Tenho reparado o quanto ser ético é dificil em TI, mesmo depois de 4 anos me deparo com coisas absurdas, na minha atual empresa mesmo, depois de meia dúzia de pisadas na bola dela, resolvi sair de lá. Para esse cliente eu ganharia um tanto de horas fechadas, o que é um diferencial pois a empresa tem o costume de pagar por “Casos de Uso implementados” claro q com o tempo estimado por eles ( que é sempre abaixo do que realmente gastamos), no final das contas, encontrei uma super oportunidade mesmo em uma nova empresa mas que eu só começaria em janeiro. Como por causa desse cliente na empresa atual eu teria q viajar para fora do país para fazer um trreinamento, decidi avisá-los que estava de saída para que não treinassem uma pessoa que jah estaria de saida. Simplesmente meu chefe ficou “sentido” e resolveu não me passar nada para eu fazer. Resultado: Janeiro não tem salário!
Engraçado, eu poderia ter ficado na minha, ter viajado para fora quase q em férias, voltado ganhado meu salário completo, dar um chute na bunda da empresa e iria trabalhar na outra empresa do mesmo jeito. Mas olha só o q acontece por ser ético…
E pior q não é a primeira vez, antes jah havia proposto uma solução que permitiria q o cliente pudesse fazer seus próprios relatórios ao invés de ficar demandando para nós, e fui duramente criticado, alegando que estava “tirando demanda da empresa” . É errado fazer o melhor pelo cliente?
ô vida dura q escolhemos! alguem tem casos semelhantes?[/quote]
:lol: :lol: :lol:
Já vi isso em vários lugares. Se voce fosse CLT queria ver este cara não te pagar! Bando de fdp não tem como defender esta empresa.
Independente de qualquer coisa procure deixar a empresa de uma forma amistosa… alguns acham que não, mas se você sair queimado de lá sempre alguém vai ficar sabendo…
[quote=Marcio Duran][quote=java-lee]
E pior q não é a primeira vez, antes jah havia proposto uma solução que permitiria q o cliente pudesse fazer seus próprios relatórios ao invés de ficar demandando para nós, e fui duramente criticado, alegando que estava “tirando demanda da empresa” . É errado fazer o melhor pelo cliente?
ô vida dura q escolhemos! alguem tem casos semelhantes?[/quote] “Java-lee, não é nome proprio é apelido então suponho que você não exista(por falsa identidade), logo você não é ético também”.
Sejamos lógico e vamos entender isso ai de uma vez, “dinheiro não aceita ofenças” ,coloca isso na sua cabeça e pessoas são sempre objetos de negociação não existe nada direto, informação é o seu benefício na sua área é a sua moeda corrente em TI.
[/quote]
E tem gente que quer viver num mundo assim, num mundo onde vc é apenas um objeto.
Eu gostaria de viver num mundo onde me tratassem como ser humano, e não como um objeto.
Independente de qualquer coisa procure deixar a empresa de uma forma amistosa… alguns acham que não, mas se você sair queimado de lá sempre alguém vai ficar sabendo…
abs[/quote]
O André fonseca tem razão…é melhor não arranjar confusão. Vc é bom profissional e arranja outro trabalho logo.
E tem gente que quer viver num mundo assim, num mundo onde vc é apenas um objeto.
Eu gostaria de viver num mundo onde me tratassem como ser humano, e não como um objeto.[/quote]
Bem, como já foi dito…o foco da TI é ganhar dinheiro. É a diferença entre Ciência e Engenharia. Uma é o social, e a outra é o mercado. C vc não se importa de não ficar rico nem milionário, faça como eu, muda pro setor de pesquisa. Só que no Brasil num dá pra ficar rico com isso( Já que o país só consome tecnologia)
Eu gostaria de viver num mundo onde me tratassem como ser humano, e não como um objeto.[/quote]
“O Problema não é o Mundo, mas não existe emprego para todos e o dinheiro é um contexto histórico de um mercantilismo sem fim e descabido que não vai mudar quem esta no poder não vai abrir mão pra você”, quer viver no sulrrealismo da questão, a decisão é sua.
