[quote]3 - Algoritmos genéticos pra problemas de otimização e solução de equações de engenharia.
[/quote]
O tema 3 citado pelo andre_mbm não é dificil e é um trabalho muito legal. Ano passado um professor deu como avaliação do quarto bimestre do ultimo ano um trabalho para resolvermos equações com AG. Podiamos usar C ou essas ferramentas como matlab, scilab etc…
É o tipo de algoritmo que impressiona pois parece não ter razão para funcionar. Mas funciona
Olá pessoal, estou cursando Ciência da Computação na UNESC, aqui de Criciúma - SC. Já apresentei uma proposta de TCC, que foi aprovada, mas irei atrasar um semestre e mudar meu tema, pois o tema que escolhi não tem nenhuma relação com a minha área de atuação profissional, e o que vale em uma pesquisa dessa é o aprendizado adquirido no processo.
Já li este tópico inteiro e tirei muitas idéias legais, vou apresentar a minha situação atual:
Meu curso é Ciência, portanto uma aplicação comum não serve. Eu sou desenvolvedor Java, desenvolvo para desktop apenas, mas me interesso muito por desenvolvimento web (JSF). Além de ser uma tecnologia que a empresa onde eu trabalho pretende adotar. Portanto eu gostaria de algo onde eu possa agregar o conhecimento do meu TCC ao meu currículo. Tenho pouco mais de 12 meses para desenvolver o TCC.
Pensei no seguinte: a aplicação que é o carro chefe da empresa onde eu trabalho, é muito antiga, e utiliza várias tecnologias de forma errada, além de existir a idéia de migrar o que for possível para web. Queria a opinião de vocês, o que acham da idéia de um TCC analisando as tecnologias usadas em nosso framework, maneiras de melhor utilizá-las, visando migração para web.
Problemas:
foco comercial (a aplicação citada é um ERP), meu curso é Ciência
o código do nosso framework é totalmente fechado e ao meu ver eu precisaria explorar o nosso framework como objeto de estudo.
Mesmo que seu curso seja ciência, não é um problema você ter uma aplicação com foco comercial. Você não deixará de fazer pesquisa aplicada com as tecnologias existentes, e exercitar o poder de argumentação científica é muito interessante. Não se espera que alguém na graduação faça um trbalho acadêmico de pesquisa completo ou inovador.
Também não é necessário expor o seu framework. Você só precisaria falar dos pontos onde sua pesquisa inovou, que inovações foram feitas, e porque você fez suas escolhas. Melhor ainda se você tiver tempo de comparar o sistema antigo com o novo, em termos de desempenho, escalabilidade, etc, e validar se sua solução foi mesmo melhor que a antiga.
A maior parte das faculdades sabe lidar com projetos profissionais. Informe-se com seu orientador. Sua proposta é boa, e o fato de você trabalhar com isso pode te dar um motivador extra.
Estou pensando em “Desenvolvimento de Sistemas Corporativos na Plataforma Android”, mas preciso de sugestões para amadurecer essa ideia e quais pontos eu poderia explorar. Sou aluno de SI e tenho 12 meses pra concluir esse trabalho.
Tava pensando em fazer alguma coisa relacionada a padrões de projeto em Java. Quero seguir carreira dentro da programação Java e gostaria de um tema que fosse me dar conhecimento pra por exemplo um caso de entrevista de emprego. A princípio pensei em outros temas mais complexos envolvendo IA, robótica, mas acredito que TCC seja legal optar por alguma coisa que pode te colocar no mercado de trabalho de uma forma mais direta (pelo ao menos pra mim).
Pensei JavaCard tb, mas não sei se isso poder fazer uma diferença mto grande no ambiente corporativo.
A questão de padrões de projeto, alguém tem sugestões, principalmente de bibliografias.
Ah, SOA também seria um tema que acho que o mercado tem procurado por profissionais.
Que acham?
me dêem uma idéia de tema. tenho 4 meses pra terminar o tcc, e o período vespertino pra trabalhar nele, quase todos os dias até lá. sobre o post inicial do título:
curso de Tecnologia em Sistemas de Informação, cefet - GO
eles gostam de exigir muito no TCC um sistema, um desenvolvimento, para que não fique sendo apenas mais um “resumão” teórico. o curso foca muito em informatização dos estabelecimentos, mas o problema é que nessa parte já tem um zilhão de banco de dados e sistemas web apresentados.
não gosto muito de programar, me dou melhor com organização de idéias e setores. também gosto da área educacional para crianças., internet e fóruns
meu professor está lotado. a única coisa que ele quer é alguma coisa nova (mas viável no tempo) e que produza um sistema , ou seja, só o teórico não serve.
