[quote=Ruttmann]Esse negócio do RH não querer passar salário antes da entrevista é meio subjetivo também.
Eu, por exemplo, sempre pergunto salário antes de ir pra uma entrevista, e se a pessoa disser que só informa após a entrevista por causa da avaliação e blábláblá eu digo “Qual o salário que vocês costumam pagar pra alguém do nível que vocês solicitam?”.
Isso eles devem saber, e geralmente informam. Se eu for fazer a entrevista e estiver aquém do que eles necessitam, obviamente eles vão me passar o resultado da avaliação e propor um salário que esteja de acordo com meus conhecimentos, e então a gente negocia.
O povo, e principalmente o RH, tem um medo desgraçado de falar em cifras salariais, o que eu acho muito sem noção.
Eles querem alguém que domine tecnologia X, Y e Z. Eu faço a prova deles e, para os requisitos deles, eu estou satisfatível em X e Y. Mas eu Z eu estou um pouco abaixo…
Eles tem o direito de me oferecer um salário menor, de acordo com meus conhecimentos. Não sei qual é o problema que o povo vê nisso. Não tem injustiça nenhuma.
Geralmente as reclamações vem de gente que fez a entrevista, não foi aprovada ou foi aprovada em partes, e não teve a coragem de juntar bons argumentos e negociar com a empresa.[/quote]
Por mais incrível que pareça, isso não é sempre verdade.
Tem gente que simplesmente aceita porque tem medo de pedir mais e perder a oportunidade. O caso que eu falei é de um amigo meu, ele rejeitou a proposta da empresa 3x até aceitarem o valor dele de 52/h.
Ele mesmo me disse que se não estivesse com outras coisas alinhadas, provavelmente não teria sido tão firme assim. Então o RH sempre tenta te levar por menos, mesmo que você satisfaça em X, Y e Z. Mas é o mercado, ele é assim. Eu não gosto mas é o que temos que enfrentar.
O importante é você se valorizar e saber negociar com bom senso.