Relatórios do iReport funcionam na minha máquina, mais não quando faço o instalador!

Pra ser franco eu não sei, a não ser que ele crie subdiretórios sozinho, acho que não, e não achei nada de SUBREPORTDIR

imaginei que o erro estivesse na hora de chamar:

será que o “/” é o default, esse default seria o C: ? ou a psta dist? ou o
caminho do projeto C:\Users\MARCELO\Desktop\SOFTWARE DISKCACAMBA\DiskCacamba\relatorios?[/quote]

MarceloMVT até onde eu seu o caminho que você passou “/relatoriogeral.jasper” quer dizer que o arquivo relatoriogeral.jasper está dentro da mesma pasta do seu .JAR que você converteu para .EXE. O melhor seria criar uma pasta para ele e passar por exemplo “/Relatorios/relatoriogeral.jasper”. Esse erro só ocorre quando você converte para um instalador .EXE?[/quote]

Minha primeira tentativa para resolver foi copiar os relatórios do projeto do NetBeans, depois eu colei os arquivos dentro da pasta dist isso depois de construir, depois tentei colocar o caminho completo e mudei a instrução de “/relatoriogeral.jasper” para “C:/Relatorios/relatoriogeral.jasper” e criei uma pasta chamada Relatorios no C: e fiz uma cópia dos relatorios pra la e mesmo assim não chamou, pelo que entendi parece que devo colocar navariavel path o caminho da onde esta esta classechamada ireport mais eu não sei como fazer isso…

Você tá convertendo sua aplicação para .EXE ou só deixa como o .JAR?
Se quiser fazer um exemplo de projeto junto com o erro e mandar para a gente testar aqui, talvez alguém consiga achar uma solução mais rápido.

[quote=Ivan Alves]Você tá convertendo sua aplicação para .EXE ou só deixa como o .JAR?
Se quiser fazer um exemplo de projeto junto com o erro e mandar para a gente testar aqui, talvez alguém consiga achar uma solução mais rápido.[/quote]

Eu estava executando direto pelo jar… abaixo o link de parte do projeto
só a função locação ta funcionando

http://www.4shared.com/rar/fHKulXqH/Exemplo.html?

Banco de Dados

[code]/==============================================================/
/* Table: BANCOS /
/
==============================================================*/
create database diskcacamba;
create table BANCOS
(
ID_BANCO integer not null auto_increment,
NOME_BANCO varchar(90),
AGENCIA varchar(90),
CONTA varchar(90),
RUA varchar(90),
ENDERECO varchar(90),
NUM varchar(90),
CIDADE varchar(90),
BAIRRO varchar(90),
CONTATO varchar(90),
primary key (ID_BANCO)
);

/==============================================================/
/* Table: CACAMBAS /
/
create table CACAMBAS
(
ID_CACAMBA integer not null auto_increment,
NUMERO_CACAMBA integer,
METROS3 integer,
primary key (ID_CACAMBA)
);

/* Table: CONTAS_A_PAGAR /
/
create table CONTAS_A_PAGAR
(
ID_CONTAPAGAR integer not null auto_increment,
NOME_CONTA varchar(90),
DATA_VENCIMENTO varchar(90),
VALOR_CONTA varchar(90),
DESCRICAO_CONTA varchar(90),
primary key (ID_CONTAPAGAR)
);

/* Table: CONTAS_A_RECEBER /
/
create table CONTAS_A_RECEBER
(
ID_CONTARECEBER integer not null auto_increment,
NOME_CONTA varchar(90),
DATA_VENCIMENTO varchar(90),
VALOR_CONTA varchar(90),
DESCRICAO_CONTA varchar(90),
primary key (ID_CONTARECEBER)
);

