Tecnologias a Utilizar

[quote=Fabrício Cozer Martins]
Rapaz, eu soh vejo a galera escaldar EJB, alguem defende a utilizacao ?[/quote]
Eu tento …
http://www.guj.com.br/posts/list/0/22573.java#121447

Alo Thiago,

em qual sentido PicoContainer substitui EJBs?

Pelo que andei lendo em http://www.picocontainer.org/One+minute+description, não consegui enxergá-lo como um substituto.

Abraços,
Marco Campêlo
Sun Certified Java Idiot

[quote=mcampelo][quote=Thiago Senna]
Se você for obrigado a usar EJB, por favor, antes de uma olhada no Spring Framework ou Pico Container… por favor!!!
[/quote]

Alo Thiago,

em qual sentido PicoContainer substitui EJBs?

Pelo que andei lendo em http://www.picocontainer.org/One+minute+description, não consegui enxergá-lo como um substituto.

Abraços,
Marco Campêlo
Sun Certified Java Idiot[/quote]

não conheço muito o spring eo pico container, mas quando o tiago falou em substituir, fala em relação ao gerenciamento de transações, objetos.

se sua app realmente precisar ser distribuida, vc tera que usar ejb(melhor alternativa).

[]'s

Alo JGBT,

Entendo que o Spring ofereça alguns serviços, mas pelo pouco que li e entendi do PicoContainer, ele é um framework para você gerenciar seus objetos e oferece o tal do IoC/DI que todo mundo gosta tanto de falar como a solução de todos os problemas mundiais! :slight_smile:

Mas transação por exemplo, está fora do escopo. Corrijam-me se estiver errado.

Abraços,
Marco Campêlo
Sun Certified Java Jerk

Do Pico até onde eu sei ele ta fora mesmo. Mas do Spring nao. O Spring tem uma forma muito interessante de controlar as transacoes bem como exceptions tb. Se a aplicacao for distribuida da pra usar Spring substituindo os EJB’s sim, só nao sei dizer se é uma vantagem em termos de complexidade e aprendizado.

]['s

Foi mau então pelo Pico Container!!!

Falha nossa!!!

Considerei que pelo fato de Pico Container ser um Container leve poderia ajudar!

Abraços!

Olá

Bem, como já disseram O Pico poderia ajudar a desenvolver uma solução na mão (argh…) mas não se presta a resolver o problema.

O Spring como o Fábio disse provê uma solução para o caso que o Rod Jonhson chama de lightweight transaction infrastruture. Veja o livro J2EE Development without EJB que você pode e deve ler um trecho aqui

Segundo o capítulo 9 Transaction Management do livro do Rod Johnson, o gerenciamento de transações com J2EE é tradicionalmente associado com EJBs. Muitas aplicações J2EE usam Container Managed Transactions Stateless Session Beans apenas para demarcar as transações sem necessitar de nenhum outro serviço EJB. Neste capítulo ele mostra outras alternativas ao uso de EJBs.

Ele define lightweight transaction infrastruture como um ambiente com algumas limitações tais como não depender de um EJB container, usar um único DataSource, uma única SessionFactory hibernate e outras limitações mais que são bastante comuns de acontecerem. Pelo que entendi e posso estar errado, apenas nestes casos o Spring fornece uma solução sem que seja necessário sujar as mãos com JTA.

Eu sou fã do Rod Johnson mas ainda tenho algumas esperanças no EJB 3.0

[]s
Luca