SOA - Service-oriented architecture

Só dando uma de “oportunista” rapidinho… rsrsr

alguém conhece o livro da Manning - “Understanding enterprise SOA” para dar uma opinião? Se é bom ou não, se é mais gerencial que técnico, etc… (Não queria abrir um tópico somente para isso…rs)

[quote=Luca]O livro que indiquei é muito recente e ainda não tem tradução em português.

Em português recomendo para iniciantes o livro SOA e Web Services em Java do Cleuton Sampaio. Serve como introdução a web services e SOA. Nem precisa ler o livro todo porque tem uma parte em que ele aborda o AXIS 1 que é perda de tempo tentar aprender.[/quote]

Lucas acabei de comprar esse livro, juro que não folheei. Confiei na sua opinião.
O livro é pequeno, são um pouco mais de 150 páginas, paguei 37 reais na siciliano, não aguentaria esperar chegar.

(sei que você vai me recomendar ler todo o livro, mais já de ante-mão te deixo por “dentro” do meu curto prazo)
Pode me da uma dica, quais os capítulos devo ignorar neste instante( para entender sobre SOA até a entrevista ) como citado sobre o AXIS 1.
E depois, eu JURO ler o livro por inteiro.

[]'s Luca!

Olá Sérgio,

gostei desse livro do Mark Little (Manager do projeto JBoss ESB)

Enterprise Service Oriented Architectures

ele fala de conceitos como BPEL, ESBs, desenvolvimento orientado a componentes, etc, etc.

Também tem esse debate no TSS. Muito bom…

Abraço.

Olá

Leia pelo menos até a página 84, capítulos 1, 2, 3 e 4 e depois leia o capítulo 7 sobre SOA que é curtinho. As páginas 20 a 24 que fala de acoplamento e coesão são muito importantes. Se fizer isto terá um embasamento teórico mínimo para mais tarde prosseguir estudando.

Importante: não se preocupe em entender detalhes de JAX-RPC porque é uma droga e ninguém com um mínino de sanidade usa isto. Apenas saiba o que é e qual papel faz na arquitetura.

Sugiro também que use o meu material do ConexãoJava do ano passado para complementar este livro. Lá tem exemplos de arquivos SOAP, WSDL, etc.

[]s
Luca

errr… acho que o resto do seu post fugiu :stuck_out_tongue: