Quero voltar para o Brasil

[quote=Forreta]Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

É o seguinte, eu estou morando em Portugal a 10anos e estou pensando em voltar para São Paulo, minha terra natal.

De momento encontro-me Licenciado em Engenharia Informática e trabalho no desenvolvimento de aplicaçõs para Seguros (seguro automóvel, pessoal, comércio, acidentes de trabalho, etc) em .NET/SQLServer e em AS/400.

O problema é que estou com algum receio de voltar porque neste momento estou “de olhos vendados”, ou seja, não sei o que me aguarda quando chegar à São Paulo.

A minha pergunta concretamente é: como anda a área de Seguros aí no Brasil? Será que poderei encontrar emprego com uma certa “facilidade” na área de TI?

Agradeço qualquer tipo de ajuda/comentário.

Obrigado.[/quote]

Cara, pra mim o melhor lugar pra vc trabalhar com seguros é no unibanco(Seguradora), o clima é super bacana, o salário é bom e tem uma mega infraestrutura, sem contar os N benefícios. Só esteja preparado pra morar na zona sul. Só saí de lá por causa da faculdade na época.

[quote=Leozin]O post do amigo acima, apesar de triste, demonstra perfeitamente o pensamento dos brasileiros a respeito ao próprio país e do exterior. É muito comum achar que só pelo fato de estar fora do Brasil e ganhar em euroes/dólares/libras é a coisa mais “de esperto” que existe. É também comum achar que tudo que é fora é simplesmente mais animal, perfeito, “rico” e “estável” do que aqui.

Isso num passado distante dava certo, já ouvi muitas histórias de gente assim. Inclusive eu conheci um professor de inglês, mas isso em meados de 2004, que morou nos eua por uns 3-4 anos, juntou uma boa grana e comprou uns 3-4 apartamentos em Curitiba e Bal. Camboriú. Mas ele foi por volta de 1997, 1998, aí acho que de fato dava pra fazer dinheiro. Hoje eu questiono muito esse fator.

Mas na verdade eu não condeno quem pensa assim, pois é um senso comum. Muita gente que nunca foi pra fora do Brasil pensa assim. Como todos os lugares, há prós e contras mas em especial sobre a nossa nação, aqui é o inferno e no resto do mundo é o paraíso.

Ah, e não esqueçam da situação que o “país porta de entrada da Europa” está tão fud*** quanto os nossos hermanos argentinos. A economia de lá não está às mil maravilhas (estável? […]), mas para grande parte dos brasileiros, “é europa”.

Para quem pensa assim, por favor se mude pra lá, gente que não acredita no Brasil eu prefiro que vá pra fora mesmo mas de preferência que não volte mais. [/quote]

Entendi seu ponto de vista e aliás é o mesmo que o meu, nunca sai do Brasil, e nem sairei a não ser a passeio e se for a trabalho terá que ser a curto prazo no máximo 1 a 2 meses e só; alem do quê tem que compensar $$$.

Por pensar como você foi que eu fiz as perguntas. Se acham que a europa e a america do norte são o top do topo por que quer voltar? O quê que tá pegando? Gosto de opinião diferente do que a gente vê e ouve na TV.

Sei que existe instabilidade economica no exterior, nós já estamos “acostumados” com isso, mas eles não; não é só o nosso amigo que pensa em voltar não, existem vários querendo voltar e outros vários estrangeiros querendo entrar.

Mas é isso ai, nosso povo não valoriza o país onde vive e não controla decentimente suas fronteiras onde vive; acho um absurdo quando assisto a um filme e ouço o personagem bandidão dizendo que se a coisa ficar feia ele vem para o Rio de Janeiro.

Montei um processo seletivo onde apareceu um espanhol, o cara não falava nada em português - detalhe era “casado” com uma brasileira - estava no Brasil a duas semanas e a consultoria enviou o cara para a entrevista. Ele programava em VB, DELPHI e não sabia praticamente nada de Java. Fomos educados com ele forneci até a opção da entrevista ser em inglês. Ele optou por espanhol e portugues seja o que Deus quizer rsrsrsr. Para nós ficou óbvio que o cara achou que iria chegar aqui no Brasil e só pelo fato de ser estrangeiro iria ser abraçado, fala sério né. Indiquei o cara para a Telefonica não sei se rolou rsrsrsr.

flws

Se não me engano a Sul America seguros utiliza java. Infelizmente não tenho contato por lá para fornecer.

flws

Forreta, olha sua caixa de mensagens privadas … acho que posso te ajudar.