/* Table: FORNECEDORES /
/
create table FORNECEDORES
(
ID_FORNECEDORES integer not null auto_increment,
NOME_FORN varchar(100),
CPF_FORN varchar(30),
CNPJ_FORN varchar(30),
DATA_PRIMEIRA_COMPRA varchar(30),
RAMO_ATIVIDADE varchar(90),
TELEFONE varchar(90),
RUA varchar(90),
BAIRRO varchar(90),
CIDADE varchar(90),
NUMERO varchar(90),
EMAIL varchar(90),
SITE varchar(90),
CONTATO varchar(90),
BANCO varchar(90),
AGENCIA varchar(90),
CONTA varchar(90),
primary key (ID_FORNECEDORES)
);

/* Table: FUNCIONARIOS /
/
create table FUNCIONARIOS
(
ID_FUINCIONARIO integer not null auto_increment,
NOME_FUNCIONARIO varchar(90),
FUNCAO varchar(90),
DATA_ADMISSAO varchar(90),
RUA varchar(90),
BAIRRO varchar(90),
NUM varchar(90),
CIDADE varchar(90),
TELEFONE varchar(90),
LOGIN varchar(90),
SENHA varchar(90),
OBSERVACAO varchar(300),
primary key (ID_FUINCIONARIO)
);

/* Table: LOCACAO /
/
create table LOCACAO
(
ID_LOCACAO integer not null auto_increment,
NOME_CLIENTE varchar(100),
CPF_CLIENTE varchar(30),
CNPJ_CLIENTE varchar(30),
DATA_LOCACAO varchar(30),
CACAMBAS_PEDRA varchar(30),
CACAMBAS_AREIA varchar(30),
VALOR_LOCACAO varchar(30),
OBSERVACAO varchar(400),
TELEFONE varchar(90),
RUA varchar(90),
BAIRRO varchar(90),
NUMERO varchar(90),
REFERENCIA varchar(90),
primary key (ID_LOCACAO)
);[/code]

MarceloMVT acho que o problema que está ocorrendo ai pode ser o mesmo que está ocorrendo aqui com o exemplo que você me passou. Na hora de criar seu relátorio você informa o caminho completo da sua imagem com C:\Users\MARCELO\Desktop\SOFTWARE DISKCACAMBA\fotocacamba.jpg e quando a mesma não é encontrada ele gera uma exceção não mostrando o relatório pedido. Você vai ter que arrumar alguma forma de passar o caminho da imagem deixando na própria pasta do relatório, ou passar por parametro o caminho. Faz um tempo que não mexo com Jasper e por isso não tô lembrado de como faz isso, mas para ter certeza que a mesma exeção está ocorrendo execute o seu programa pelo prompt de comando exemplo no Windows:

Iniciar -> Executar -> CMD

O programa CMD.exe irá abrir com o cursor piscando então digite a linha:

java -jar C:/seuCaminhoCompleto/seuJar.jar

em siguida ENTER para iniciar seu programa e tente fazer a mesma ação, caso ocorra uma exceção ela será impressa na tela.

A Minha exceção foi:

[color=red]log4j:WARN No appenders could be found for logger (net.sf.jasperreports.extensions.ExtensionsEnvironment).
log4j:WARN Please initialize the log4j system properly.
net.sf.jasperreports.engine.JRException: Byte data not found at : C:\Users\MARCELO\Desktop\SOFTWARE DISKCACAMBA\fotocacamba.jpg
at net.sf.jasperreports.repo.RepositoryUtil.getBytesFromLocation(RepositoryUtil.java:324)
at net.sf.jasperreports.engine.RenderableUtil.getRenderable(RenderableUtil.java:121)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillImage.evaluateImage(JRFillImage.java:505)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillImage.evaluate(JRFillImage.java:442)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillElementContainer.evaluate(JRFillElementContainer.java:257)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillBand.evaluate(JRFillBand.java:457)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.fillTitle(JRVerticalFiller.java:337)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.fillReportStart(JRVerticalFiller.java:273)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.fillReport(JRVerticalFiller.java:144)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.fill(JRBaseFiller.java:909)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.fill(JRBaseFiller.java:822)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fill(JRFiller.java:61)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fill(JasperFillManager.java:446)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fill(JasperFillManager.java:407)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:824)
at utils.ReportUtils.openReport(ReportUtils.java:45)
[/color]

