costurar estas correntes. Se o time A e B não se falam direito ele pode propor outras formas de integrar, como trocar pessoas dos times, marcar um buteco pra galera perder a desconfiança, etc.

Como os bons políticos tem boas relações com bons técnicos eles podem dar a entender que assumem o trabalho dos outros quando a sua contribuição foi muito menor (ou nula). Acho que este é o principal ponto pois o que vem a seguir é ciúmes e fofoquinhas, entretanto isto é normalmente injusto pois o tipo de trabalho de pessoas politicas nem sempre é apreciado pelos tecnicos, afinal o que vc quer, conversar com cliente ou refatorar uma classe? Com certeza a falta do plano de carreiras e a ilusão de que precisamos ser gerentes para ganhar salário de 5 digitos colaboram.

No fim das contas a disconfiança só piora o ambiente de trabalho pois os tecnicos podem sabotar o trabalho dos politicos, felizmente estes não nasceram ontem e atuam nisso mas poderiam estar focados nos outros problemas da empresa.[/quote]

Putz, você descreveu exatamente como funcionava meu último serviço :shock:

[quote=Luca]Olá

Não sou muito de encher a bola de anônimos, principalmente de quem se esconde atrás de um nick pretencioso como the best, mas tenho que reconhecer que ele escreveu faz sentido.

Não vejo porque separar um bom político de um bom profissional. Acho até mais difícil ser um bom político. E como disse o “the best” (caramba, nada político este nick), um bom político pode ter habilidade para conseguir mais coisas que um outro que seja apenas um bom técnico.

[]s
Luca

[/quote]

Veio bem a calhar esse tópico.

Atualmente estou dando manutenção (pra ser mais exato “colocando pra funcionar” seria a expressão correta) um sistema inteiramente projetado por um sujeito bastante político.
Esse sujeito (quadrúpede) é (era) extremamente bem visto na empresa como alguém que tem alto conhecimento, muito bom tecnicamente, etc… além de que ele saiu de lá a pouco mais de um ano e é arquiteto em outra empresa hoje.

Enfim, não demorou muito pra que notássemos (entrei logo após a saída dele) que o sistema que ele projetou e desenvolveu se resume a lixo. Lixo, não há melhor definição. Completo de erros primários, coisas de estagiário mesmo.
Definitivamente ele merece uma surra de gato morto até o gato miar.

Vi tanta cagada que eu não o contrataria nem pra ser estagiário mas agora me digam uma coisa: como ele é bem visto na empresa e foi contratado como arquiteto?

Não consigo expressar mais nada por um “profissional” desses além do ódio.

[quote=Tchello]
Veio bem a calhar esse tópico.

Atualmente estou dando manutenção (pra ser mais exato “colocando pra funcionar” seria a expressão correta) um sistema inteiramente projetado por um sujeito bastante político.
Esse sujeito (quadrúpede) é (era) extremamente bem visto na empresa como alguém que tem alto conhecimento, muito bom tecnicamente, etc… além de que ele saiu de lá a pouco mais de um ano e é arquiteto em outra empresa hoje.

Enfim, não demorou muito pra que notássemos (entrei logo após a saída dele) que o sistema que ele projetou e desenvolveu se resume a lixo. Lixo, não há melhor definição. Completo de erros primários, coisas de estagiário mesmo.
Definitivamente ele merece uma surra de gato morto até o gato miar.

Vi tanta cagada que eu não o contrataria nem pra ser estagiário mas agora me digam uma coisa: como ele é bem visto na empresa e foi contratado como arquiteto?

Não consigo expressar mais nada por um “profissional” desses além do ódio.[/quote]

Dai vai o que o colega falou: não confunda político com picareta.

[quote=Luca]Olá

Atentem para o meu recado. Não desprezem a possibilidade de exercer suas habilidades políticas. Isto não é crime. Não confundam ser político com ser picareta.

[]s
Luca [/quote]

Perfeito.

