[quote=kicolobo]Ai ai… de novo a velha discussão “minha linguagem é melhor que a sua”, que nada mais é do que a repercussão do jardim de infância “meu pai é mais legal que o seu”…
Sabem o que realmente acho? Numa boa: 99% dos argumentos que escuto a respeito da “morte do Java” como linguagem se fundamentam na ausência de uma ou outra feature presente em outra linguagem (normalmente alguma linguagem mais nova).
E dai eu tiro as seguintes conclusões:
-
O mesmo argumento pode ser aplicado a todas as demais linguagens, pois nenhuma possui todos os recursos possíveis. Logo, estão todas morrendo (inclusive Scala)
-
Se a sua linguagem implementasse todos os recursos (o que nem sei ser possível), será que ela, em si, seria usável? Sinceramente, acredito que seria um monstrinho bem desagradável.
E escuto muito o argumento “Java não tem closures”. Será que o mundo vai acabar porque em Java não tem este recurso? Afinal de contas, sem este recurso conseguimos andar bem, não? Será que Java vai deixar de ser tão popular só por não ter closures? Digo isto porque até hoje nunca vi alguém dizer que não optou por Java pela ausência deste recurso.
Outra coisa que invalida BEM pra mim todo este papo furado: não gosta de Java? Use outra linguagem em conjunto. Eu por exemplo detesto lidar com XML em Java. Em Groovy é muito mais fácil. Vou abandonar 100% o Java por causa disto? Não: mesclo os dois (lembram-se de que no fundo é tudo bytecode?) e obtenho o melhor dos dois mundos.
Desculpem o desabafo, mas é que estou realmente cansado deste papinho furado da “morte da linguagem X”.
PS:
só pra lembrar: Cobol que todo mundo diz estar morto há décadas ainda é bem presente viu? Imagine Java, C/C++ então… Aff…[/quote]
Ta vendo, teve que aprender Grovvy pra ser mais produtivo em Java. Bom, primeiro vc não precisa desaprender Java, a não ser que sofra de algum tipo de efeito colateral indesejado por causa disso. Mas seria interessante saber sua perspectiva se fosse alguem comecando na area, seria uma boa aprender COBOL? e Java? Acho que a questão é mais ampla.
Não conheco 99% das pessoas que conversou, mas acho que existe muita confusão a esse respeito porque Java significa diferentes coisas com diferentes niveis de sucesso. Quando falamos da linguagem não existe duvidas que ela deve se concentrar num nicho de aplicacoes para JVM e não mais no mainstream das aplicações como foi até então, não porque lhe falta alguma feature, mas porque lhe falta o ideal de querer fornecer aos usuários, que irão criar as aplicações da nova decada, a ferramenta ideal. Qualquer Marcio Duran com tempo livre pra ficar navegando na internet ja percebeu. O próximo são as fabricas de software e o mercado corporativo.