Sou Fabio Barbosa, Gerente de Produtos do SCOPE Itautec, estou a disposição para ajuda-lós a entender como funciona um aplicativo de TEF e suas funcionalidades:
1- O aplicativo SCOPE é dividido em 2 módulos principais: SCOPE Server e SCOPE Client, o SCOPE Client roda em qualquer SO disponivel no mercado, tendo apenas que ser linkado juntamente com o aplicativo de PDV.
2- Para seu aplicativo ser homologado com uma empresa de TEF é necessário passar por uma certificação Itautec e a Cielo (antiga Visanet), os custos desta certificação são negociados juntamente ao contrato que a empresa irá ter com a software house de TEF (Itautec).
3- Todo o contato é feito via Itautec, e após seu aplicativo estar certificado, seus clientes terão que entrar em contato com as administradoras (Cielo, Redecard, Amex, Hipercard, entre outras) para solicitar um novo contrato para TEF.
Espero ter respondido suas duvidas, estou a disposição.
Atenciosamente,
A Itautec fornece além do SCOPE a automação comercial. Caso você utilize o SCOPE, automaticamente você estará colocando o seu cliente em contato com o concorrente seu.
Vamo la gostei muito dos post mais mesmo assim voce tendo um sistema tef voce nao pode largar as maquinetas manuais …
Pq?
Pq o sistema tef nao é a prova de erro e muito mais facil queima um computador ou queima um pin pad ou da problema na comunicaçao com os cabos do que cair a linha telefonica
o ideial seria que voce tivesse os dois pos assim nao teria problema com seus clientes.
hoje em dia 80% dos clientes usam cartoes para fazer compras
[quote=RickChaves]Vamo la gostei muito dos post mais mesmo assim voce tendo um sistema tef voce nao pode largar as maquinetas manuais …
Pq?
Pq o sistema tef nao é a prova de erro e muito mais facil queima um computador ou queima um pin pad ou da problema na comunicaçao com os cabos do que cair a linha telefonica
o ideial seria que voce tivesse os dois pos assim nao teria problema com seus clientes.
hoje em dia 80% dos clientes usam cartoes para fazer compras[/quote]
Oi,
Mesmo o POS é capaz de quebrar como um pin-pad, ou pegar fogo ou até mesmo estragar os cabos…
Existem varias diferenças entre um POS/Tef Discado e um TEF Dedicado. Além de não usar a linha telefônica, o Dedicado tem uma comunicação mais segura, custo é menor e você poderá usufruir de varias bandeiras em um único módulo.
O POS é um pouco complicado, só suporta para cada POS uma bandeira. Sendo que se você tiver 10 bandeiras (Amex, Redecarda, Cielo, Banrisul…) você terá que ter 10 POS com uma mesa gigante só para sustenta-los.
voce parece ser muito inteligente eu sei que o Sistema discado é mais falho que o por banda mais oque acontece na maioria das vezes é que a nossa internet a internet brasileira é falha.
nao tem 90% de confiansa que essa semana nao va cair nenhuma veis entendeu
alem disso o sistema Tef veio para substituir as outras maquinas mais com esses provedores de internet nao podemos ter 100% de confiaça
Quando eu compro um produto, vejo suas qualidades e vantagens para ter este produto.
Como já havia dito: Tudo tem possibilidades de falha.
Não tem como não ver a grande diferença que um TEF Dedicado tem sobre o TEF Discado… A segurança de clonarem um cartão é minima para o Dedicado, sendo que no discado é só trocar a maquineta para uma pirata.
Como grande maioria possui acesso banda larga, não vejo problemas de ter o TEF. Assim como a internet pode cair, a linha do discado pode estar ocupada… e ai?!
Seguinte situação:
Você tem um supermercado com 20 caixas e utiliza o POS.
Para cada transação com cartão, você pedirá ao cliente que vá até o balcão pagar no POS.
Se nos 20 caixas todo mundo for passar no cartão, imagina a fila de espera que vai ter para passar no POS?
Já no TEF Dedicado, você poderá ter instalado 1 modulo Client em cada caixa. Sendo assim é muito mais viável e nem um pouco desagradável ao cliente.
Pesso desculpas por upar esse tópico mas ele está tratando e um assunto que estou procurando a dias.
Quando vc busca informação sobre como implementar TEF em seu sistema. Todas as informações que se encontram são referentes a usar soluções de terceiros já homologadas pelas bandeiras dos cartões. Tutoriais, apostilas, tópicos respondidos todo ensina apenas como integrar seu sistema com essas soluções. Porém nada se encontra a respeito de como se cria essas soluções.
Estou querendo encontrar informação que informem os pricipios básicos para criar meu próprio GerenciadorPadrão, como funciona a comunicação com os módulos das bandeiras? Queria poder embutir tudo isso dentro do próprio Sistema PDV.