Fizeram bem. A gente não pode ficar baixando a cabeça só pelo fato de alguém ser gringo e achar que os caras são os melhores do mundo e serem tratados como deuses. Temos muito potencial, mas poucas pessoas se dão ao luxo de acreditar nisso e preferem ter sub-empregos no exterior.

Acho que deveria haveria uma valorização maior da nossa cultura também, mas isso já é assunto de outro tópico, fora do guj de preferência rs.

Troque mps comigo se quiser vir pra Curitiba trabalhar com as400.

Cuidado para não calcular errado os valores. Europa tem forte estabilidade econômica e 1 euro é bem mais forte que 1 real. Enquanto você gasta muito menos com impostos, aqui a coisa é bem diferente.

para se ter uma idéia, um amazon kindle esta por volta de $250,00, chegando no Brasil, com impostos, esse valor salta para uns $2500,00. Não pode levar em conta o tamanho dos números, e sim estabilidade econômica.

1 Brazil real = 0.43592506 Euros. (o google me dizendo)

[quote=fantomas] :shock:

1. Por que vir para o Brasil quando muitos querem sair ou ao menos trabalhar em projetos que envolvam o exterior?

2. Por que vir para o Brasil estando na porta de entrada para a europa com paises de economia supostamente mais estavel?

3. Por que vir para o Brasil quando se ganha em EUROS (sei que se gasta em EUROS também)?

4. Por que vir para o Brasil se, aparentemente, tem a oportunidade de economizar em EUROS e comprar uma boa casa em um lugar rozável aqui no Brasil pagando a vista em REAIS?

5. É por causa do tédio?

:shock:

flws
[/quote]
Nem tudo gira a volta de dinheiro cara, o povo europeu não sabe o que é “viver”… basicamente me sinto uma alface aqui(ou quase isso). rs

Valeu kaolzz!! Já está respondido.

Já era rs

juliocbq, os impostos aqui são tão altos quanto no Brasil, pagamos 20% de IVA (vai subir para 22%), fora a segurança social e o IRS que é um absurdo. Na Inglaterra 50% do seu salário vai direto pro estado, fora o custo de vida que é um absurdo. Então o Brasil nem é assim tão mal… vc’s vem a europa como um sonho encantado, o que está bem longe de ser.

Meu amigo. na boa mas se tivesse outro país pra você “voltar”, volte pra lá, não pra cá, ora pois!!

Trabalho que paga bem? Tem sim e muitos, basta garimpar um. Agora segurança ( em todos os sentidos ) que quem mora em solo europeu conhece muito bem, aqui não tem não. Aliás nunca terá!!!

Olha, aprende Alemao e venha trabalhar aqui =)
A empresa onde trabalho esta pagando 1500 Euros para os Funcionários que acharem programador C#, nao precisa nem ser Senior, Pleno…é só ser bom e fazer o trabalho direito! A procura aqui é muito grande, e pagam bem, acho que o Salário de 1500 Euros pra um programador C# formado em Engenharia MUITO, MUITO pouco, isso é o que se ganha aqui na Alemanha logo após um curso Técnico com formacao em Desenvolvimento e Arquitetura de Software! Um Engenheiro aqui formado na área de TI e programador ganha no mínimo 3.500 ? por mes!

Mas por motivos familiares também tenho que voltar pro Brasil daqui 1 ano, ai ja estou formado e acho que minhas chances sao boas!

O Problema é que odeio Sao Paulo (apesar de ser Paulista) e la acho que é o canal de empregos nessa área!

Cara… sei um basicão de alemão… (mas se for o caso, entro na aula denovo)

Num rola vaga de java nao?!

Como vc fez para trabalhar na alemanha?

valew

[quote=rogelgarcia]Cara… sei um basicão de alemão… (mas se for o caso, entro na aula denovo)

Num rola vaga de java nao?!

