Serialização em JAVA

O que é Serialização e como ela pode ela pode ser utilizada em uma aplicação em JAVA que acesse um arquivo binário na própria máquina cliente a que estiver executando.

Por favor me ajudem!!!

Serialização é salvar uma instância de uma classe, ou seja, um objeto em um arquivo. Assim você pode persistir (manter) os dados gerados durante a execução do programa para que na próxima vez que você inicie o programa, possa continuar o trabalho de onde parou sem precisar fazer tudo denovo.

Se você tem por exemplo um programa que cadastra clientes, você pode serializar esses clientes. Assim da próxima vez que o programa for executado todos os clientes que foram cadastrados em tempos anteriores ainda estarão lá e não precisarão ser recadastrados.

existe uma interface java.io.Serializable que serve como um marcado, assim toda classe que implementa essa interface a JVM sabe que o objeto é serializado e pode ser transportado por JVMs diferentes na mesma máquina ou pela rede ou em aquivo também.
Essa interface Serializable não tem métodos, serve só como marcador pra JVM.

Se você tentar transportar um objeto que não serializado por JVMs diferentes, vai dar um Exceção de Cast por exemplo.

Cara, dá uma lida no artigo ele explica e tem um exemplo de como faz para serializar um objeto no arquivo
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=3050

Abraços

Valeu a ajuda tbm tava procurando material sobre serializacao.

Sei que esta dúvida foi postada em 2008 mas gostaria apenas de tirar uma dúvida.

Quer dizer então que se eu tenho uma aplicação Web que roda em mais de 1 servidor de aplicação, eu preciso serializar as classes da camada de banco de dados?

Boa pergunta a do amigo acima. Eu também tenho uma dúvida: no caso de trasferência via rede wireless, eu posso serializar os objetos e transferir entre dispositivos?
Como eu faço isso?

Falei um pouco sobre isto http://altieresdematos.com.br/2011/03/26/serializacao-em-java/