[RESOLVIDO]For para armazenar vários botões em uma lista de JButtons

[quote=InicianteJavaHenrique]Não mexer é uma opção.

Aquela mensagem de corrompido do NetBeans só enche o saco, mas não corrompe o projeto em si.

Segue em anexo um teste, note que só basta você remover os comentários do initComponents(); e não ligar para a mensagem do NetBeans, e ir editando este método na própria IDE, ao final inserir os comentários do NetBeans de novo (se desejar) e fechar e abrir o projeto. Pronto :!: [/quote]

Baixei o seu exemplo, vi que o método ficou realmente editado, porém os componentes não apareceram no frame pq? :shock:

Não aparecem na tela (em tempo de edição) porque a estrutura de repetição for só inicia em tempo de execução.

É por estas e outras que eu prefiro criar GUI na mão, mesmo com estes truques de “driblar” o NetBeans, você não vê nada na tela mesmo e tem que saber mentalmente onde está cada componente, ou seja, sem ajuda de visual editor.

Criar telas na mão não é difícil, só basta conhecer os gerenciadores de layout.

:thumbup:

[quote=InicianteJavaHenrique]Não aparecem na tela (em tempo de edição) porque a estrutura de repetição for só inicia em tempo de execução.

É por estas e outras que eu prefiro criar GUI na mão, mesmo com estes truques de “driblar” o NetBeans, você não vê nada na tela mesmo e tem que saber mentalmente onde está cada componente, ou seja, sem ajuda de visual editor.

Criar telas na mão não é difícil, só basta conhecer os gerenciadores de layout.

:thumbup: [/quote]

Realmente, esqueci desse detalhe¬¬…Sinceramente, sinceramente mesmo, as vezes acho até mais fácil criar na mão do que no visual editor. Porém o ruim é na hora de setar as propriedades( cade que eu vou lembrar de cabeça na hora ), ai vou ter que ficar caçando na API e também ter que ficar compilando e executando toda hora para ver onde estão os componentes. E que cacete, esses gerenciadores de Layout são dificeis de manejar, pelo menos por enquanto para mim. Cara, eu posso colocar para download aqui o meu projeto( na verdade um exercício do livro Java Como Programar ) para você ver por que eu usei o layout direitinho, na hora que eu estou vendo no visual editor ta tudo bonitinho, na hora que eu clico no olho do netBeans tambem a pré-visualização, mas quando inicio, fica bagunçado? Posso?

Sim.

Talvez eu possa ajudar, pelo menos vou tentar. :smiley:

:smiley:

Já baixei, em breve posto o resultado.

[quote=InicianteJavaHenrique]Já baixei, em breve posto o resultado.

:thumbup: [/quote]

Ok. Tentei deixar comentário o melhor possível( Dê um desconto que eu sou iniciante :slight_smile: ) ahhh e se você conseguir entender porque o Ç não aparece na tela vai ser um milagre também, até criei um tópico para isso, mas ainda não consegui resolver meu problema. Obrigado

Segue em anexo :arrow: Inserir mais alguns JPanel (tem algum problema :?: ) para que os botões permaneçam no lugar certo.

P.S: Sobre ç não entendi a dúvida :wink: não aparece onde :?:

[quote=InicianteJavaHenrique]Segue em anexo :arrow: Inserir mais alguns JPanel (tem algum problema :?: ) para que os botões permaneçam no lugar certo.

P.S: Sobre ç não entendi a dúvida :wink: não aparece onde :?:

[/quote]

Não tem problema não. Baixei e abri aqui. Ficou legal. Por que do jeito que eu estava fazendo não estava dando certo? Consegue me explicar? De qualquer forma, obrigado. Quanto ao problema do Ç, não precisa se preocupar que já me ajudaram e consegui resolver. Obrigado mais uma vez.

De 250 linhas para o método initComponents original, foi para 138 editado. O ruim de se fazer isso é que não se pode trabalhar mais com o matisse, porque se você for usar alguma coisinha qualquer que seja ali, ai o código volta ao original( só o método initComponents ). E a classe inteira de 500 linhas foi para 348. Diminiui bastante as linhas de código porém eu não vou ter mas a comodidade de usar o matisse para fazer qualquer alteração que seja. E eu pude perceber que eu gastei mais tempo fazendo na mão. Economizei código, porém, gastei mais tempo. O que você acha sobre isso?

Não estava dando certo porque quando você visualiza no editor (antigo matisse - atual drag and drop) o JFrame aparece sem L&F, porém na execução do programa o L&F é setado e gera pequenas alterações no tamanho e formato dos componentes, assim, em um todo o gerenciador de layout distribui os componentes de maneira mais adequada na tela.

Já tive bastante dúvidas sobre isto, inclusive até um tópico (há mais de 1 ano) :arrow: http://www.guj.com.br/java/235620-aos-que-trabalham-com-java-resolvido

Porém, sigo minha conclusão da época:

Sobre a questão de tempo de produção, é só com prática.

Note que: o que te deixa mais a vontade para produzir é o certo. Não se preocupe com isto.

Muito obrigado pelas respostas e agradeço mais uma vez por tudo. Muito obrigado mesmo. Consegui entender. Abraços.