Como vc fez para trabalhar na alemanha?

valew[/quote]

Olha Rógel, aqui na empresa também tem programadores Java, mas nao sei se a procura aqui é tao grande assim, porque na Europa todo mundo sabe Java, pois é ensinado até nas escolas normais onde os alunos tem aula de informática, mas claro que também há procura, só que dai nao estaria ganhando os 1500 euros de bonus…hahahahaha…mas nao, infelizmente a procura é para progtamadores C#, sei que o fórum é de Java, mas como o amigo de portugal ali é programador .NET só quis deixar um palpite!

Meu Pai era Alemao, eu cresci aqui, voltei pro Brasil mais tarde onde fiz meu colegial técnico e logo depois voltei pra ca!

Olá

Será que estou lendo isto hoje? Estou pasmo.

Já passou o tempo em que trabalhar na Europa era bom.

Grécia pufft,

Portugal na beira do precipício já não se sabe mais de qual lado.

Espanha, 20% de desemprego e no bico do corvo.

Irlanda na bacia das almas

Inglaterra péssima.

Itália marromeno

Isto está em todos os noticiários. Será que estamos falando da mesma Europa? Ou sua Europa é alguma cidade da China e aí sim tem futuro. Ou então fala apenas por Alemanha e França.

A coisa é séria. Brasileiro em Portugal será o primeiro a ir para a rua. Se estivesse lá já estaria mandando currículo para aqui.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Grécia pufft,

Inglaterra péssima.

Itália marromeno

Isto está em todos os noticiários. Será que estamos falando da mesma Europa? Ou sua Europa é alguma cidade da China e aí sim tem futuro. Ou então fala apenas por Alemanha e França.

A coisa é séria. Brasileiro em Portugal será o primeiro a ir para a rua. Se estivesse lá já estaria mandando currículo para aqui.

[]s
Luca[/quote]

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Falou tudo!

:twisted: Então acho que já dá para concluir que logo teremos um mercado cheio de profissionais com aqueles curriculos turbinados (vários idiomas, cursos malucos no exterior, experiencia internacional e etc…) disputando vagas com os que nunca sairam do país e “male male” fala o português direito; isso sem falar nos gringos e no amor que os brasileiros tem por coisas que vem de fora não importa o quê seja. :twisted:

:shock: O valor hora pode despecar heim galerinha! :shock:

O que acham?

Minha opinião: Não vai rolar nada, e corre o risco de melhorar por causa dos investimentos; porem fica aí a idéia sobre uma das possíbilidades.

flws

[quote=Luca]Olá

Grécia pufft,

Inglaterra péssima.

Itália marromeno

[]s
Luca[/quote]

Ok, ele que venha para o Brasil então oras. Mas o fato é que o euro é muito mais forte que o real, e isso é indiscutível.

de boa fica ai que e melhor… pq o mercado aqui esta pessimo…

Você deve pensar se quer voltar pro Brasil por motivos financeiros ou não. Nem sempre são eles que contam numa decisão como essa.
Existem boas oportunidades no país, o mercado é ótimo está aí para quem se destaca e para quem corre atrás.

Mas países da Europa ainda tem um índice de qualidade de vida melhor do que os daqui. Você vê cidades mais pavimentadas, tem um grau de segurança que é impensável no Brasil (na Alemanha, por exemplo, você pode estacionar sua bicicleta na rua, sem medo de ser roubado). Acesso a serviços de saúde e polícia também são melhores e, geralmente, você tem um poder aquisitivo maior no exterior, sobretudo no mercado de eletrônicos.

o exemplo da bicicleta foi péssimo, aqui o que mais é roubado é bicicleta =D até desisti de comprar a 3ª :smiley:

mas tirando as bicicletas, a seguranca aqui é de outro mundo!

o exemplo da bicicleta foi péssimo, aqui o que mais é roubado é bicicleta =D até desisti de comprar a 3ª :smiley:

mas tirando as bicicletas, a seguranca aqui é de outro mundo![/quote]

Bem, em Paderborn não só nunca roubaram a minha, como também um amigo meu perdeu a dele e se deram ao trabalho de encontra-lo para devolver.