[Resolvido] Meu pesadelo não acaba, agora é a vez do MVC

[quote=fggs]Pode deixar, vou deixar isso anotado que MVC deve ser usado em aplicações desktop (inclusive, pelo que li, essa arquitetura foi criada pelo Smalltalk-80).

[/quote]

Bom, você pode usar MVC na web, o problema é que o model não pode notificar a view porque o servidor não pode iniciar uma requisição para um browser, então é uma versão limitada. Mas como falado, hoje em dia existem servidores que não publicam views, mas uma API, no meu entendimento não faz sentido usar MVC nesses casos.

Obrigado pelas respostas pessoal!

@adriano_si: Eu acho que entendi o que o Vini falou, mas tentei também interpretar os links do DanielSchmitz, que diz, se eu entendi corretamente, que o REST separa a camada view do servidor, logo, tá mais pra MC do que pra MVC, como disse o ImpossiveI, mas posso estar redondamente enganado.

Entendi também que não se deve seguir nada à risca uma arquitetura/modelo fizer emperrar o desenvolvimento da aplicação, acho que isso vem com a experiência que eu ainda não tenho, mas li muito sobre quando uma arquitetura/modelo não funciona, deve-se entender o porque não funciona e gerar uma nova arquitetura/modelo, afim de cobrir a necessidade, é mais ou menos assim? O único problema que vejo nisso é que surgem muitas correntes.

@ImpossiveI: Entendi, é a visão que eu tive dos links do DanielSchmitz, REST seria o “modo web” do MVC, se entendi corretamente.

Gente, e sobre as coisas que coloquei no último post? O livro e as opções, algum comentário?

Vou dar quote pra facilitar hehe

[quote]Pessoal, encontrei o livro aqui, mas não ficou claro se é um livro “físico” ou e-book: http://www.altabooks.com.br/use-a-cabeca-servlets-and-jsp-2o-edicao.html

Sabem dizer?

Dito isso, acho que na parte de banco de dados já tenho um começo que pode evoluir, mas partindo para a interface estou bem perdido como podem ver, então gostaria da opinião de vocês sobre essas opções:

• Comecei minha “formação” Java SE pelas video-aulas do canal de youtube chamado Universidade XTI e parei para estudar banco de dados, fiz basicamente um terço das 116 aulas, continuo isso e parto para o livro?

• Possuo conta no Alura, lá vi que existem 7 cursos de Java, 11 cursos de Java Avançado (mas entre eles talvez apenas 3 que se encaixam a novatos) e mais 8 cursos de Java Web onde 2 me interessam mais que é um de Servlet 3 e Fundamentos Web e outro de JSF 2, não sei se os 7 de Java são suficientes para me “formar” em Java SE ou se devo continuar com as video-aulas acima, o que acham?

• Como podem ver no link, o livro custa R$ 125,91 (mais frete?!), ele traria mais coisas do que os cursos de Servlet 3 e JSF 2 do Alura? Digo, compensa comprar de qualquer forma?

Estou fazendo faculdade, mas esse semestre tá sendo só frustração, já que não tô vendo nada de programação prática, mas também acho que não é papel só da faculdade de me passar conhecimento, eu também tenho que correr atrás.

Aguardo a opinião de vocês! Muito obrigado![/quote]

Não sei cara, se você acha que esta sabendo de banco de dados, então onde está o código?

Livros e cursos são bons complementos, mas não vai avançar tão rápido quanto se estiver praticando.

+1

@ImpossiveI e adriano_si: Certo, pelo que entendi, qualquer uma das opções é valida desde que eu as use para praticar depois, é isso?

Sobre a pergunta “cade o código?”, é o que eu me pergunto diariamente heheheh

[quote=ImpossiveI]
Livros e cursos são bons complementos, mas não vai avançar tão rápido quanto se estiver praticando.[/quote]

Na verdade, vai avançar mais rápido se praticar usando como base o que estudou em cursos ou livros. Se não fizer isso, pode estar reinventando a roda.

Mas, é fundamental que você 'imagine" uma solução e codifique para praticar programação e testar a funcionalidade do que planejou. Mesmo que a solução não seja a mais adequada ou de acordo com as melhores práticas, ou padrões. No início, o importante é que você consiga fazer a sua solução funcionar.

@A H Gusukuma: Obrigado pela resposta, sei que não foi diretamente para mim, mas tem alguma opinião dentre as opções que postei? Termino Java SE? Se sim, pelo Alura ou as video-aulas? Começo o curso de Servlet antes de terminar Java SE? Se sim, começo pelo livro ou pelo Alura? São basicamente as dúvidas que tenho para traçar um plano.

Obrigado mais uma vez por ajudar

Como o foco é web, inicialmente pegaria o direcionamento dado por essa apostila: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/ e em paralelo muito google conforme for praticando. Depois conseguirá se virar para encontrar onde aprender sobre REST e assuntos mais avancados da parte front end.

@javaflex: Valeu! Ai vou eu para os estudos! Acho que posso usar os cursos do Alura também para me apoiar, não? Maravilha! Exatamente o que eu queria, um ponto de entrada! Só não sei como você encontrou essa apostila pois vasculhei o site inteiro atrás dela e nada, mas que bom que achou! Acredito agora ter material suficiente pra me virar, só falta “mostrar código!” hehehe

Obrigado pessoal!

Música tema do padrão:
MVC song

@A H Gusukuma: Valeu pela música! Bem didática! hahaha

Aproveitando o agradecimento, me surgiram dúvidas nos exercícios opcionais da apostila recomendada pelo javaflex, como não sabia se as dúvidas deviam ir no Java Básico, Java Avançado, Desenvolvimento Web ou aqui, acabei por experimentar o GUJ Perguntas, mas acho que não entendi bem o conceito ou não fui claro quando postei minha dúvida lá, 35 visualizações e nenhum comentário, se puderem dar uma olhada ficarei grato!

Link: http://www.guj.com.br/38908-duvidas-sobre-tratamento-de-excecoes-e-mais-alguns-detalhes