[quote=kicolobo][quote=s4nchez]Eu trabalho num sistema que lida com milhoes de transacoes diarias, escrito em java (totalmente OO) e rodando na amazon sem problema.
Seu professor comeu bola e quem ta concordando precisa dar uma estudada melhor antes de dar opiniao baseada em chute.[/quote]
SIm, é possível, mas executaria muito mais rápido em COBOL, C ou alguma outra linguagem não OO.[/quote]
Mas isso eh bem diferente de dizer que nao sao apropriados.
[quote]
Olha, vou contar uma coisa.
Eu já vi empresa QUEBRAR porque trocaram sistema legado “antiquado” em COBOL ou VB6 por algo feito em Java. Java é do caralho? Sem dúvida. É a minha plataforma favorita, mas não é ideal pra tudo.
Aliás, esta onde de “substituir o legado” de cara, na minha opinião, duas coisas:
- Falta de respeito total com o investimento anterior feito pelo seu cliente.
- Irresponsabilidade movida a arrogancia (e a arrogancia é alimentada pelo que? Ignorancia)
Eu já vi software de tempo real, que controla industria, feito em VB6.
Já vi gerenciamento de custos bilionários feito em Access 97 e Excel
Já vi softwares de empresas multi bilionárias feitos em FoxPro que funcionam, são mantidos e ampliados até hoje.
Muita coisa de engenharia feita em Fortran que é insubstituível
E muita coisa impressionante em COBOL
Vai trocar, vai. Da merda. Não porque a tecnologia é boa ou ruim, mas porque foi usado algo que, para o caso, caia como uma luva.
O Joel Spolsky tem um texto ótimo sobre esta questão: http://www.joelonsoftware.com/articles/fog0000000069.html
Aliás, sobre COBOL, eu fiz uma pesquisa a algum tempo atrás. Os resultados foram surpreendentes pra mim na época: http://www.itexto.net/devkico/?p=135[/quote]
Esse eh um tipo de afirmacao que tem que ser feita com cuidado. Acho que nao eh bem assim de dizer “Ah vamos manter o legado e pronto”. Eu ja li esse artigo e é realmente excelente, mas nao se pode levar tudo ao pe da letra. Eu ja vi empresas minguarem até que fosse tarde demais justamente por nao terem substituido o legado. Insistiram em aplicacoes DOS enquanto o mundo migrava pra Windows, seus produtos envelheceram e morreram.
A grande pergunta é “por que substituir o legado?” E a resposta é dificil de encontrar. Agora se for so por preciosismo, só porque o codigo é feio e fazer o do zero é mais bonito, aí sim eu concordo plenamente com voce.