Sejamos práticos: a relação que você tem com a empresa onde trabalha é puramente comercial. Assim como não faz sentido seu chefe ficar “magoadinho” quando você pede demissão, também não faz sentido o cara ficar “sentido” quando é demitido. Imagine que você compra há anos o pãozinho pro café da manhã na mesma padaria. Um dia, abre outra padaria mais perto da sua casa, vendendo um pãozinho mais gostoso e mais barato. Você vai continuar comprando na padaria antiga só porque “já compro lá há muito tempo…”?
O java-lee foi realmente ético, e sua atitude merece elogios. Mas não acho que, se ele fosse para o treinamento e, um mês depois, desse o fora, poderia ser chamado de anti-ético, assim como não acho anti-ético ele ser dispensado pela empresa. É igual ao papo de “vestir a camisa da empresa”. Nenhuma empresa veste a sua camisa. Lembrem-se: é uma relação puramente comercial.
Tenho reparado o quanto ser ético é dificil em TI, mesmo depois de 4 anos me deparo com coisas absurdas, na minha atual empresa mesmo, depois de meia dúzia de pisadas na bola dela, resolvi sair de lá. Para esse cliente eu ganharia um tanto de horas fechadas, o que é um diferencial pois a empresa tem o costume de pagar por “Casos de Uso implementados” claro q com o tempo estimado por eles ( que é sempre abaixo do que realmente gastamos), no final das contas, encontrei uma super oportunidade mesmo em uma nova empresa mas que eu só começaria em janeiro. Como por causa desse cliente na empresa atual eu teria q viajar para fora do país para fazer um trreinamento, decidi avisá-los que estava de saída para que não treinassem uma pessoa que jah estaria de saida. Simplesmente meu chefe ficou “sentido” e resolveu não me passar nada para eu fazer. Resultado: Janeiro não tem salário!
Engraçado, eu poderia ter ficado na minha, ter viajado para fora quase q em férias, voltado ganhado meu salário completo, dar um chute na bunda da empresa e iria trabalhar na outra empresa do mesmo jeito. Mas olha só o q acontece por ser ético…
ô vida dura q escolhemos! alguem tem casos semelhantes?[/quote]
Tenho um amigo que aconteceu algo muito semelhante com ele. Disse a ele que todo mundo diz que quer saber a verdade, mas quando dizemos a verdade ninguém gosta. Infelizmente a vida é assim.
Felizmente até hoje não tive muitos problemas ao mudar de empresa.
[quote=Andtt][quote=pango]
O java-lee foi realmente ético, e sua atitude merece elogios. Mas não acho que, se ele fosse para o treinamento e, um mês depois, desse o fora, poderia ser chamado de anti-ético, assim como não acho anti-ético ele ser dispensado pela empresa. É igual ao papo de “vestir a camisa da empresa”. Nenhuma empresa veste a sua camisa. Lembrem-se: é uma relação puramente comercial.[/quote]
Concordo com você em relação a vestir a camisa, deve ler o blog do Rodrigo Strauss tbm ne???
Sempre iremos passar por coisas assim na nossa vida profissional. O importante é sempre procurarmos o melhor para nossas vidas e carreira, sem ter pena da empresa que ficou para trás.
Assim como as empresas procuram sempre o melhor para o seu caixa $$, nós temos que procurar tbm o melhor para nossa vida.
[/quote]
totalmente de acordo
sei que a ultima vez que estive em um curso/congresso (dentro da área de atuacao da empresa)… eu tive que pagar passagem, inscricao, hotel e ainda ganhei falta no dia… ou seja… 8 horas e 48 minutos a menos pro meu banco de horas … e depois do congresso ainda tive que repassar pros colegas em uma reuniao o que vi de novo por lá…rs
qdo tirei certificacao… a mesma coisa… passagem/voucher/hotel e falta… 8 horas e 48 minutos a menos pro meu banco de horas
se com esses exemplos acima podemos dizer que a empresa não veste a camisa do funcionario, logo, o outro lado também não é aceitável… não é questão de ferrar ou malandrar… mas sim manter a relacao puramente dentro da ética profissional.
