Usar ou não usar o this?

Na verdade não há consenso que indique o uso ou não do this.

Há, na comunidade, uma longa e antiga discussão sobre isso que se baseia geralmente nesses dois pontos:

  • pró: torna claro o uso de atributos da classe
  • contra: aumenta a “verbosidade” do código.

Acho que o mais importante é definir um padrão no projeto onde trabalha e seguir com esse padrão.

Boas práticas indicam que deve-se usar.
Eu não uso sempre, porém as vezes é extremamente necessário seu uso (bem como o uso de super).
Esse não é um dos casos opcionais em que, se puder evite, é o caso em que, se puder, use. Quem ler depois seu código terá certeza do que é o que (atributo de classe, variável, método de instância, método estático, etc).
Dependendo da codificação, isso pode evitar, também, possíveis ambiguidades (geradoras de bugs :wink: ), como quando cria-se uma variável (escopo local) com o mesmo nome de um atributo da classe.

[quote=AbelBueno][quote=wellington.nogueira]
Boas práticas indicam que deve-se usar.
[/quote]

Na verdade não há consenso que indique o uso ou não do this.

Há, na comunidade, uma longa e antiga discussão sobre isso que se baseia geralmente nesses dois pontos:

  • pró: torna claro o uso de atributos da classe
  • contra: aumenta a “verbosidade” do código.

Acho que o mais importante é definir um padrão no projeto onde trabalha e seguir com esse padrão.[/quote]
Concordo. Porém, pensando-se em boas práticas, é preferível um código um pouco mais “verboso” mas imediatamente compreensível que um código menos “verboso” mas que necessite de uma IDE com highlights para facilitar a compreensão (se estiver configurada e/ou puder ser).