[RESOLVIDO] Mudar idioma do NetBeans

Pessoal, estou começando em Java e instalei a IDE NetBeans no linux(Ubuntu), só que ele veio em inglês, gostaria de saber se tem como mudar ele pra português, se sim, como que faz isso?
Já pesquisei aqui no fórum e tbm no tio google e num achei nada… só de pessoas querendo passar de português pra inglês, mas nada que me ajudasse aqui no linux!!
se alguém souber como eu agradeço!!

E aproveitando a deixa… pq tem tanta gnt que quer usar a IDE em inglês? tem alguma vantagem nisso ou é só questão de costume mesmo?

zanellidrummer, você instalou pelo gerenciador de pacotes do ubuntu? Se sim acho que ele esteja meio desatualizado, sempre instalei pelos arquivos que se baixa no site e funciona normalmente em pt_BR.

Quanto a usar em inglês ou não é questão de costume mesmo. Pessoalmente eu prefiro o português apesar de encontrar alguns termos estranhos, sempre que encontro algum abro um issue para correção ou melhoria.

Infelizmente não uso Linux, então vou descrever como se faz no Windows, espero que no Ubuntu não seja muito diferente.

Na pasta de instalação do NetBeans há uma subpasta chamada “/etc”. Nesta subpasta há um arquivo chamado “netbeans.conf”. Neste arquivo de configuração há uma chave de nome “netbeans_default_options=”, que permite modificar os parâmetros de início do NetBeans. Para que ele inicie em Inglês, basta incluir o parâmetro “-J-Duser.language=en”. Por exemplo, minha chave está assim:

1 curtida

Cara, migrei do Win para o Linux já a dois anos, mais precisamente para o Ubuntu e nunca tive problema quanto a isso.

Utilizo o NetBeans e instalei ele pelo Synaptic normal, e em português. Seu Ubuntu está “traduzido”? Está todo em português? Se não estiver, instala os pacotes de idioma e tenta instalar o NetBeans novamente.

Outra maneira é baixar o netbeans do site (http://netbeans.org/downloads/indexC.html) a versão em português. Depois é só instalar pelo Ubuntu. Faz tempo que não instalo ele manualmente, mas é só dar permissão para o arquivo ( +x ) e depois executá-lo ( ./ ).

Espero ter ajudado!!!

roger_rf, a minha linha ficaria assim: “-J-Duser.language=pt” ? pois o que eu quero é passar ele de inglês para português.

yuriads, meu ubuntu estava traduzido completamente para o português e completamente atualizado. estranho ter ficado em inglês né? *instalei ele pelo synaptic.

valew pela ajuda galera, vou editar a linha do arquivo pra ver como que fica, depois eu posto aqui!

valew!

infelizmente não deu certo… continuou a mesma coisa depois de ter editado a linha de código.

:cry:

zanellidrummer, tenta baixar o netbeans no site, a versão em português - Linux (x86/x64).
link: http://netbeans.org/downloads/
Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Valew Yuriads, to baixando ele pelo site! Depois que eu instalar posto aqui novamente o resultado! mais uma vez muito obrigado! :stuck_out_tongue:

Agora deu certo… Baixando um novo arquivo direto do site e instalando manualmente deu certo!

Muito obrigado a todos que me ajudaram!

:smiley:

Caso encerrado!

Fico satisfeito em ver que seu problema foi resolvido. Só para complementar, talvez a linha abaixo tivesse surtido efeito:

(Repare no sufixo “_BR” para identificar o idioma).

verdade roger_rf… por isso que eu não consegui!! rsrs

mas de qualquer maneira eu já consegui deixar ele em português, não foi do jeito mais fácil, mas deu certo!!
:smiley:

fica aí o aprendizado e o material de consulta pra eventuais pesquisas de outras pessoas!!

valeu!

Que bom que conseguiu. Sempre fico feliz em ver um usuário Linux satisfeito. É só colocar [RESOLVIDO] no tópico e partir pro abraço!!!