Acho que vocês têm uma noção muito elástica do que é ética profissional. O empregador tem sim deveres para com o empregado e vice-versa. Existem leis para isso.
Agora se você é puta (i.e., PJ) você está por conta própria. Aí é a lei de Gerson e todo mundo tentará levar vantagem.
Não leio esse blog, Andtt. Vou procurar saber sobre ele. Com relação a vestir a camisa, eu aprendi com a vida. Normalmente, quanto mais uma empresa diz que você deve vestir a camisa dela, menos ela veste a sua.
Minha esposa trabalhava em uma empresa de navegação. Ela cansou de trabalhar até de madrugada, sábados e domingos, fazer tarefas que não eram de sua responsabilidade e tudo o mais, claro que sem horas extras, banco de horas ou qualquer coisa do gênero. Um belo dia, foi chamada à sala da chefe. O que ela ouviu foi mais ou menos o seguinte: “Não precisamos mais de você. Tchau!”.
E o pior é que, como não deram sequer tempo para ela passar o serviço pra ninguém, o pessoal da empresa passou mais de um mês ligando toda hora lá pra casa pra tirar dúvida do serviço. E a boba da minha esposa respondia. Eu é que um dia falei pra ela mandar o pessoal pastar. Se demitiram ela é porque não precisavam mais dela, certo?
[quote=pango][quote=Andtt]
Concordo com você em relação a vestir a camisa, deve ler o blog do Rodrigo Strauss tbm ne???
[/quote]
E o pior é que, como não deram sequer tempo para ela passar o serviço pra ninguém, o pessoal da empresa passou mais de um mês ligando toda hora lá pra casa pra tirar dúvida do serviço. E a boba da minha esposa respondia. Eu é que um dia falei pra ela mandar o pessoal pastar. Se demitiram ela é porque não precisavam mais dela, certo?[/quote]
cara… isso é um absurdo sem tamanho… mas sem tamanho mesmo… eu não iria mandar pastar… so iria falar… “so respondo ai pessoalmente e meu valor hora é X”…
“O Problema não é o Mundo, mas não existe emprego para todos e o dinheiro é um contexto histórico de um mercantilismo sem fim e descabido que não vai mudar quem esta no poder não vai abrir mão pra você”, quer viver no sulrrealismo da questão, a decisão é sua.[/quote]
O real já é o surreal, o problema é sair do pensamento fatalista e conjecturar fora do pré-estabelecido.
abs[/quote]
O André fonseca tem razão…é melhor não arranjar confusão. Vc é bom profissional e arranja outro trabalho logo.[/quote]
Como o país, a área, a profissão vão melhorar se vc baixar a cabeça e colocar o rabinho no meio das pernas!?
O André fonseca tem razão…é melhor não arranjar confusão. Vc é bom profissional e arranja outro trabalho logo.[/quote]É nada… quebra tudo…
Como o país, a área, a profissão vão melhorar se vc baixar a cabeça e colocar o rabinho no meio das pernas!? [/quote]
Ele não precisa fazer nada não, porque essa tem volta. Com certeza, a essa altura, já está todo mundo lá sabendo da história de como dispensaram o java-lee. Você acha que o próximo vai avisar com antecedência, pra eles poderem se preparar? Vai nada. Ainda mais que é na base do projetinho, ele vai terminar na sexta-feira, e avisar que segunda não vai mais. Tchau e benção.
E quer melhorar a profissão? Então não entre nessa de empregado PJ. Ou seja CLT, ou aja como dono de empresa e negocie de igual pra igual.