Não creio que os outro métodos sejam arcaicos. Podem ter outro adjetivo, mas arcaico creio que soa muito pejorativo.

abraços

[quote]Não creio que os outro métodos sejam arcaicos. Podem ter outro adjetivo, mas arcaico creio que soa muito pejorativo.
[/quote]

Daniel, o BD relacional tem dezenas de anos(uns 30 né?).Pegue o micro top de linha de uns 10 anos atrás…Pentium 75 64 de ram e uma incrível placa DiamondStealth de 4mb…ponha um sistema de hoje…agora pegue um micro de 20…um 286…bom já viu né?Em informática o tempo em que o BDR foi inventado é uma eternidade…lei de moore,processadores dobram a cada 18 meses,e ainda tamos com uma bios semelhante a 1982!(Q venha EFI!)Algumas coisas precisam mudar(EVOLUIR)…No caso,arcaico foi bem empregado…

E o volume de dados necessario aumentou proporcionalmente à capacidade de armazenamento.

Bom, ainda acho arcaico forte demais. Senão a Oracle e outros não seriam mais competitivos hoje. Como os processadores melhoraram, a tecnologia relacional acompanhou.

…e a conclusao a que queremos chegar aqui é…?

Dei uma olhada no tutorial e este Prevayler parece ser bem interessante se realmente fizer o que diz no site (9000 vezes + rápido do que utilizando Oracle por JDBC).
Porém, não entendi uma coisa: se ele não faz conexão com nenhuma base de dados onde ele os armazena?

Em memória. :wink:

Que tal: quem quer usar Prevayler usa e quem quer falar mal fala.

Pessoal, se vc armazena na memória como se faz conexão(carregar os
dados) se ele estiver numa outra máquina (tipo um servidor)???

Como devemos tratar esses problemas de concorrência ??

Ele quem cára-pálida???(O Prevayler???)
Pode-se enviar dados via sockets,rmi…

Threads.

Ops, foi mal! Eu me referia ao banco de dados.
Não é ideal que o prevayler mande os dados para um tipo de servidor servidor ???

Outra coisa, já vi uns exemplos (não é prevayler) onde o programa, com uso de um stream, grava os objetos num arquivo dat.

O prevayler é a mesma coisa ???

A-R-C-A-I-C-O-S???

Posso usar o Prevayler na seguinte situação:
:arrow: Sistema web em java com 10 acessos simultâneos.
:arrow: Sistema em Foxpro acessando a mesma base rodando diáriamente em 2 terminais.
:arrow: Sistema em Delphi acessando, lógico, a mesma base rodando em 3 terminais.

Considerações:
:arrow: Facil implementação. Tanto no Java, Foxpro e Delphi. Tudo roda redondinho sem problemas. Por exemplo, no delphi o programador arrastou alguns componentes e já tava no banco.
:arrow: HOJE, essas sistemas acessam a um banco de dados PostgreSQL que está rodando a 6 meses em um FreeBSD sem desligar. Os caras esqueceram desse computador ta sem monitor no cantinho da salinha dos servidores :shock: :shock: :shock:. O backup é automatico.
:arrow: O sistema em Java usa Hibernate.

Eu não conheço direito o prevayler, mas se tiver qualquer problema com qualquer um dos pontos acima é impossivel dizer que os outros bancos relacionais de hoje sejam arcaicos. E a Oracle é quem é simplesmente porque ninguém foi capaz de fazer nada melhor :D:D:D.

E quando alguem me pergunta “- Você ainda usa banco de dados relacional?” eu respondo “- Claro, eu amo o hibernate! :D”

There we go again…

[quote=“marcelomartins”]A-R-C-A-I-C-O-S???
[/quote]

Arcaico é uma palavra forte, mas tudo bem, nem todo mundo aguenta a verdade :wink:

Ah, você usa um banco de dados como middleware? Tá, desfaça essa
aberração, depois comente sobre o Prevayler.

Que tal criar um sistema único de persistência? Sabe, manter invariantes, herança, agregação, polimorfismo, pré e pós condições e todas estas coisas OBRIGATORIAS em programação OO [que não conhece estas coisas costuma programar BASEADA em objetos, ou pior, no velho e horrível estilo de programação UM-O]. Tá, você poderia implementar prevalência em C/C++ e fazer uns drivers apra acessá-lo, mas prefira o que já está pronto: use CORBA/RMI e use o Prevayler em java mesmo.

Você chama esse cara de programador? Ok, peça para um programador de verdade criar um componente TPrevaylerConnection para este arrastador de componentes.

Sim, e…? Até onde eu li, parabéns pro seu pessoal de infra, escolheu um bom SO e configurou as ferramentas certinho. O que diabos o SGBD tema ver com isso?

Uma bela gambiarra, bela, mas aidna assim uma gambiarra.