É exatamente onde quero chegar.
O caso que eu descrevi acima é justamente de um picareta sem vergonha que é excelente político (embora eu nunca tenha gostado dele de qualquer maneira).
Devemos ser políticos sim, mas éticos. Fui contratado como desenvolvedor, não orador.

O político que eu entendi no tópico, foi justamente esse… no sentido de Marketeiro… O cara que se vende como fodão, mas é um merda que você que não consegue vender essa imagem, tem que fazer o trabalho dele…

Acho que esse tipo de gente tem seu lugar no espaço, mas não deve ser com Responsabilidades técnicas sobre suas costas… enfim…

Eu contrataria um cara desse, mas pra atuar na linha de frente, na venda, nas negociações… Na área técnica, prefiro o NERD anti-social, que se vende pouco, mas que faz muito…

Abs []

uma frase interessante que eu ouvi esses dias em um episódio do House da chefe dele

salário não tem haver com justiça mas sim com negociação

talvez por isso muitas pessoas que nem sabem tanto se encontram em posições hierarquicamente superiores e com melhores salários do que outras, não sei se foi esta a dúvida do criador do tópico também

abs

Seria o ideal consciliar ambas as características, porém, sepre há uma ênfase maior na que se tem mais desembaraço.

Isso é inveja pelo cara ser mais inteligente?
Ta bom que o cara pode não ter um grande conhecimento tecnico, mas tem uma inteligência social muito desenvolvida.

E se o objetivo do trabalho dele é somente ganhar dinheiro, que mal há nisso? Se o cara tem uma inteligencia tão assustadora a ponto de enganar todo mundo, se os caras que possuem grana pra bancar nunca notarem que ele não tem um pingo de conhecimento tecnico, qual seria o problema?

Se o objetivo dele, assim como o de um bom técnico, for ganhar dinheiro, pq eles estaria errado em fazer isso da forma que sabe?

Concordo que o talento dele pode estar sendo mal aproveitado, mas daí pra se julgar superior que ele, isso é tolice.
Um cara desse geralmente se da muito melhor, tem menos trabalho e vive a vida muito melhor. ENtão, no final, pq ele estaria errado?

[quote=immortalSoul]Isso é inveja pelo cara ser mais inteligente?
Ta bom que o cara pode não ter um grande conhecimento tecnico, mas tem uma inteligência social muito desenvolvida.

E se o objetivo do trabalho dele é somente ganhar dinheiro, que mal há nisso? Se o cara tem uma inteligencia tão assustadora a ponto de enganar todo mundo e os caras que possuem grana pra banca nunca notarem que ele não tem um pingo de conhecimento tecnico, qual seria o problema?

Se o objetivo dele, assim como o de um bom técnico, for ganhar dinheiro, pq eles estaria errado em fazer isso da forma que sabe?

Concordo que o talento dele pode estar sendo mal aproveitado, mas daí pra se julgar superior que ele, isso é tolice.
Um cara desse geralmente se da muito melhor, tem menos trabalho e vive a vida muito melhor. ENtão, no final, pq ele estaria errado? [/quote]

O que é isso? Lei de Gerson?

Eu me recuso.
Uma coisa é o cara ter boas skills sociais e usar a seu favor, mas fazendo seu trabalho.
Outra coisa é ele ser pilantra e isso eu não posso aceitar, seria contra meus princípios.

Não consigo concordar com uma vírgula do que você escreveu.
Sou obrigado a citar Rorschach:

[quote=Tchello][quote=immortalSoul]Isso é inveja pelo cara ser mais inteligente?
Ta bom que o cara pode não ter um grande conhecimento tecnico, mas tem uma inteligência social muito desenvolvida.

E se o objetivo do trabalho dele é somente ganhar dinheiro, que mal há nisso? Se o cara tem uma inteligencia tão assustadora a ponto de enganar todo mundo e os caras que possuem grana pra banca nunca notarem que ele não tem um pingo de conhecimento tecnico, qual seria o problema?