[quote=Ivan Alves]MarceloMVT acho que o problema que está ocorrendo ai pode ser o mesmo que está ocorrendo aqui com o exemplo que você me passou. Na hora de criar seu relátorio você informa o caminho completo da sua imagem com C:\Users\MARCELO\Desktop\SOFTWARE DISKCACAMBA\fotocacamba.jpg e quando a mesma não é encontrada ele gera uma exceção não mostrando o relatório pedido. Você vai ter que arrumar alguma forma de passar o caminho da imagem deixando na própria pasta do relatório, ou passar por parametro o caminho. Faz um tempo que não mexo com Jasper e por isso não tô lembrado de como faz isso, mas para ter certeza que a mesma exeção está ocorrendo execute o seu programa pelo prompt de comando exemplo no Windows:

Iniciar -> Executar -> CMD

O programa CMD.exe irá abrir com o cursor piscando então digite a linha:

java -jar C:/seuCaminhoCompleto/seuJar.jar

em siguida ENTER para iniciar seu programa e tente fazer a mesma ação, caso ocorra uma exceção ela será impressa na tela.

A Minha exceção foi:…

[/quote]

Bom dia, desculpe eu fiz uma copia do projeto, eu devo não ter copiado a imagem, segue link http://www.4shared.com/photo/VCERwgf0/fotocacamba.html?
o problema é somente a parte dos relatórios, e essa é uma imagem que tem em um relatório… peço por favor que se possivel faça download da imagem e rode novamente pra me ajduar a achar o erro

Então cara é o que eu estou te falando quando clico para gerar o relatório da um erro já que eu não possuo a imagem nesse caminho especifico. Ou seja você tem essa imagem em seu pc executando por ele não acontecerá esse erro, já que a imagem está ai, e quando muda para outro pc ele não conseguirá achar esse diretório reclamando dessa imagem. Tá você não está vendo nenhuma mensagem do tipo já que você não tratou essa exceção estão o único jeito para vê-la e pela IDE ou do jeito que te informei.
Se você ainda tem dúvidas experimente criar um novo relatório do Jasper Report com esse modelo não deixando nenhuma imagem nele.

[quote=Ivan Alves]Então cara é o que eu estou te falando quando clico para gerar o relatório da um erro já que eu não possuo a imagem nesse caminho especifico. Ou seja você tem essa imagem em seu pc executando por ele não acontecerá esse erro, já que a imagem está ai, e quando muda para outro pc ele não conseguirá achar esse diretório reclamando dessa imagem. Tá você não está vendo nenhuma mensagem do tipo já que você não tratou essa exceção estão o único jeito para vê-la e pela IDE ou do jeito que te informei.
Se você ainda tem dúvidas experimente criar um novo relatório do Jasper Report com esse modelo não deixando nenhuma imagem nele.[/quote]

Ivan Obrigado desde já, eu fiz o seguinte eu corrigi as instruções das imagens estavam assim "C:\user\Marcelo\Desktop\SOFTWAREDISKCACAMBA\fotocacamba.jpg"
então eu criei uma pasta Relatorios em C: e mudei a instrução para “C:\Relatorios\fotocacamba.jpg” , porém acontece a mesma coisa, ele ainda só funciona no meu pc,
eu upei o projeto todo com o banco de dados, só não adicionei os plugins do iReport que baixei mais acho que o Netbeans Instala sozinho (não tenho certeza)

http://www.4shared.com/rar/BGxhQol5/DiskCacamba.html?

Meu projeto todo ta ai, e obrigado pela ajuda desde ja…

Bom, não vou colocar resolvido pq não considero a maneira que fiz a certa, o que fiz pra funcionar, instalei o NetBeans 7.2.1 na maquina do cliente, instalei os plugins do Jasper, o iReports, as bibliotecas, deixei como na maquina que desenvolvo, ai funcionou perfeitamente, depois desinstalei o NetBeans e deixei so o conteudo da pasta dist

foi uma gambiarra… mais obrigado pelos post