Recomende-me uma Linguagem [Off-Topic]

[quote=oliveirarenan]Se vc nao souber struts hoje em dia, acabou de perder cerca de 80% no mercado de java…
Se quiser pastar para tentar entrar nos 20% restantes, td bem…se nao, aprenda struts.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: [/quote]

[quote=fernando meyer] Voltando alguns anos quando estava eu em um projeto com struts, tenho calafrios de relembrar tudo que passei de assustador usando esse framework. FormBeans? DynaFormBeans? DynaMegaFUCKFormBeans? Coisas que me perseguiam das 8 as 18:00 todos os dias, nunca em minha vida um TestCase foi tão dificil de se escrever, que ideia é essa de se passar o HttpServletRequest e HttpServletResponse na action. Outra que depois de você ter um sistema analisado e modelado, tem que fazer um model-refactoring para ele se adequar e adaptar aos moldes do struts (FormBeans), além de ser uma implementaçao do MVC (model view controller) framework/pattern/xpto (chame como quiser, já cansei de discutir sobre essa titulação), onde você tem que abolir de todas suas técnicas de programacao em OO e Design Patterns e se voltar ao SOP (struts oriented programming), sem contar a escalabilidade sacrificada totalmente por uma definição errada de projeto.

Até mesmo o time de desenvolvimento do struts encabeçada pelo Craig McClanahan declarou que não haverá uma implementação de um Struts 2.x (não o shale não é struts 2.x, e sim um vamos jogar fora tudo que temos fazer de novo, agora que ja sabemos onde não podemos errar). Depois de quase 6 anos de struts, vemos uma arquitetura ultrapassada de desenvolvimento, onde seria burrice utiliza-lá para um novo projeto com tantas alternativas presentes no mercado, sim existem vários sistemas rodando com struts por ai, e jáouvi comentarios deste calão (COBOL é utilizado até hoje, você acha que o struts vai sair tão cedo de cena) bem eu não diria tão cedo, mas pelo amor de Deus comparar um framework MVC com uma linguagem de programação é o cumulo. E estas aplicações vão demorar uns 2 ou 3 anos pra comecarem a ser portadas para uma nova solução, mas até lá muita agua tem para rolar. [/quote]

listo varias vagas de emprego que recusei por ser struts … varias mesmo …

e sim prefiro ser um diferencial nos 20% do que pastar com struts. :wink:

ps. nao transformem isso em uma guerra de frameworks…

[quote=cv]… um framework retrogrado e, sem medir palavras, imbecil como o Struts!?[/quote]Infelizmente o meu saco conhece muito bem os males do Struts…

Sugiro você dar uma olhada mais geral em todos os tipos de paradigma de programação existentes, assim como o pessoal já falou aqui, prolog, lisp, c, ruby, … mas realmente não sei se vale a pena se especializar em uma delas sem que tenha depois como por em prática.

Não sei se eu li direito… mas alguém hoje em dia está querendo aprender Struts (yécaaraullllll) ?

Shell Script!

Ou então AWK!

Olá, Fabricio.

Vale a pena sim. Inclusive, é indicado ter esta prática no livro Pragmatic Programmer.

Aprendendo outras linguagens você pode descobrir maneiras diferentes de resolver um problema, além de colocar isso em prática na linguagem que hoje você é especializado. Por exemplo, com o pouco que conheci do Rails, passei a tratar diferente a camada de controle em app’s web em java que utilizam MVC, deixando-as um pouco mais parecido com a arquitetura do Rails.

EDITADO: Para dar uma view no assunto, vale a pena dar uma olhada neste link. Dê uma olhada no capítulo 1, página 12 em “Your Knowledge Portfolio”. Ele trata um pouco sobre o assunto.

Abraços!
Thiago

PHP, sempre ouvi que eh um dinheiro facil e sujo… hehe

Se estah com tempo livre vc pode estudar temas interessantes como CMMI, PMI, ITIL, CoBIT e assemelhados, ou ao pode estudar metodologias ageis tambem que sao todos uma boa bagagem a mais do que “simplesmente” linguagens de programacao e tal.

[quote=cv]
E quem eh bobo de ser parte dos 80% da massa ignorante que ainda usa um framework retrogrado e, sem medir palavras, imbecil como o Struts!?[/quote]

Oh, desculpe senhor espertão…

Se você refazer todas as actions e tags do struts do sistema eu prometo que convenço eles a usarem o framework q vc escolher (desde que seja em Java). :slight_smile:

Por isso as vezes odeio java.

2 anos atras Struts era lindo. Hoje não presta e pode até ser dificil encontrar profissionais que tenham experiencia com ele. Isso cansa

Struts apareceu e ta esfriando antes mesmo do meu atual projeto ser concluído

Cara, que projeto é esse que é da época que o Struts apareceu e ainda não acabou? :shock:

“Simplesmente”?

Aprender uma linguagem de programação bizarra como LISP (Aprender mesmo!) vai lhe fazer muito melhor do que entender quantos documentos você precisa preencher pra ter o direito pra abrir a sua IDE todos os dias de manhã no PMI :lol:

pra isso que existem estagiarios :slight_smile:

Oi Mauricio,

O projeto iniciou e poucos meses depois fiquei sabendo da existencia do struts, ainda não concluimos, mas varios pedaços já estão em fase de homologacao por uns orgãos. É java + fortran, era pra ser java em tudo, mas java não é aceito ainda em certos tipos de aplicação.