Se o objetivo dele, assim como o de um bom técnico, for ganhar dinheiro, pq eles estaria errado em fazer isso da forma que sabe?

Concordo que o talento dele pode estar sendo mal aproveitado, mas daí pra se julgar superior que ele, isso é tolice.
Um cara desse geralmente se da muito melhor, tem menos trabalho e vive a vida muito melhor. ENtão, no final, pq ele estaria errado? [/quote]

O que é isso? Lei de Gerson?

Eu me recuso.
Uma coisa é o cara ter boas skills sociais e usar a seu favor, mas fazendo seu trabalho.
Outra coisa é ele ser pilantra e isso eu não posso aceitar, seria contra meus princípios.

Não consigo concordar com uma vírgula do que você escreveu.
Sou obrigado a citar Rorschach:

[/quote]

Falou certo, contra SEUS princípios. Mas pq deveria ser contra os deles?

Não é por nada não, detesto a palavra ‘falso moralismo’, mas antes de apontar o dedo, antes de idealizar uma verdade, de propor uma forma de ser ideal de ser é preciso pensar muito.

Aliais, se temos um nerd que faz tudo bem feito e que faz o que faz principalmente com o objetivo de ganhar dinheiro. Se trabalha pensando em ficar rico, em ganhar mais dinheiro, fatalmente vamos ter que aceitar que o pilantra lá que ganha mais dinheiro é alguem muito mais bem sucedido, em outras palavras, mais inteligente.

Quando a pessoa resolve jogar o mesmo jogo, seja ele nerd ou seja ele pilantra, vence aquele mais inteligente, mais adaptado e conhecedor do processo, mais esperto. Não depende de quanto moralista tu és, mas de entender o jogo e escolher a posição que quer assumir.

[quote=immortalSoul]
Falou certo, contra SEUS princípios. Mas pq deveria ser contra os deles?

Não é por nada não, detesto a palavra ‘falso moralismo’, mas antes de apontar o dedo, antes de idealizar uma verdade, de propor uma forma de ser ideal de ser, é na cara do outro é preciso pensar muito.

Aliais, se temos um nerd que faz tudo bem feito e que faz o que faz principalmente com o objetivo de ganhar dinheiro. Se trabalha pensando em ficar rico, em ganhar mais dinheiro, fatalmente vamos ter que aceitar que o pilantra lá que ganha mais dinheiro é alguem muito mais bem sucedido, em outras palavras, mais inteligente.

Quando a pessoa resolve jogar o mesmo jogo, seja ele nerd ou seja ele pilantra, vence aquele mais inteligente, mais adaptado e conhecedor do processo, mais esperto. Não depende de quanto moralista tu és, mas de entender o jogo e escolher a posição que quer assumir.[/quote]

Não critico o fato da pessoa ter como objetivo ganhar dinheiro.
Mas os meios pelos quais ele usa para tal.
Se para isso ele escolhe ser anti-ético, trapaceiro, eu jamais poderei aceitar.

Por eu deveria aceitar isso? Não serei mais um acomodado…

Trabalho por dinheiro SIM, mas trabalho e o faço por merecer. Esse é o ponto.
Não posso aceitar pilantras trapaceiros com justificativa de “mas que mau há nisso, ele nem percebeu”. Jamais.

Aliás, engana-se quem ache que uma equipe boa trabalha somente por dinheiro. Mas isso já é outra discução…

Entendo, isso é um ideal que tu busca para ti. Mas ninguém é obrigado a aceitar seus ideais.
Ninguém e obrigado a aceitar o teu certo e teu errado.

E qual a diferença de fazer por merecer? Não é dinheiro do mesmo jeito?
Volto a dizer, se o objetivo principal é ganhar dinheiro, o pilantra é muito mais bem sucedido na maioria das vezes.
Ele está mais adaptado e é mais inteligente, sem dúvida.