[quote=“marcelomartins”]
Eu não conheço direito o prevayler, mas se tiver qualquer problema com qualquer um dos pontos acima é impossivel dizer que os outros bancos relacionais de hoje sejam arcaicos. E a Oracle é quem é simplesmente porque ninguém foi capaz de fazer nada melhor :D:D:D.

E quando alguem me pergunta “- Você ainda usa banco de dados relacional?” eu respondo “- Claro, eu amo o hibernate! :D”[/quote]

Cara, BSGBDs guardam DADOS, objetos não são apeas dados. Bancos de dados foram feitos para relações simples, como os structs. Eles não estão prontos pro paradigma OO.

Sim, existem, sim, existirão por muito tempo, mas não são o ideal.

Baixe o prevayler. Conheça um pouco como o ssitema funciona e aí sim faça uma comparação com um SGBD+Hibernate+XML+etc.

E caso alguém aí tenha problemas com guardar dados em memória, serviços como controle de ligações e billing de celular usam um esquema be aprecido em C/C++ há dez anos e nunca deu problemas. Clusterizados, backup, 24/7, em máquinas multiprocessadas, etc. etc. etc.

Na verdade, se você tem um celular pré-pago em algumas oepradoras gigantes, seu nome está na memória. No databases.

[]s

Phillip, como você mesmo disse, eu vou ter que continuar utilizando os métodos arcaicos de armazenamento de dados, simplesmente por que?? porque para me livrar deles seria necessário fazer tudo de novo :D.

Eu não tive a intensão de desmerecer o prevayler ou dizer que ele é melhor ou pior que outro método de armezenamento de dados, só falei par levantar a questão de como é mundo real, e isso é o que importa.

Eu realmente não conheco, mas sei das potencialidades do Prevayler. Tenho um projeto que é uma aplicação em Swing e quero entregar somente um .JAR pro meu cliente. Os dados? ficam por conta do prevaler :D. Acho que quando desenvover esse projeto vou aprender mais sobre ele.

Só acho errado pregar o prevayler como a solução de todos os problemas, porque ele não é. E no mundo real acho que ele ele é bem fraquinho até (baseado nas potencialidades como eu disse). E entende-se por mundo real, empresas com vários sistemas (muitos em cobol) que precisam centralizar os dados e não vão mudar tudo nos proximos 10 anos.

Mas sem criar brigas por favor, tenho orgulho de dizer que um sistema fantastico como o prevayler foi criado no brasil, apesar de a ser tudo em inglês :frowning: , mas também entendo os motivos para isso.

Não vou comentar os outros pontos, isso ja foi muito batido aqui e sabemos que OO é lindo, mas infelismente ou felizmente (para alguns como eu que vivo disso) os SGBD ainda existem e irão existir por muitos anos.

[quote=“pcalcado”][quote=“marcelomartins”]
:arrow: HOJE, essas sistemas acessam a um banco de dados PostgreSQL que está rodando a 6 meses em um FreeBSD sem desligar. Os caras esqueceram desse computador ta sem monitor no cantinho da salinha dos servidores :shock: :shock: :shock:. O backup é automatico.
[/quote]

Sim, e…? Até onde eu li, parabéns pro seu pessoal de infra, escolheu um bom SO e configurou as ferramentas certinho. O que diabos o SGBD tema ver com isso?
[/quote]

Phillip, me desculpa a sinceridade, mas este comentario foi de quem não conhece o assunto, e ai as vezes é melhor não comentar. :frowning:
O SO e o pessoal de infra não fazem nada a mais que colocar uma fita (se este processo for manual, senão pula essa parte) e agendar para realizar a cópia automaticamente.
O que o colega quiz dizer é ter bkp do banco e quem faz isso é ele mesmo o SW. Hot backup, bkp on-line, bkp com check point e por ai vai, não vou entrar nos detalhes pq não é intuito da discução :). Mas um bkp de um banco é muito mais que copiar para a area segura de armazenamento. Não estou nem falando de banco em standby, clusters e grid computing, pq ai o bixo pega. Quem ja brinco com isso sabe o que to falando, ter um server realizando operações simples e ter outro para consultas pesadas e tudo sendo atualizado ao mesmo tempo :wink:

Sei que com Plevayler da pra implementar tudo ou quase tudo do que falei, é só alguem querer. E nem quero entrar nessa discução, só postei para deixar claro que um bkp de banco não é simplesmente copiar arquivos pelo SO :stuck_out_tongue: .

]['s

Não precisa implementar, já está pronto. TUDO. :slight_smile:

Com o prevayler é só copiar :). Ou nem precisa… inicia ele em dois micros espelhados e pronto! :slight_smile:

[]s

Proooonto, disse tudo. :mrgreen:

[quote=“marcelomartins”]Phillip, como você mesmo disse, eu vou ter que continuar utilizando os métodos arcaicos de armazenamento de dados, simplesmente por que?? porque para me livrar deles seria necessário fazer tudo de novo :D.
[/quote]

Ok, eu também acesso sistemas em COBOL, VSAM e todo o lixo defasado, mas quando crio algo novo, uso linguagens atuais. Este é o ponto.