Sistemas de Informação - UNIESP / Presidente Prudente
Gostariam de uma coisa inovadora na área ou que a gente goste…
[quote]- Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.[/quote]
Gosto de programar, de ajudar em fóruns, tirar dúvidas, solucionar problemas…
daki a 3 meses…
Ele gostou da metodologia agil sendo que aki na cidade o pessoal de desenvolvimento deixa muito a desejar, principalmente no atendimento.
[quote]1 - Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
2 - Diga qual a ênfase de seu curso.
3 - Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer. Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.
4 - Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
5 - E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.[/quote]
1 - Faço Ciência da Computação na UNIJUI/Ijui, to no 5º Semestre, curso tem 8, mas vou levar uns 2 a mais, pois desde o início não fiz todas as matérias.
2 - Bah, eu quero focar na programação, foi pra isso que comecei a faculdade ^^
3 - Programação, edição de imagens
4 - meu trabalho provavelmente será pra daqui uns 2 anos, mas quero ir começando a estudar
5 - ainda nem tenho um XD
Bom, eu to interessada como ‘tema’ para o TCC desenvolver uma app para Android, já que é algo bem do momento e me interessa muito. Não sou nenhuma expert em Java ainda, mas estou trabalhando com isso agora e estou aprendendo muito. Confesso que da faculdade não aprendi muita coisa em 2 semestres de Java, questão de professor a meu ver.
Gostaria de uma sugestão de app, para que eu já possa ter um foco específico.
E quem já tem um pouco de ‘experiência’ no assunto: é muito difícil, complicado?
Não tenho medo de desafios: minha tese de doutorado vai ser o SO que vou desenvolver :twisted:
ahuahuahuah
Alguem poderia me ajudar a escolher um tema, relacionado com linux , que seja bem legal e que em 5 ou 4 meses eu poderei ter feito, sem grande trabalho e com tempo para dar os detalhes e acabamentos no projecto.???
tipo eu entendo bem de programação, e de base de dados, e de shell script e de linux.
mas nao quero fazer algo ligado a programação, queria algo ligado a redes + linux ou apenas algo ligado a linux
bom pessoal!
eu estou no ultimo ano de Gestão Empresarial com ênfase em sistemas de informação, porem estou com dificuldades em escolher um tema para meu tcc.
gostaria que na medida do possível vcs me ajudassem.
Estou tambem com muitas duvidas sobre meu TCC.
Faço ciencia da computaçao, e estou planejando meu TCC que vou apresentar ano que vem.
Estou no momento pensando em fazer algum projeto em SOA.
E tambem tenho outros temas na cabeça como Governança em TI ou algo com Sistemas Distribuidos.
Alguem poderia me dar alguma opiniao sobre isso? Qual desse temas é mais interessante para minha carreira profissional?
Olá pessoal, também gostaria de ajuda pra definir um tema de TCC.
Já sei que quero fazer na área de redes. Pensei até em um estudo de caso, mas por conta da dificuldade de conseguir abertura em organizações, acabei deixando de lado.
Gostaria de já chegar com meu provável orientador com um tema, já que pelo que me disseram, ele não ‘bota muita fé’ em quem chega com ele pedindo o tema.
Faço Sistemas de Informação na UFPa, a Ênfase do Curso é Engenharia de Software e Gerência de Projetos.
Eu curto Gerência de Redes, Eng. de Software e Ger. de Projetos, estou pegando programação OO agora (sempre tive preguiça de programar), mas também estou curtindo.
Agora tenho pensado em mexer com algo como IPv6, ou mesmo redes Wireless, que creio que é o que está/estará crescendo muito.
O pré-projeto deve ser entregue neste semestre, até junho, o TCC mesmo é para novembro. Mas já quero começar a organizá-lo pra evitar desventuras no caminho.
Faço Ciência da Computação na UNINOVE, estou no último ano, tenho bom conhecimento em Java e trabalho na área, tenho que entregar o meu TCC em Dezembro de 2011.
Tenho interesse em fazer alguma coisa relacionada com linguagens dinâmicas que rodam na JVM.
Quem tiver alguma idéia sobre isso agradeço.
[quote=felipe.sales]Faço Ciência da Computação na UNINOVE, estou no último ano, tenho bom conhecimento em Java e trabalho na área, tenho que entregar o meu TCC em Dezembro de 2011.
Tenho interesse em fazer alguma coisa relacionada com linguagens dinâmicas que rodam na JVM.
Quem tiver alguma idéia sobre isso agradeço.[/quote]
Escreva uma DSL com Groovy. Converse com algum professor, apresente a ideia e veja como ela pode se encaixar em alguma necessidade, é um tema bastante interesse.