[quote=jmp]Por isso as vezes odeio java.

2 anos atras Struts era lindo. Hoje não presta e pode até ser dificil encontrar profissionais que tenham experiencia com ele. Isso cansa

Struts apareceu e ta esfriando antes mesmo do meu atual projeto ser concluído[/quote]
As coisas evoluem, não quer dizer que Struts seja a pior coisa do mundo. Mas o pessoal descobriu uma forma melhor de desenvolver aplicações web.
E assim caminha a humanidade ‘java’.

Trocar de emprego seria uma opção bem mais fácil e menos dolorosa.

[quote=Fabrício Cozer Martins][quote=jmp]Por isso as vezes odeio java.

Struts apareceu e ta esfriando antes mesmo do meu atual projeto ser concluído[/quote]
As coisas evoluem, não quer dizer que Struts seja a pior coisa do mundo. Mas o pessoal descobriu uma forma melhor de desenvolver aplicações web.
E assim caminha a humanidade ‘java’.

[/quote]

Mas Fabricio, quando a coisa evolui/muda dessa forma pode demonstrar que há alguma coisa errada na base. Se você for comparar com outros ramos, tipo engenharia, isso fica meio bizarro. 2, 3, 5 anos é muito pouco tempo para o ciclo de vida de uma coisa que chamam de tecnologia. Acho que spring não é evolucao de struts, por que é outra coisa, outro objeto, não é a evolucao da mesma coisa.

O proprio EJB3 parece que foi um “esquece tudo e faz denovo” e não exatamente uma evolução. (ou não?)

Não quero soar rude, mas por acaso você entende de engenharia contemporânea para afirmar sobre o ciclo de vida da tecnologia de ponta usada?

Se você comparar a área de software com a de aeronautica, por exemplo, vai notar que sempre que um avião é colocado em produção todos os demais projetos estão usando tecnologia muito além.

Engraçadão vc :slight_smile:

Trocar de emprego por causa do framework? :shock:

[quote=louds][quote=jmp]
Mas Fabricio, quando a coisa evolui/muda dessa forma pode demonstrar que há alguma coisa errada na base. Se você for comparar com outros ramos, tipo engenharia, isso fica meio bizarro. 2, 3, 5 anos é muito pouco tempo para o ciclo de vida de uma coisa que chamam de tecnologia. Acho que spring não é evolucao de struts, por que é outra coisa, outro objeto, não é a evolucao da mesma coisa.

O proprio EJB3 parece que foi um “esquece tudo e faz denovo” e não exatamente uma evolução. (ou não?)
[/quote]

Não quero soar rude, mas por acaso você entende de engenharia contemporânea para afirmar sobre o ciclo de vida da tecnologia de ponta usada?

Se você comparar a área de software com a de aeronautica, por exemplo, vai notar que sempre que um avião é colocado em produção todos os demais projetos estão usando tecnologia muito além.

[/quote]

entendo, eu me formei em engenharia no cea/ufmg.

Cara, um projeto desses (não experimental) para entrar em produção demora 10, 15 anos… (menos de 6 é impossível, não dá tempo nem de homologar) Se voce pesquisar, vai ver que 99% dos aviões usam fortran nos avionicos. Inclusive, o projeto ao qual me referi é fortran. Dava pra usar java? Sem manager, dava. O problema é que não existe homologacao para isso. Até esses CIs que voce compra (tipo 7404) tem a versão normal e a versão para uso critico. Podem ser a mesma merda, mas uma custa 2000x mais caro, devido ao custo dos testes. Ninguem homologou java ainda, e devido ao custo disso, acho que nunca vão homologar.

Se é um framework que está te deixando infeliz com o seu trabalho, então sim, trocar de emprego por causa de um framework.

A engenharia também muda, mas existem conceitos básicos que NÃO se alteram, no entanto também as tecnologias utilizadas na engenharia, são mais estáveis justamente por serem na maioria das vezes estruturas rígidas, como casa, edifícios, ferrovias, máquinas, etc… E eles não são tão dinâmicos quanto o pessoal da computação, olha só , acho que 90% das pessoas usam AutoCad … e irão morrer usando AutoCad … Já na computação as coisas são mais maleáveis, dinâmicas e ágeis.

Durante um bom tempo você ainda vai construir aplicações usando MVC, DPs, Refactorings, etc…

Por exemplo , o Spring MVC, se basea em MVC que o Struts arduamente implementou.

Vc pode migrar EJB2.1 pra EJB3 sem muitos problemas.

Concordo com você que uma empresa que a 3 anos atrás investiu em Struts, hoje fica com certo receio de modificar grandes legados, mas quem acaba perdendo é a própria empresa que não investe em pesquisa e desenvolvimento (coisa raríssima hoje em dia nas empresas).

Conversei com um colega meu hoje e ele me falou que a empresa que ele está trabalhando, está migrando o framework de 5 anos de existência, que a empresa desenvolveu para JSF.