Servlet não chama método dao externo

É porque daí você está executando um simples programa, aí ele vai pegar o classpath do seu eclipse.

Uma aplicação Web é diferente.

1 curtida

Você criou uma estrutura de pastas dentro do seu projeto no eclipse, inclusive a pasta lib tá vazia.
Como está essa estrutura de pastas no seu TomCat quando você sobe a aplicação?

Muito obrigado consegui, tentei adicionar o connector na pasta lib no projeto mas não conseguir copiar o arquivo e colar para o lib no projeto, então copiei o connector-j-8.1.0.jar e colei Direto na pasta lib do tomcat ai sim funcionou
Obrigado pessoal

1 curtida

Tá vendo que no seu “Referenced libraries” o seu JAR está em alguma pasta do seu computador?

Eu recomendo copiar esse JAR para a pasta WEB-INF\lib do seu próprio projeto e daí ajustar o “Referenced libraries” pra apontar pra ela

Entendi, ao adionar o connector ao Classpath do projeto
ele não deveria automaticamente redirecionar para o lib
o arquivo ou não, toda vez que criar um projeto jsp tem que fazer essa configuração?
e se no caso for utilizar um outro connector devo também colar ele na lib do tomcat certo.

Não sei te dizer, faz tempo que não faço projetos JSP
Não sei se o eclipse tem plugins melhorados pra isso

Vc pode começar a criar projetos usando um gerenciador de dependências, como o maven, por exemplo. Assim não terá mais esse tipo de problema, sem falar que eh um padrão de mercado.

Concluí em 2023 curso superior de tecnólogo análise e desenvolvimento de sistemas estou perdido sem saber direito o que implementar e o que praticar então estou pesquisando alguns projeto pela internet e estudando não sei se e o certo ou devo realizar alguns cursos mais específicos em desenvolvimento se alguém tiver por favor alguma opinião no que devo focar primeiro agradeço muito estou estudando modelagens em bancos de dados e aplicação java e frameworks

No meu ponto de vista, acho válido estudar servlets como vc está fazendo, mas recomendo que faça isso apenas para entender seu funcionamento, como por exemplo criar um projeto simples como um todo-list para ter uma ideia geral de como funciona, podendo até utilizar um banco de dados para armazenar os itens.

Tutorial: Building an Effective Todo List with Servlet: A Step-by-Step Guide | by Codes With Pankaj | Medium

Após isso, veja se entendeu a ideia por trás das requisições feitas ao servlet e como funciona a integração com o banco e tente experimentar colocar mais coisas no projeto.


Em seguida vc pode pensar em praticar algo mais comum no mercado como spring, por exemplo.

Entendi, Obrigado