A questão é: veja em http://www.prevayler.org . Você não é o primeiro a dizer isso, e alguns argumentos são bem pertinentes, mas os seus, em minha opinião, não. Porque você é menos que XYZ? NÃO, apenas porque não conehce o sistema. Quando você conhcer, certamente vai poder levantar pontos realmente interessantes.

Use HSQLDB, então. Faz a mesma coisa e tem SQL. A questão é: Prevayler NÃO é banco de dados, é uma forma de manter o estado na sua aplicação, persistência!!

Cara, este argumento aidna é usado por quem mantêm um mainframe com ADABAS. Outro dia eu estive numa reunião sobre integração de sistemas J2EE com um legado em mainframe. O técnico responsável fez questão de dizer que ninguém vive sem mainframe. VIVE SIM!! Eu nunca fiz nada em mainframe!! Ninguém vive hoje sem o legado, e o mérito desta necessidade é dos sistemas, não do mainframe. O mesmo com SGBDs.

Cara, banco de dados não é middleware. Se você integra usando o Banco de Dados, está usando uma prática ruim. Esqueça isso. E considerando uma camada de persistência que integrasse sistemas [que também é uma merda], você pode abrir sockets pro seu sistema se comunciar com Prevayler, usar CORBA ou XYZ. Isso não é desculpa. E, falando conceitualmente, você pode pegar um sistema de prevalência em C/C++ e fazer as mesmas coisas que faz com um SGBD em termos de comunciação, inclusive o inferno de ODBC, DAO, PQP, FDP, etc. :lol:

[quote=“marcelomartins”]
Mas sem criar brigas por favor, tenho orgulho de dizer que um sistema fantastico como o prevayler foi criado no brasil, apesar de a ser tudo em inglês :frowning: , mas também entendo os motivos para isso.[/quote]

Aidna não entendi qual sua opinião sobre o prevayler, mas peço que em conte depois de futucá-lo um pouco. Aidna que seja ‘isso é uma merda!’ vai ter argumentos fortes :wink:

Desculpe minha rispidez, é que realmente fiquei PUTO proque tô cansadod e ver estas cisas, mas é só estresse, desculpa novamente.

Ah, sobre o Prevayler ser em inglês, acho que o Carlos pode falar melhor que eu.

[]s

Por menos DBA que eu seja, alguma coisa conheço sim.

[quote=“fabgp2001”]
Sei que com Plevayler da pra implementar tudo ou quase tudo do que falei, é só alguem querer. E nem quero entrar nessa discução, só postei para deixar claro que um bkp de banco não é simplesmente copiar arquivos pelo SO :stuck_out_tongue: .[/quote]

Pois é, eu falei em ferramentas não em

cp -r /* /dev/...

Se você sabe que em prevalência um esquema assim não é complicado [não vou falar especificamente do prevayler porque não estou acompanhando o código], sabe que um dos motivos disto é não tentar aglomerar tudo em um lugar só. Um sistema prevalente precisa manter o estado, isso reduz imensamente qualquer rotina de backup, porque ele não tenta brincar de deus.

E sim, o SO e o ambiente têm influência enorme neste desempenho e adminsitração do SGBD. Ou você acha que um Windows ia aguentar este tranco sem 1000 service packs?

o Backup de um sistema de milhões de usuários com uma arquitetura muito igual [exceto por não ser OO nem Java] e rodando em um monstro de 14 CPUs é exatamente este:
[list]

1. A cada XXX minutos gere um dump
  2. Guarde os journals [equivalentes aos logs] para backup [e isto sim é um cp -r]
    [/list]

E funciona. Ah, a máquina é True64 :smiley:

[]s

[quote=“vfpamp”][quote=“fabgp2001”]
Sei que com Plevayler da pra implementar tudo ou quase tudo do que falei, é só alguem querer.
[/quote]

Não precisa implementar, já está pronto. TUDO. :slight_smile:
[/quote]

Por isso falei, como alguem ja quiz, ele ja existe.

[quote=“vfpamp”][quote=“fabgp2001”]
E nem quero entrar nessa discução, só postei para deixar claro que um bkp de banco não é simplesmente copiar arquivos pelo SO :stuck_out_tongue: .
[/quote]

Com o prevayler é só copiar :). Ou nem precisa… inicia ele em dois micros espelhados e pronto! :slight_smile:

[]s[/quote]

Hm, tu não entendeu o que eu quiz dizer, a parte do SO é para levar os arquivos para local seguro, copiar para fitas etc. O resto o SO não bota os dedinhos dele senão faz caca.

]['s