[quote=matheusssilva]Pesso desculpas por upar esse tópico mas ele está tratando e um assunto que estou procurando a dias.
Quando vc busca informação sobre como implementar TEF em seu sistema. Todas as informações que se encontram são referentes a usar soluções de terceiros já homologadas pelas bandeiras dos cartões. Tutoriais, apostilas, tópicos respondidos todo ensina apenas como integrar seu sistema com essas soluções. Porém nada se encontra a respeito de como se cria essas soluções.
Estou querendo encontrar informação que informem os pricipios básicos para criar meu próprio GerenciadorPadrão, como funciona a comunicação com os módulos das bandeiras? Queria poder embutir tudo isso dentro do próprio Sistema PDV.
Agradeço a ajuda.[/quote]
Oi,
Acredito que criar um TEF não é tão simples como você imagina… Reconhecidas no Brasil, existem apenas 6 empresas.
Você deveria entrar em contato com as Administradora: Cielo, Redecard e outras, para lhe fornecerem o material necessário para implementação… A troca ISO de informações é muito complexa e isso leva anos de trabalho.
Você entende desse assunto? Poderia me explicar teoricamente como esse processo funciona e que tecnologias e conceitos são aplicados? Você se referiu a troca de informações ISO. Você poderia explicar melhor?
Entendendo o processo poderei julgar se realmente é viavel ou não.
Sim… grande parte de minha “carreira” foi desenvolvendo TEF Dedicado.
Teoricamente você precisaria de 2 módulos: Client e Server. (A coleta de dados deverá ser feita seguindo a especificação de cada bandeira)
Se você quer receber mais detalhes, ligue para o 0800 e procure a pessoa responsável… como já falei, esse processo não é simples.
Grande maioria das administradoras seguem um padrão ISO8583.
[quote]
Entendendo o processo poderei julgar se realmente é viavel ou não.[/quote]
Você não irá apenas realizar vendas. Na retaguarda do Servidor, deverá ser executadas outras operações… como.: Logon, Inicialização, Desfazimento de Venda, Tratamento de Pendencias, Autenticação de Cancelamento etc…
Hehehe isso não muda mesmo como sempre a “Capa Preta” da Automação Comercial.
Ensinam a miar mas não ensinam o pulo do gato Lembro-me dos meses e mais meses de surra que levei quando comecei a entrar na area. Material e exemplos extremamente escaços.
Bem não acho que seja complicado se é só software então não é complicado, pode ser trabalhoso. Eu consideraria complicado se além de software envolvesse tb a fabricação de algum hardwarer especifico ou se as empresas credenciadas fossem responssaveis pela cominicação física (REDE) entre a loja e as operadoras dos cartões, por que ai envolveria toda uma estrutura de redes interligadas. Creio que o que pode desmotivar as SoftHouses de criar suas proprias soluções não seja por complexidade e sim a burocracia que envolve todo o processo.
Sendo assim, devido a urgência, por enquanto não mais em breve quem sabe.
[quote=matheusssilva]Hehehe isso não muda mesmo como sempre a “Capa Preta” da Automação Comercial.
Ensinam a miar mas não ensinam o pulo do gato Lembro-me dos meses e mais meses de surra que levei quando comecei a entrar na area. Material e exemplos extremamente escaços.
Bem não acho que seja complicado se é só software então não é complicado, pode ser trabalhoso. Eu consideraria complicado se além de software envolvesse tb a fabricação de algum hardwarer especifico ou se as empresas credenciadas fossem responssaveis pela cominicação física (REDE) entre a loja e as operadoras dos cartões, por que ai envolveria toda uma estrutura de redes interligadas. Creio que o que pode desmotivar as SoftHouses de criar suas proprias soluções não seja por complexidade e sim a burocracia que envolve todo o processo.
Sendo assim, devido a urgência, por enquanto não mais em breve quem sabe.
Obrigado querida.[/quote]
Oi,
Desculpe não conseguir uma melhor ajuda… Até porque quando comecei a trabalhar no desenvolvimento de TEF, a empresa já havia entrado em contato com o pessoal das bandeiras para ter acesso a todo material. (Não sei como foi feito isso, essa politica realmente é complicada)
O processo de uma primeira certificação do TEF é longa. Demoramos cerca de 1 ano em SP e depois meio ano até as correções.
Como você disse: Não é complicado, porém trabalhoso. (Por isso só existem 6 empresas de TEF Dedicado no Brasil)
Se for usar algum TEF, a minha opinião seria o V&SPague da VBI (Solução totalmente feita em Java).
Quem precisar dos valores atualizados para o TEF Scope é só me pedir que eu passo a tabela.
E para aqueles que quiserem maiores informações sobre a solução vou deixar o link para consulta e nesse mesma página tem o pdf para implementação via API.